30 novembro 2009

Sport ameaça processar quem decretar hexa do Flamengo


"Há 22 anos ouvimos isso, de que o Flamengo é penta, mas a lei brasileira dá o título de 1987 ao Sport", adverte presidente do clube

Mesmo rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport enfatizou uma polêmica envolvendo o principal candidato ao título desta temporada: o Flamengo. Campeão de direito do Brasileirão de 1987, a equipe pernambucana ameaçou processar quem declarar o sexto título nacional dos cariocas, caso o clube vença o Grêmio, no domingo, no estádio do Maracanã.

"Há 22 anos ouvimos isso, de que o Flamengo é penta, mas a lei brasileira dá o título de 1987 ao Sport. Se alguma emissora de TV, rádio, jornal ou site falar em hexa do Flamengo será processada, pois o nosso jurídico entrará com uma ação na justiça", ameaçou o presidente do Sport, Sílvio Guimarães.

A polêmica tomou conta do futebol nacional em 1987. Na época, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que não iria organizar o campeonato. Dessa forma, o Clube dos 13, criado no mesmo ano, ficou responsável pelo torneio, envolvendo os times da entidade, considerados os "grandes do país".

Entretanto, a instituição máxima do futebol nacional reviu a atitude e entrou em um consenso com o Clube dos 13. O resultado do acordo acabou sendo a Copa União. O regulamento obrigava o campeão e vice do Módulo Verde (Flamengo e Internacional) a disputarem um quadrangular final contra os dois primeiros classificados do Módulo Amarelo (Sport e Guarani).

Após concluírem suas participações na "elite", Flamengo e Inter se recusaram a disputar a etapa decisiva contra Sport e Guarani. Consequentemente, a CBF organizou a final entre pernambucanos e paulistas, que culminou na vitória do Leão da Ilha do Retiro.

Para a entidade do futebol nacional e a Justiça, o Sport é oficialmente o campeão de 1987. "Não vai ter nada se eles forem campeões, pois a taça está aqui e o título é nosso. Se o Flamengo for campeão será penta, e não hexa. Não me incomodo com isso, pois estou consciente que o Sport é campeão de 1987", completou Sílvio Guimarães.

Depois da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo lidera a competição com 64 pontos, dois à frente de Internacional, Palmeiras e São Paulo, os outros postulantes à conquista.

Fonte: Gazeta Esportiva

Foto: Gazeta Press

2 comentários:

  1. Ah! uma boa maneira de resolver essa parada aí é se o Flamengo vencer Domingo, jorgar contra o SPORT, daí, quem ganhar, seria o Hexa. Que tal ?

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Dihelson... Acho que assim acabaria com essa dúvida.
    Abraços

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.