18 dezembro 2009

Congregação Salesiana comemora 150 anos de fundação - Postado por Océlio Teixeira

NP: No Ceará a Congregação Salesiana está presente, desde 1937. Aqui no Cariri a Congregação mantém o Colégio Salesiano Dom Bosco(fundado em 1942) e o Santuário Sagrado Coração de Jesus(foto acima), em Juazeiro do Norte. Os padres salesianos administram também o Horto do Padre Cícero. Vale lembrar que a Pia Sociedade de São Francisco de Sales(nome oficial) foi uma das instituições beneficadas pelo testamento do Fundador de Juazeiro, que muito desejava sua presença na cidade.
"A Congregação Salesiana está celebrando os 150 anos da sua fundação. Em Fortaleza, o marco dessa comemoração será uma missa solene, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, às 19 horas desta sexta-feira (dia em que a Congregação foi fundada), na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à Rua Joaquim Torres, 185, bairro de Joaquim Távora.

A motivação para toda a sociedade partilhar deste momento de fé e devoção da igreja católica , é sabermos que o mesmo espírito que impulsionou São João Bosco a fundar a sociedade , em 1859, move os que hoje dedicam sua vida à educação e evangelização dos jovens. Nos tempos de Dom Bosco, a grande urgência era a retirada dos jovens das ruas, uma realidade que ainda persiste atualmente.

A grande aposta salesiana a nível mundial, de acordo com o país onde se insere, é a formação do ensino básico e na formação técnico-profissional. Em campos de missão, como em Fortaleza, a Congregação mantém entre as Obras Sociais , por exemplo, a ASPPADE – Ação Social da Paróquia da Piedade, que desenvolve atividades na profissionalização e ressocialização de jovens carentes e suas famílias, através de oficinas e cursos.

A Congregação salesiana está presente em 129 países, com 16 092 salesianos (10 669 sacerdotes, 2025 coadjutores ou salesianos irmãos, 2765 seminaristas, 515 noviços, 118 bispos, dos quais 5 cardeais). Em Fortaleza, mantém ss Colégios Dom Bosco, Juvenal de Carvalho e Dom Lustosa, além da Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco e Instituto Felippo Smaldonne."

Fonte: Congregação Salesiana, via Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.