15 dezembro 2009

Notícias da URCA - Dia 15 de Dezembro de 2009


Coleções didáticas com kits de fósseis são distribuídas para escolas do Cariri

O Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), lançou, no final da tarde de ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCAO), com a presença do diretor de fiscalização nacional do órgão, Walter Lins Arcoverde, o diretor do 10º Distrito do DNPM – CE, Fernando Antônio da Costa Roberto, o diretor do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, Diógenes de Almeida Campos, além do chefe do escritório do DNPM, em Crato, Artur Andrade, o Projeto Coleções Didáticas, com 90 kits contendo fósseis da Bacia do Araripe. O material foi entregue para diretores e coordenadores de escolas do ensino fundamental de 30 municípios da região. O projeto faz parte de um programa de combate ao tráfico de fósseis, dentro do contexto educativo e de conscientização do valor dessas peças para a região.

O material foi repassado para as escolas através de um termo de cessão assinado pelo responsável pela unidade de ensino e o diretor do 10º Distrito, Fernando Costa. Inicialmente, segundo o diretor de fiscalização nacional, a distribuição acontece em cidades da região do Cariri. Em seguida para estados fronteiriços, que estão inseridos na Bacia Sedimentar. Ele destaca que os fósseis que estão sendo distribuídos são os mais comuns encontrados na Bacia do Araripe, como os de peixes, insetos, plantas e répteis. Em cada kit repassado estão de cinco a seis fósseis. Junto desse material é entregue uma cartilha com explicações a respeito do projeto e orientações básicas a respeito da Bacia Sedimentar do Araripe, a paleontologia, os fósseis e as eras de formação, além de cartazes.

O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância da distribuição desse material, além de colocar a Universidade à disposição para promover a capacitação dos professores na área, a fim de facilitar o repasse das informações para os alunos das séries iniciais. O Reitor ressaltou a necessidade da difusão do conhecimento sendo desenvolvido junto às comunidades escolares, dentro de uma ação educativa. “Queremos nos congratular com o DNPM e dizer que a URCA empresta inteiro apoio a esse projeto”, enfatiza. Todo o material distribuído é oriundo de apreensões, coletado sem autorização ou do resgate desses fósseis durante as atividades ilegais de mineração. As peças foram classificadas e acondicionadas em caixas apropriadas, contendo folder explicativo para o educador na área de Ciências Naturais.

Inscrições para seleção de transferidos e graduados abertas até o dia 18 deste mês

Estão abertas no período até o dia 18 de dezembro de 2009, as inscrições à Seleção Classificatória de TRANSFERIDOS e GRADUADOS da Universidade Regional do Cariri (URCA), período 2010.1, aos Cursos de Graduação da URCA. A Seleção e Classificação às vagas existentes nos Cursos para Transferidos e Graduados terão validade para admissão somente no 1º semestre letivo de 2010, respeitando o limite de vagas anunciadas em Edital. Estão destinadas ao preenchimento 357 vagas ofertadas na Seleção, para a classificação de candidatos que solicitarem ingresso por Transferência e como Graduado no 1º semestre letivo de 2010.

Alunos do Curso de Educação física da URCA são aprovados em concurso para professores

Alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) são aprovados em concurso para professor. Dos 07 que se inscreveram 05 foram classificados. Os aprovados são Iolanda Mariano Tavares; Vladimir Meneses de Brito Feitosa; André Flávio Gonçalves Silva; César Ferreira Freitas e Jônio Vieira de Sousa. Todos os aprovados ainda estão cursando o 5º Semestre. Segundo o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, José Cavalcanti, esse resultado credencia a boa qualidade do curso, já que os alunos estão com pouco mais da metade dos créditos cumpridos para se formarem e já são destaque.

Turmas de Filosofia, Licenciatura e Pedagogia da Plataforma Freire começam em janeiro

A Universidade Regional do Cariri - URCA comunica aos Professores da Educação Básica que as turmas de Filosofia (Crato / 2ª) Licenciatura e a de Pedagogia (Nova Olinda / 2ª) Licenciatura, previstas inicialmente para começarem este mês, foram adiadas para o dia 08 de janeiro. A medida atende a orientação da Capes e ao mesmo tempo está em consonância que com a efetivação das condições materiais pertinente a um curso de graduação. Até o dia 21 de dezembro os professores que participarão destes cursos deverão comparecer ao Departamento de Ensino e Graduação (DEG), da URCA, para entrega de histórico e diploma da graduação, além da declaração de que estão atuando há três anos na disciplina de Filosofia (para o curso de Filosofia), em uma escola pública ou declaração de que estão atuando por três anos na educação infantil/série inicial do ensino fundamental. Nesse caso, o docente sendo de uma escola pública, para os que irão realizar a matrícula no curso de pedagogia.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Elizangela Santos
Crato, 15 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.