20 abril 2009
Sobre uma foto de Dihelson Mendonça na edição de hoje: por José do Vale Pinheiro Feitosa
Nesta arteria vazia,
no interior da chuva torrencial,
a única companhia se vai de costas,
uma pick up quase escondida na névoa.
Do seu lado esquerdo,
o barro desce na enxurrada do canal,
arrastando os fragmentos sólidos do lixo,
e desce como um montante,
que promete o dilúvio arrasador.
E tu, oh! mulher nas tuas sandálias brancas,
tão desprotegidas dos vendavais,
trajando uma bermuda enlutada,
uma fina blusa de desamparo,
escondendo a bolsa dos pingos da chuva.
Tão solitária neste chão que se dissolve,
ao dreno dos céus em desmanche,
nem um simples alguém de companhia,
apenas tu e o imponderável do mundo,
tu e as incertezas do presente maleável.
Vista parcial do Açude Umari, Inverno 2009, por Pachelly Jamacaru
De pernas pro ar - Por Claude Bloc

Reclamação sobre o Clube Recreativo Grangeiro - Maria Nilda Moreira
Sou sócia do Clube Recreativo Grangeiro, e muito me preocupa a situação atual do mesmo. Sábado fui ao clube, e a piscina não estava funcionando. Ontem, domingo, ao chegar ao referido clube enconteri os portões liberados, e soube que o motivo era greve dos funcionários, por estarem com o salário atrasado alguns meses. Quero o melhor para o Crato e para o Clube Recreativo Grangeiro, por isso peço aos administradores e sócios que façam alguma coisa, antes que seja tarde demais.
Obrigado.
Maria Nilda Moreira

20 minutos de chuva no Crato...
A FONTE VAI VOLTAR À PRAÇA DA SÉ... - Por: George Macário
À PRAÇA DA SÉ

AO CENTRO, A ESTRUTURA DE FERRO (coreto metálico) QUE SUBSTITUIU A ANTIGA FONTE LUMINOSA POR OCASIÃO DA ÚLTIMA REFORMA, QUE OCORREU DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOSÉ ALDEGUNDES MUNIZ GOMES DE MATOS, NO FINAL DOS ANOS 90.
Logo nós, cratenses, que temos o orgulho de tantas e tantas fontes jorrando dos nossos pés de serra, apesar da drástica diminuição na capacidade de vasão, por conta do desmatamento generalizado, principal artífice do aquecimento global, teremos novamente a brisa vertical do jorro de uma outra fonte na Praça da Sé e, quiçá, também, noutras praças do Crato.
Temos a convicção de que a atual administração diante da oportunidade de reestruturar as principais praças da cidade, resgatando outras fontes, que secaram não por falta de água, com certeza deverá REFAZER A REFORMA da Praça Siqueira Campos, por um motivo muito simples: Se houve reforma recente, hoje ela se acha mais feia do que antes, sem reforma. Não valeu! Não prestou! Ô coisa feia "Macho Véi!"
Que seja muito bem vinda a ideia e a realidade de uma nova fonte, que retorna para o lugar de onde ela jamais deveria ter sido "subtraída", causando-nos uma indignação silente, para dar lugar a uma estrutura estática, monótona... produto de um administrador que não consultou seu Povo e, o que é pior, suprimiu da paisagem urbana cratense um de seus maiores orgulhos - um dos cartões postais da cidade - a antiga fonte luminosa.
Que o Cristo Rei seja ainda mais iluminado!
Que a Siqueira Campos receba o AMOR que o "Coração do Crato" merece!
Que a Sé seja a Praça da fonte mais linda e jorrante!
Que o Crato prossiga seu caminho em boas mãos!
Fonte: GEORGE MACÁRIO - EDITOR website "O Democrato"
Futebol Com Amilton Silva - Edição de Segunda, dia 20 de Abril de 2009
No Mirandão, em Crato, a equipe do Crato vencia o Maracanã por 1 X 0 até os 46 minutos do segundo tempo,quando cedeu o empate que lhe garantia a segunda posição isolada na classificação geral do certame.Apesar do empate o Crato está na terceira posição com 24 pontos ganhos e garantido no hexagonal final do Cearense. Timóteo marcou para o Crato aos 25 minutos da segunda etapa e joãozinho nos acrécimos empatou a partida para o Maracanã. A presença de público não o esperado pela diretoria, em virtude de várias decisões transmitidas no mesmo horário pela TV aberta. Após ser goleado pelo Crato por 5 X 1, na última sexta feira, o São Benedito lanterna da competição, foi ao Juazeiro do Norte neste domingo (19), e surpreendeu o Guarani com uma goleada de 5 X 1. No final da partida o treinador do leão, entregou o cargo a diretoria, que decidirá seu destino numa reunião a realizar-se nesta semana.Mesmo com quatro partidas sem vencer o Guarani permanece na segunda posição na classificação do campeonato.
Outras partidas movimentaram a segundona neste domingo, O Limoeiro goleou o líder Uniclinic por 5 X 1 e o Trairiense venceu oTiradentes por 3 X 2.
Primeira Divisão Cearense
O Fortaleza sagrou-se campeão do segundo turno do cearense 2009, na tarde de ontem, ao empatar com o Guarany de Sobral por 2 X 2. O tricolor irá decidir o campeonato , contra o Ceará campeão do primeiro turno em duas partidas.
Pernambucano
O Sport empatou com o Náutico em 0 X 0, e ganhou invicto o campeonato pernambucano 2009.
Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Saneamento Básico e Ambiental do Cariri - Avanços
O IBAMA está avaliando os condicionamentos para licença de instalação em dois trechos. Os projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão realizados em convênio com a FUNASA. Jardim, Jati e Penaforte estão dentre os municípios na lista de condicionante com referência a implantação do esgotamento, tratamento e disposição final regular dos resíduos sólidos. O projeto é voltado para as cidades localizadas nas bacias de contribuição do Rio Salgado e em trechos de afluentes não controlados a partir do Rio Jaguaribe até a Barragem do Castanhão.
A boa notícia está também no fato der que FUNASA assinou convênio para elaboração do Plano de Saneamento Ambiental do chamado Cariri Central onde estão inseridos Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Nunca é demais lembrar que está em fase adiantada o projeto de implantação do Aterro Sanitário Consorciado da Região Metropolitana do Cariri através da Secretaria das Cidades do Ceará.
Por: Beto Fernandes - Revista do Beto

Estudantes dizem que bolsa é essencial
AJUDA DE CUSTO
A estudante Rita Carvalho, do curso de Pedagogia, da Urca, realiza levantamentos do trabalho de pesquisa da professora doutora Zuleide Queiroz (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS). Juazeiro do Norte. Na região do Cariri, estudantes desenvolvem trabalhos em várias vertentes de pesquisa, com incentivo das bolsas de iniciação. Uma delas é a estudante Rita de Oliveira de Carvalho, do curso de Pedagogia, da Universidade Regional do Cariri (Urca), que vem realizando levantamentos do trabalho de pesquisa da professora doutora Zuleide Fernandes Queiroz, “Tecendo Rede de Combate à Violência praticada contra as Mulheres no Cariri Cearense: Diagnóstico, Instituições, Movimentos e Ações”. A estudante diz que a bolsa de R$ 300,00 é essencial para estimular o trabalho. No 8º semestre do curso, destaca a atuação do estudante como um pesquisador. Mesmo assim, ela pretende dar continuidade às pesquisas na área e vê o trabalho de iniciação como balizamento necessário. “Esse é um caminho que deve ter mais incentivo. A bolsa é um apoio importante, mas se eu fosse de outro município acredito que não daria para bancar os deslocamentos nas atividades”, afirma Rita. A pesquisa tem sido um ponto importante para a vida da acadêmica, no sentido de proporcionar um aprendizado que não acontece dentro das salas de aula. É ir para campo e buscar na fonte o conhecimento, diz ela, ao acrescentar a necessidade de haver maior incentivo por parte das instituições de fomento. Caso tivesse que custear passagens e alimentação ficaria muito pouco para bancar o essencial, que é o objeto da pesquisa. “Se torna pouco para o educando e a gente não pode ter vínculo empregatício”, explica. A duração da bolsa é de um ano. Na Urca, de acordo com a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, são cerca de 30 acadêmicos de vários cursos inseridos nos trabalhos de pesquisa dos professores da instituição. Ela destaca o trabalho que vem desenvolvendo, no sentido de proporcionar uma maior amplitude na área de conhecimento relacionado aos crimes contra mulheres, a atuação dos órgãos de defesa, a visão da sociedade e da própria Academia sobre a temática. “Com certeza, essa é uma contribuição social importante e vejo nesses projetos uma base importante para dar continuidade a pesquisa para mestrado na minha área”, completa a estudante Rita.
Hélio Henrique Araújo Costa, 25 anos, é aluno da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA). Ele diz que chegou a universidade em 2004. Foi aluno assistido pela CNPq e hoje é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O estudante avalia esta oportunidade como positiva e que a bolsa é uma ajuda muito importante. Fala com orgulho de estar no projeto. “Aqui, posso realizar minhas pesquisas. Com ajuda financeira, consigo pagar algumas taxas que são exigidas pela UVA e alimentação”, comentou ele.
Mestrado
O estudante quer, após terminar as pesquisas que está realizando, continuar estudando e tentar fazer mestrado. “A Funcap garante ajuda para quem quer fazer mestrado, por isso, pretendo concorrer a uma das vagas”. Hélio Henrique, diz que chegou a Funcap por meio de um programa de iniciação científica, já no quarto semestre do curso que desenvolvia na UVA. “Conheci a Funcap depois que comecei a trabalhar com a pessoa que hoje é meu instrutor. Achei interessante e acabei aceitando. Tenho procurando cumprir todas as tarefas, tanto no campo quanto no laboratório para continuar sendo bolsista”, garantiu.
ELIZÂNGELA SANTOS/ WILSON GOMES
Repórter/ Colaborador
Mais informações:
Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Vale do Acaraú
(88) 3677.4211
Fonte: Jornal Diário do Nordeste