Prof. Dr. Nilo Sérgio Duarte Monteiro- UFPE
18 fevereiro 2009
DISCIPLINARIDADE e TRANSDISCIPLINARIDADE – Contribuição Social ao Ensino de Medicina no Cariri.- Por : Nilo Sérgio Duarte Monteiro
Prof. Dr. Nilo Sérgio Duarte Monteiro- UFPE
SERAFINA DA CONCEIÇÃO E AS VIRTUDES QUE LHES VISITA - Por José do Vale Feitosa
Se lhe encontra desprevenida a primeira das setes virtudes, aquela que jamais mente, Serafina com horror lhes joga pedradas de corisco rasgando o ar como um talho no rosto. Quem nunca mente, diz Serafina, incorpora a alma dos bandeirantes. Nunca matou índio, nem hes roubou as esmeraldas, jamais envenenou suas águas e derrubou-lhe as missões.
Quando ao banhar-se nas águas eventuais do Batateira e se espelha na superfície o rosto da virtude das riquezas, Serafina mija a jusante e cruza os dedos ao sol em sinal de eclipse. Diz Serafina: as riquezas são a fartura da escassez. Como um cano que rouba o leito do Batateira, uma hillux em sua aventura nas trilhas ecológicas com seus rastos destruindo o leito da natureza, acelerando a degradação de cheiro pútrido desde a cabine refrigerada em que se origina.
E Serafina no pórtico da Sé, prestes a orar e vem a virtude do homem sem pecados veniais ou mortais, no rosto apenas a farsa do pecado original. Ela vira um vulcão de imprecações contra o puro de desvios, redondo, branco e quebradiço como uma hóstia. Serafina sabe que num bolso ele carrega as orações dos perdões a si concedidos e no outro o castigo aos pecadores que lhes cabe julgar.
Entre uma barraca e outra da feira e Serafina escuta um comerciante a falhar-lhe do preço justo. Pronto, mesmo que na semana passe fome, que tenha de roer o sabugo de um milho já debulhado, Serafina abandona a feira e nada comprará. Os comerciantes não roubam por pecado, roubam por ofício. Ofício oficial, de impostos e outras matrizes e filiais. Sonegações, rateio nos pesos da medida, metrificação da falta.
Já Serafina se encontra numa roda a cantar e a virtude do luxo evola-se no ambiente, inebriando os sentimentos em escala musical. Emudece a voz e as notas musicais se tornam a pausa até o final da festa. È que, diz Serafina, o luxo é o preconceito contra a fantasia alheia, se julga filha predileta da fidalguia de cocheira, um enfeite das plumas de uma rainha. Inútil e esvoaçante como um penacho de uma colombina. Já que é carnaval.
Diz Serafina, referindo-se ao Bom Pagador e ao Sábio que empresta: são virtudes ofídicas. Uma comendo o rabo da outra. Enquanto o silvo encanta, o veneno destila nas agulhas do bote. Dos olhos que um ao outro espreita, o prestamista ilumina o lucro e o bom pagador mais uma nova prestação. E assim vão até o final dos tempos. Aquele juízo final em que toda a contabilidade será auditada e depois rasgada ao vento da exploração em rumo do deserto.
Por: José do Vale Feitosa
O testamento - Por A. Morais
Esta proeza eu estou passando pelo mesmo preço que recebi do saudoso amigo Jose Figueiredo, então proprietário do Cartório Figueiredo na cidade do Crato. Nada a mais nem a menos, igualsinha. Dizia que Cego Fransquim, um cratense dos bons, que residia na Rua Jose Marrocos, um religioso praticante, devoto e temente a Deus, que vivia do que lhe rendiam os alugueis de casas residências e prédios comerciais que possuía, era um homem extremamente organizado e previdente: guardava em um deposito nos fundos da residência as duas urnas mortuárias, a sua e a de sua esposa. Casado, sem filhos, portanto sem herdeiros, já com umas sete décadas nos costados procurou o Cartório e fez um testamento no qual definia para depois de sua morte deixar todos os seus bens para a Diocese. Fez chegar ao conhecimento da igreja a sua nobre decisão. Geralmente uma ou duas vezes por mês Cego Fransquim fazia uma visita ao Palácio Episcopal. Um belo dia lhe deram uma maçada das 08 da manha às duas da tarde e só então avisaram que o Senhor Bispo não poderia recebê-lo naquele dia.
O Cego Fransquim se encafifou e foi direto ao Cartório Figueiredo e revogou o testamento. Da revogação do testamento só tomaram conhecimento o tabelião e o próprio Fransquim. A vida passou placidamente e ninguém percebeu a ausência do Cego Fransquim pelos lados do Palácio do Bispo. Cego Fransquim bateu as botas, passou desta para uma melhor. Quando o clero tomou conhecimento do seu falecimento transladou o corpo para uma Capela e haja reza, não faltava um padre rodeando o caixão e jogando água benta em Fransquim. Missa de meia em meia hora.
Na concelebração final, antes do cortejo seguir para o cemitério, um Padre cantava uma ladainha e os outros respondiam em coro: Ééééé élzom! E Jose Figueiredo um pouco atrás observando o cenário dizia: Ééééé é não! Poucos dias depois o representante da Diocese procurou o Cartório e foi informado da revogação do testamento. O Cego Fransquim era muito conhecido no município do Crato e esta proeza é acontecida conforme testemunho do Alberto Figueiredo atual Tabelião do Cartório Figueiredo situado a Rua Senador Pompeu nesta cidade. Segundo Alberto a resposta de Jose Figueiredo ao coro dos padres era: Olhe que não é.
CRATO-CE: Centro comercial vai ser monitorado por câmeras

Alguns lojistas vitimas dos assaltos disseram que a idéia é excelente mas é um projeto muito caro e nem todos vão ter condições de patrociná-lo. A população está dividida sobre a instalação do sistema. Uns dizem que a ação dos bandidos é muito rápida e não há tempo para a chegada da policia. Outros opinam favoráveis achando que as câmeras é o único meio eficaz de combater os assaltos as lojas e pessoas nas ruas. Se os bandidos não forem pegos em flagrante, serão identificados depois, já que as imagens estão nos arquivos da policia.
Fonte: Site: Canal 13
Crato promove Grande Campanha de combate à Dengue em Todo o Município !

Fonte: Acessoria de Imprensa da PMC
A viuva que comprou um lugar no céu! - Por: João Paulo Fernandes

* Bem que ela poderia ter feito uma doação ao Blog do Crato
Fonte: Globo notícias
Por: João Paulo Fernandes
Previsão do Tempo para Hoje, Quarta-Feira, 18 de Fevereiro de 2009
Experiência com Plantio Direto de Milho será efetivada em Crato
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira, participou, durante o dia de ontem, com uma equipe de técnicos da pasta, do Seminário Manejo da Cultura do Milho em Sistema de Plantio Direto, realizado no auditório do Centro de Ciência e Tecnologias – CCT, da URCA, em Juazeiro do Norte. O evento teve a promoção da Ematerce e contou com participação de pequenos produtores de diversas cidades da região e palestrantes renomados, na área de Engenharia Agrônoma, de vários estados, além de representantes de várias entidades, a exemplo dos sindicatos dos trabalhadores rurais e instituições ligadas ao meio ambiente. Várias experiências de plantio direto de milho vêm sendo realizadas na região, em cerca de 800 hectares de terra. A idéia, segundo o secretário, é que a experiência seja desenvolvida no município, acompanhando o processo já desenvolvido principalmente nos estados do sul do País. Erasmo adianta que ainda é cedo para se falar na experiência e seus resultados no município, mas conforme acompanhou os casos relatados, podem ser observadas várias vantagens como a forma de cultivo.
Pacto das Águas: encontro discute problemática local
Com o objetivo de promover um diálogo local sobre a problemática relacionada aos recursos hídricos, foi realizada na manhã de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o "Seminário Pacto das Águas", reunindo representantes de diversas entidades. O evento foi aberto pelo reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que ressaltou a importância da participação social, dentro da necessidade do repasse das informações para contribuir com políticas públicas bem definidas para as problemáticas voltadas à questão dos recursos hídricos. O secretário de Meio Ambiente do município do Crato, Nivaldo Soares, esteve representando o prefeito do Crato, Samuel Araripe, durante a abertura do evento. Conforme o secretário, assuntos relacionados à distribuição, gestão, qualidade, saneamento e educação estiveram entre os temas debatidos pelos grupos de trabalho formados durante o seminário. Os trabalhos foram coordenadora pela Cogerh, Secretaria de Meio Ambiente e URCA. Do encontro saíram representantes do município para participarem do Pacto Regional, reunião que se realizará em Barbalha, com a participação de 23 municípios da Bacia do Salgado. No final será retirado um documento com as principais questões relacionadas aos recursos hídricos da região, que fará parte do Plano Estratégico de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado. Há cerca de um mês, foi realizada a primeira reunião de trabalho sobre o Pacto das Águas, encontro com a coordenação estadual do Pacto e a presença das principais lideranças dos municípios que compõem a Bacia do Salgado, no auditório do Crede, em Crato. O trabalho vem sendo desenvolvido com todas as regiões do Estado, através da Assembléia Legislativa.
Revitalização do Seminário: mais um passo para obra da encosta
Uma das obras importantes para a revitalização da encosta do Seminário, uma das principais áreas de risco do município, será iniciada nos próximos meses, com a aplicação de recursos da ordem de mais de R$ 10 milhões, dando um novo perfil urbano ao município do Crato, com 1.700 metros de área construída. O escritório do arquiteto Luciano Guimarães acaba de vencer a concorrência pública para elaborar o projeto arquitetônico e executivo da obra de revitalização. Esse foi o primeiro passo no sentido da solução de um grave problema. Também será feito um melhor aproveitamento de área. Um levantamento já realizado pela prefeitura inclui mais de oitenta moradias de risco, que serão desapropriadas. Os moradores serão todos indenizados. O projeto contempla ainda uma ampla e bela avenida panorâmica de Crato permitindo um passeio contemplativo à cidade. A revitalização da encosta do Seminário é um antigo desejo dos moradores que apostam numa condição melhor de se viver a partir de um impulso no desenvolvimento do bairro. O projeto será desenvolvido pela Prefeitura do Crato numa parceria com o Governo do Estado e Banco Mundial. A previsão é que ainda neste semestre a obra seja iniciada.
Ação preventiva promove mobilização no Centro
Estará sendo realizada na manhã de hoje, a partir das 8 horas, nas ruas do centro da cidade de Crato, uma grande mobilização no sentido de sensibilizar a sociedade contra a comercialização de álcool para crianças e adolescentes, durante o período de carnaval. O trabalho vem sendo feito por meio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social. A mobilização é a culminância de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o dia 11, dentro de uma campanha preventiva do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A atividade educativa tem como tema "Celebrar a vida para não chorar depois".
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Cariri - Abandono compromete trabalho em Ilha Digital
Barbalha
O prédio da Ilha Digital, instalado na Praça Kennedy, em Barbalha, iniciou há cerca de seis anos. Desde novembro, sofre depredação (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS). Mesmo em estado precário, a Ilha Digital de Barbalha deverá estar conectada à internet ainda nesta semana. Barbalha. Os estudantes, principalmente de escolas públicas deste município, que se utilizam da internet, estão prejudicados desde o mês de novembro, período em que houve um assalto na Ilha Digital instalada na praça central da cidade. Na ocasião, vários equipamentos foram roubados. Mas não é só isso. A pequena Ilha, no meio da Praça Kennedy, é um prédio totalmente rabiscado pelos alunos. Precisa de reparos urgentes, pois o quadro é de total abandono no patrimônio. Há cerca de seis anos, a Ilha Digital foi instalada e o fluxo de estudantes no período em que foi inaugurada era bem maior. O assalto foi considerado bastante estranho pelos moradores. É que, até o momento, nada foi encontrado pela Polícia, mesmo com registro do fato na Delegacia. A única porta de entrada não foi arrombada e todos os registros dos usuários foram levados. No início eram 12 funcionários trabalhando na Ilha, com revezamento. Hoje são apenas dois. Porém, segundo o secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro dos Santos, já foram solicitados novos equipamentos e os dois funcionários permaneceram no local. A Ilha continua sendo aberta todos os dias, mas a internet só volta a funcionar, possivelmente, esta semana, já que a Prefeitura está fechando contrato com um provedor local. Foram levados do local, segundo depoimento de funcionária à Polícia, duas CPUs, três estabilizadores, uma impressora multifuncional que também funcionava como xerox, três aparelhos telefônicos, capas de proteção dos equipamentos, dois mouses, recibos e pastas com os cadastros dos usuários e até a placa inaugural. Antes, era cobrado R$ 1,00 para uso dos equipamentos, mas depois passou a ser por agendamento. É dessa forma que continuará funcionando, conforme o secretário municipal.
Ele disse que foram solicitados mais equipamentos, além de dois computadores que estão no local. O trabalho vai começar do zero, já que não tem nada nos arquivos e não se sabe de que forma eram feitos os convênios para o funcionamento da Ilha Digital. Segundo ele, apenas existia um contrato da Oi com o Governo do Estado, mas, hoje, o acordo não vigora mais. Será necessário haver parceria da Prefeitura, conforme estima. Agora o funcionamento, segundo destaca, ficará por conta apenas do município. O vigilante Francisco Atanagildo de Alencar diz que no período do assalto não trabalhava na praça. Não sabe informar o que aconteceu, mas conta que é necessário um trabalho educativo com os jovens para preservar a Ilha. Os riscos estão em todas as partes do prédio, e até estudantes já foram encontrados no período da tarde namorando na laje do local. Moradores dão queixa, também, de usuários de drogas na área.
ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter
COMPUTADORES
"Já solicitamos novos computadores para interligar a Ilha Digital à Internet nos próximos dias".
Dorivan Amaro
Sec. de Cultura de Barbalha
Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Neroly Filgueira, 97, Centro
Barbalha (CE)
Região do Cariri
(88) 3532.1708
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra pelo Menor Preço !
Variedade...
Qualidade dos Produtos...
Excelente Atendimento...
VIDEO SHOPP LOCADORA - Parceira do Blog do Crato !
A Infinitude do Tempo - Por: Aglézio de Brito

Por: Aglézio de Brito Advogado

Porque não podemos desistir dos nossos sonhos? - Por: William Brito
Nossos antepassados foram e ainda hoje, a 'massa' continua sendo enganada e massacrada pelos detentores do poder, seja ele ideológico, político, econômico e porque não dizer social. A conformação social faz o homem emudecer, cegar, emouquecer, ser pastoreado, governado... O ilusão do social, das parcelas mensais pagas para ter uma carro, comprar um celular, ter uma moto, quitar sua casa, pagar seus impostos faz a população ser guiada para uma cegueira social, onde querendo ou, se encontra nas redes do jogo político, tramado a muitos anos pela Igreja e pelo Estado. Pessoas inteligentes, persuasivas e com desejo de dominação tramaram nossos destinos sem nos consultar... somos produtos de poucos, e vivemos numa realidade de ilusão social, e estamos cercados por gupos que nos querem torturar, pois vivemos sem saídas. De um lado temos desde a infância nossos pais a nos ensinar velhos preconceitos e velhas idéias ultrapassadas. Somos "criados" aprendendo a dizer AMÉM para todas as babaquices que nos são ensinadas na Escola ou na Igreja, e de maneira nenhuma podemos discordar com essas premissas. Desde cedo aprendemos a apanhar para assim apreder a respeitar, apanhamos para não subverter a ordem imposta desde nossos antepassados. Se de um lado já não bastava as ordens e o império de nossos pais, nos ensinano o que devemos fazer ou não fazer, quando crescemos temos que seguir a ordem e o desejo do Estado, com seu poder de polícia a nos cercar e impor o seu poderio. Um simples grito, um simples descontrole contra a ordem pré-estabelecida pela Lei, como o certo e o correto, somos conduzidos à força para uma sala de delegacia, onde aprenderemos a nos curvar frente a força do Estado, e do poder dados a poucos.
Já não bastasse todas essas coisas, temos que nos conformar frente às pessoas iluminadas pelo conhecimento, que se deixam comprar pelo econômico, trocando suas idéias por poucos 'milhões' de reais!!! É, realmente o dinheiro faz tudo, e esse é o fim último de nossa dita sociedade. O dinheiro compra tudo, pois compra tranquilidade, saúde, paixões, salvação, céu e terra e quiçá até uma amor... Perdidos? Devemos nos encontrar! Não adianta, nada mudará... já nos vendemos! Como diz a poetisa: "Tudo passa"(...)
(C. William Brito. Estudante de Direito / URCA-IGUATU)
Mesmo inadimplente, o consumidor é titular de direitos e objeto de proteção pelo Código de Defesa do Consumidor e por diversas resoluções e agências reguladoras.
Vejamos alguns exemplos:
- O cliente das telefônicas, por exemplo, tem até 30 (trinta) dias para regularizar seus débitos, quando então a linha será suspensa para fazer ligações. A empresa tem 15 dias, após o vencimento da fatura, para notificar o consumidor do débito e avisar que vai suspender o serviço. Após 30 dias de suspensão parcial do serviço, a empresa pode suspender totalmente o serviço, não permitindo fazer ou receber ligações. Também esta suspensão total, tem que ser comunicada com 15 dias de antecedência. Após 30 dias da suspensão total do serviço, a empresa pode cancelar o contrato da linha telefônica.
- Já os clientes das companhias de água, só podem ter o fornecimento suspenso após aviso com no mínimo de 30 (trinta) dias de antecedência ao desligamento.
- A concessionária de serviços de energia, só poderá suspender o fornecimento de energia por inadimplência do consumidor, desde que este seja comunicado formal e pessoalmente, com antecedência mínima de 15 dias.
- O mutuário do SFH – Sistema Financeiro da Habitação pode até duas parcelas em atraso, que se forem pagas com juros e multa, o contrato continuará vigente. Porém a partir da terceira parcela, o banco pode dar o contrato por vencido e exigir imediatamente o saldo devedor, levando o imóvel a leilão.
- O consumidor só pode ser incluído no SPC, SERASA ou CADIN após prévia notificação do órgão responsável pelo registro. E em caso de pagar a dívida que gerou a negativação, a obrigação de baixar a negativação é da empresa e deve ser feito imediatamente, sob pena de reparação de danos morais ao consumidor.
- Mesmo executado judicialmente, o consumidor tem o direito de pagar a dívida com 30% de entrada e o restante dividido em 6 parcelas iguais.