02 novembro 2009

Papa promete acelerar processo de reabilitação - Por: João Paulo Fernandes



Abertura dos estudos para reabilitação de Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger, hoje papa Beto XVI

Um mês depois da visita "ad limina", que os bispos do Nordeste fizeram ao Vaticano, o bispo da diocese do Crato, dom Fernando Panico, quebrou o silêncio em torno da conversa com o papa Bento XVI, durante a qual, foi solicitada formalmente a reabilitação do Padre Cícero. Dom Panico reproduziu textualmente a resposta de Bento XVI: "Eu vou pedir à Congregação da Doutrina da Fé para acelerar este processo".

Ao revelar para o Diário do Nordeste os detalhes da conversa, o bispo informou que, até então, a única informação sobre o pedido de reabilitação era de que "o processo era delicado, muito sério e está sendo estudado com prudência e que não era possível saber a sua conclusão. Está nas mãos de um estudioso competente e ajuizado".

Dom Panico lembrou que o posicionamento do Papa foi antecedido de outros fatos que contribuíram para despertar o interesse do Vaticano sobre o assunto. O primeiro deles, segundo o bispo do Crato, foi à visita dos bispos Regional Nordeste-2, que integra os chamados Estados "Romeiros" - Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba -, de onde partem as maiores levas de romeiros para Juazeiro do Norte.

Em nome dos bispos destes Estados, o arcebispo de Maceió (AL), dom Antonio Muniz, pediu a canonização do Padre Ibiapina e a reabilitação do Padre Cícero. O mesmo ocorreu na visita dos bispo do Ceará, disse dom Panico, acrescentando que, na conversa de 20 minutos que teve com Bento XVI, o Papa mostrou-se muito interessado sobre a reabilitação do Padre Cícero.

O bispo do Crato lembrou que a abertura dos estudos para reabilitação canônica e eclesial do Padre Cícero foi solicitado pelo então cardeal Ratzinger - hoje papa Beto XVI - para que revolvesse os arquivos e pesquisasse tudo sobre o sacerdote já canonizado pelo povo.

O ponto de partida foi à formação de uma Comissão de Estudos para o Processo de Reabilitação Histórico-Eclesial do Padre Cícero Romão Batista. No dia 30 de maio de 2006, dom Panico entregou à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, cerca de 2.500 páginas (11 volumes) e cinco anos de pesquisas, solicitando a reabilitação do sacerdote.

Fonte: Diário do Nordeste

6 comentários:

  1. A revista Aventuras na Historia desse mes ja vinha cantando essa bola.


    O papa tem total interesse nessa romaria, pois ela so perde para a de aparecida.

    luta para não perder fiéis para os evangelicos

    ResponderExcluir
  2. pois eu acho, que a igreja catolica estah perdendo fieis, justamente, por causa dessa insistencia desse bispo capitalista, em querer mudar o curso da historia, mas isso vai acontecer, pois eh muito dinheiro em jogo, e isso dispertou o olho grande do vaticano. a historia do padim ou (cicero), nao eh bem assim, ele foi um grande latifundiario, mandaou atacar o crato, sua terra natal, um homem de visao, mas muito autoritario, usando ateh uma pobre de uma beata, analfabeta,para o tal milagre da hostia. uma farsa, que o proprio vaticano sabe, e nao se pronuncia.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Alessandra. Se bem que aquela reportagem da revista me pareceu bastante positivita.Parece que a maoria dos artigos publicados em revistas desse tipo, só sabe reproduzir parte do livro do Ralph Della Cava.

    ResponderExcluir
  4. Alessandra,

    Essa história de que o "alemão" pediu prá acelerar o processo de reabilitação canônica e eclesial do Padre Cícero já tá nas manchetes há 500 anos.
    Portanto, ficar requentado-a é só propaganda para teoricamente beneficar alguém (Dom Panico).
    Que o homem será não só reabilitado, mas, também, canonizado e beatificado (é essa a hierarquia ???), são favas contadas e questão de tempo, e por uma razão simplória: é uma mina. Alguém tem dúvida ???

    ResponderExcluir
  5. Enfim quem viver verá!

    acredito que daqui uns dias escadinha tambem deva merecer alguma honraria!

    Desespero parece estar grande

    ResponderExcluir
  6. sr. mariano, tem que canonizar cicero, e a beata(aquela do milagre da hostia), mais grana para a igreja catolica.tremei meu sao francisco de assis. de um catolico nao praticante.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.