18 novembro 2009

Primeira Dama Mônica Araripe responde pergunta do Leitor sobre o DOCE NATAL



Pergunta:

Ana Maria Pereira questionou:

"O melhor Doce Natal que podemos realizar é ter um plano de Políticas Públicas do CRATO, que tire este monte de crianças de rua,cheirando cola!!!! e assaltando"

Resposta:

Prezada Ana Maria,

Esse trabalho é feito por nós desde que Samuel entrou na prefeitura, e também acho que o trabalho social deve sempre ser feito pelo governo federal, estadual, os promotores, e conselhos tutelares. Mas posso falar melhor dos nossos projetos, daqueles que nos empenhamos, e já aproveito para convidá-la a participar. Talvez você não esteja a par, porque fala dessa forma, mas temos diversos programas sociais para as crianças da nossa cidade, tais como: O projeto "Bola na rede", "Crato que canta", "Amigos da Leitura", "Criançarte", "Crato mostra sua arte", o projeto "Acolher" e o "Doce Natal". O Doce natal é apenas UM dos vários projetos sociais endereçados às crianças carentes no Crato.

No caso do Doce Natal, há 5 anos fazemos esse trabalho. Trabalhamos com crianças de rua, crianças que cheiram cola e crianças que chegam querendo participar. Temos danças, teatro, palestras, leitura, esporte, arte, música... é um trabalho maravilhoso e que temos testemunhos lindos, não só trabalhamos com as crianças mas também com as fámilias das crianças, porque de nada adiantaria investir nas crianças, se a família for problemática. É preciso trabalhar com as famílias, e isso fazemos.

Gostaria de falar sobre o Doce Natal. Qualquer criança, seja ela pobre, classe média, rica ou com problemas de drogas, problemas de comportamento, carente e etc... merece sonhar, merece ter esperança, merece ver espetáculos, ainda mais se elas são a atração. No Doce natal, não se ganha só presente não. Apreende-se a ser solidário, ser amigo, respeitar os outros, fazemos visitas a abrigos, hospitais. Posso te garatir que qualquer pessoa que participa ( temos bastante voluntários e nada é gasto dos cofres públicos. Tudo é conquistado, mostrando que é muito gostoso, que é muito gratificante essa ação para nossas vidas.

Adote essa ídeia. Se não gosta do Doce Natal, aparece durante o ano para dar sua contribuição com uma palestra, ensinando algo que ache que valha a pena, e faça essas crianças ou adolecentes sairem das ruas. Tentemos cumprir a nossa parte! O projeto "Acolher" ta nascendo, vamos apadrinhar uma criança, não financeiramente, mais dando amor, mostrando que a vida vale a pena.

Vc pode me encontrar no e-mail assessoriamonica@bol.com.br ou no meu escritório na rua Duque de Caxias, 714 Ed: Ossian Araripe, sala 501 - Horarios manhã e tarde. E desde já um Doce natal!

Abraços,
Mônica Araripe


Fotos: Henrique Maia

7 comentários:

  1. Parabéns D. Monica pela continuidade da idéia do Doce Natal. A vida é assim mesmo, tem pessoas que fazem a crítica, embora construtiva, sem conhecimento profundo de causa. Siga em frente e que Deus lhe abençoe.
    Jair Rolim

    ResponderExcluir
  2. Pois é Monica!!

    Parabens!!

    As pessoas deveriam parar esperar vir so da prefeitura e arregaçar as mangas tambem!
    Se algo nos incomoda vamos e façamos a diferença

    ResponderExcluir
  3. Que bom! Jair Rolim é importânte esse apoio. Obrigada.
    Bjo grande,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, vc como sempre me dando força, obrgada amiga.
    Bjo,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  5. Com certeza precisamos cada vez mais trabalhar para não termos crianças na rua cheirando cola. Mas nós como cidadãos precisamos dar nossa contribuição e também exigir de nossos parlamentares a efetivação das políticas públicas já existentes como o ECA.Nós que fazemos a EEF Dom Quintino estamos realizando seminários com pais , Polícia Militar ( Honda ), CREAS, etc, sensibilizando para o cuidado com os seus filhos, principalmente no acompanhamento ( frequencia da escola) e não permitindo frequentar ambientes probidos para menores, ingerindo bebidas alcólicas e outras substancias ilícitas.
    Em relação aos projetos sociais da primeira Dama , a Sra Mônica, posso dizer que são proveitosos. E que muitos dos nossos alunos estão participando. Temos alunos praticando futsal, teatro, dança, amigos da leitura. Enfim, a Secretaria de Cultura é uma grande parceira para a nossa Escola. Bem como a Ação Social. Inclusive cedendo o espaço da quadra do ABC para a nossa prática de Educação Física.
    Deixo claro que não estou aqui fazendo o discurso de defender ou não, as políticas municipais. Mas apenas agradecendo as Secretarias de Educação, Ação Social e Cultura pela prestação de serviços junto a nossa comunidade escolar.
    Façamos também a nossa parte. Vamos lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, inclusive recebendo aqueles que precisam cumprir uma medida sócio -educativa. E que na maioria das vezes são rejeitados.

    ResponderExcluir
  6. Querida Mônica a shra arrasou na resposta de Ana Maria Pereira concordo plenamente coma shra.E o DOCE NATAL é o projeto mas lindo maravilhoso que ja existiu dentro da cidade de Crato,tanto eu digo como muitas outras pessoas ja falaram.A shra está de PARABÈNS e estamos ai mas um ano para fazer sucesso para apadrinha muitas crianças com muito amoor.
    E pode contar comigo'
    Grande abraço.

    Paloma Almeida.

    ResponderExcluir
  7. Querida Mônica a shra arrasou na resposta de Ana Maria Pereira concordo plenamente coma shra.E o DOCE NATAL é o projeto mas lindo maravilhoso que ja existiu dentro da cidade de Crato,tanto eu digo como muitas outras pessoas ja falaram.A shra está de PARABÈNS e estamos ai mas um ano para fazer sucesso para apadrinha muitas crianças com muito amoor.
    E pode contar comigo'
    Grande abraço.

    Paloma Almeida.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.