10 novembro 2009

Casas em construção desabam em Juazeiro do Norte - Postado por José Sales


Pelo menos duas das 80 casas em construção com recursos do PAC/ Programa de Aceleração do Crescimento, em Juazeiro do Norte/Região do Cariri, desabaram, na manhã deste domingo. Elas integram 20 blocos, sendo cada um com quatro apartamentos em obras na Rua Vereador Antonio Brás/ Bairro Limoeiro.

De acordo com a Secretária de Habitação, Romisa Montenegro, outros seis blocos serão construídos no mesmo espaço e mais 16 blocos no Bairro das Timbaúbas. No desabamento ninguém saiu ferido. Não havia operários no canteiro de obras. As casas ficam na última fila de um dos blocos com obras pela metade. Romisa esteve no local junto com o engenheiro Teodomiro Sampaio, responsável pela construção, e disse que foi um “problema localizado”. Ou seja, segundo ela, um funcionário da empresa fez o corte errado de uma parede atingindo a tubulação elétrica e a estrutura cedeu.

A engenheira garantiu que nenhuma das outras casas em construção está sob ameaça. Mesmo assim, vai determinar um calculista externo para fazer laudo técnico e averiguar melhor a segurança do restante da obra. A mesma opinião foi externada pelo engenheiro Teodomiro Sampaio, em conversa com a reportagem do Site Miséria, acrescentando que a construtora vai arcar com os prejuízos pelo desabamento sem representar ônus aos cofres públicos. Segundo ele, o erro na execução deixou o setor que ruiu sem sustentabilidade, mas insistiu na tese de que o restante está normal negando a possibilidade de uma estrutura inadequada.

Teodomiro adiantou que vai demolir a parte que desabou e reforçar a parede intermediária. Outra garantia dada por ele é que os prazos não serão atropelados devendo concluir as casas em dezembro. Nas imediações do canteiro de obras, um grave problema com o acúmulo de lixo, entulho e lama. Os moradores reclamam a ausência dos carros coletores e maior atenção por parte do setor de limpeza pública da Prefeitura.”

Fonte: Portal Miseria/Juazeiro do Norte
Comentário da postagem: Venhamos e convenhamos, se um corte de parede que colocação de instalações elétricas provoca um desabamento desta ordem, imagina quando as mesmas estiverem um utiização por seus moradores, quais serão os riscos? Entendemos que o CREA/ CE deve ser imediatamente acionado para realização de um laudo técnico sobre a estabilidade do conjunto.

Por: José Sales

22 comentários:

  1. Este é o retrato fiel das "obras públicas" que estão sendo construídas pelo "Governo da Revolução Democrática" na maior e mais importante cidade do interior cearense...

    Sabe quantos petistas vão comentar esta matéria?
    NENHUM
    ô turminha mal intencionada...

    ResponderExcluir
  2. Em Fortaleza, o Hospital da Mulher, a maior dentre as propostas da Prefeitura de Fortaleza da "INgestão" Municipal Luizianne Lins teve um de seus blocos, em construção, embargados pela própria fiscalização da Prefeitura, por conta de problemas estruturais e afundamento de pilares. O laudo do CREA/ CE indica que 95% do que foi realizado precisa ser refeito.

    Um bondade do Presidente do CREA/ CE. Pois 95% não realizado conforme a norma significada nada realizado.

    ResponderExcluir
  3. É engraçado como as duas últimas postagens do Zé Sales não tiveram comentários dos petistas, como bem frisou o Armando Rafael.

    Mas vamos ver aqui os defensores do indefensável, como o Mariano, ele defende o Zé Dirceu, como é que não serviria pra advogar aí com as construções que caíram?

    Olha, ainda bem que essa porcaria caiu antes de serem entregues. Já pensou se já tivesse gente morando ?

    Agora, já pensou se isso tivesse acontecido aqui no Crato ? Com a oposição que o Mariano faz à tudo que tem a marca de Samuel Araripe, isso aqui já teria 10 comentários dele e de Pedrinho Esmeraldo !

    ahahahahahahah

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Dihelson é o caos organizado, em toda e qualquer administração petista, neste Brasil inteiro. Procure coisa mal feita e lá estará o "dedo companheiro".

    Policia Federal indicia Presidente da Funasa Danilo Forte e Superindente Funasa/ Ceará Ubiracy Aguiar por entrega de casas populares em Brejo Santo, sem os banheiros.

    Casas sem banheios deve ser a nova versão de habitação social propugnada pelo "pessoal". Usa-se o famoso "matinho" enquanto não se construe uma "casinha"no fundo do quintal.

    ResponderExcluir
  5. A negrada tá apelando.

    Casa sem Banheiro ? puxa vida! Mereceu ser processado.

    DM

    ResponderExcluir
  6. Em Brejo Santo, com direito a inauguração do Governador do Estado e do deputado Wellington Landim. E obviamente algum outro deputado do PT.

    O Deputado Ubiratan Aguiar, anterior Superintendente FUNASA NO Ceará, acabou de dizer aos jornais que não sabia de nada disso ou que provavelmente isto não foi em sua gestão.

    Só que o inquérito foi aberto contra ele e o Sr. Danilo Forte, filiado ao PMDB, mas "de coração" do PC do B.

    ResponderExcluir
  7. É...

    Foi um “problema localizado”. Ou seja, segundo ela, um funcionário da empresa fez o corte errado de uma parede atingindo a tubulação elétrica e a estrutura cedeu.

    Que coisa mais absurda. Como uma Secretária de Habitação pode deixar escapar uma história tão estapafurdia. E o Sr. Teodomiro; que tipo de engenheiro é? que não acompanha a construção.

    Construção onde a tubulação elétrica é sustentáculo de parede, é piada da braba!

    É assim que querem controlar a densidade demográfica. Construindo prédios que desabem mutilem e mate seus habitantes?

    Rapaz, o que é que está havendo com o Brasil?

    Onde está a moralidade publica? onde está o respeito ao cidadão?

    Isto é tema para a Promotoria.

    Aliás os Promotores são os únicos ainda capazes de tomar providencias, pois não dependem de voto popular e são ainda, homens destemidos.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. Dihelson,
    Como fomos citados em um SEU comentário, chamamos sua atenção que o próprio José Sales, numa das suas intervenções (acima), deu a contundente resposta: "Policia Federal indicia Presidente da Funasa Danilo Forte e Superindente Funasa/ Ceará Ubiracy Aguiar por entrega de casas populares em Brejo Santo, sem os banheiros".
    Traduzindo, para quem se faz de desentendido e reclama só prá fazer onda, zonar: a Polícia Federal, por ordem expressa do Ilustríssimo Senhor Presidente da República, nunca dantes, na história desse país, investigou tanto e tanto prendeu ladrão (pequeno, médio e grandões); aqueles, que o Geraldo Brindeiro (engavetador geral da república), por ordem de FHC, não deixava os processos evoluirem, colocando-os na gaveta.
    Agora, não se pode acabar com a cultura da safadeza, implementada e operacionalizada por empresários safados e sem escrúpulos, de uma hora para outra. A coisa já vem assim a quinhentos anos e não existe nenhuma varinha de condão com poderes para extinguí-la num vapt-vupt. Para isso, há que se aparelhar a máquina, fazer concursos objetivando a colocação de pessoas sérias no serviço público, mudar tudo, enfim. E está sendo, feito, paulatinamente.
    Com relação à tal da oposição que supostamente fazemos ao senhor Samuel Araripe, você sabe que não procede; apenas e tão-somente cobramos promessas feitas na campanha e não cumpridas: a reforma da Praça da Sé, por exemplo, com a consequente remoção daquele exército de ambulantes que a emporcalham e que, hoje, fez foi aumentar.
    Estamos a proferir alguma inverdade ???

    ResponderExcluir
  9. Tudo que der errado é culpa do governo. Como o governo é PT, LULA. Isto é antigo... O problema está em gente desonesta que tem neste pais. Veja aqui no Crato, O DEMUTRAN, multando sem necessidade, a fim de ganhar em cima disto, isto é feio. Isto é escandalo. Quem procura acha as maracutaias em qualquer cidade deste pais, governado pelo PT ou pelo PSDB etc...

    ResponderExcluir
  10. Polícia Federal apurando corrupção por ordem de Lula?
    Chega a ser risível...
    O contrário é a verdade. A Secretária da Receita Federal foi orientada a NÃO APURAR a corrupção do grupo Sarney (aliado do governo) aliás Lula definiu Sarney como uma “pessoa incomum” como é de conhecimento de qualquer pessoa medianamente informada.
    E foi por não cumprir a determinação do Governo Federal o motivo da exoneração da Secretária Lina.
    Outro detalhe: o trabalho da Polícia Federal tem se notabilizado pela espetacularização e pela falta de controle. Seus agentes agem à revelia do governo que os comanda. A instituição nunca foi tão ativa como agora porque tem uma facção que vai fundo nas denúncias.
    Seus êxitos devem ser elogiados como no caso da apuração da corrupção na FUNASA/Ceará.
    O que a Polícia Federal faz no atual governo é o que já fazia antes, de forma piorada e ampliada. Piorou, porque passou a carregar na propaganda espetaculosa - que é dela mesmo: as câmeras das emissoras de televisão.
    Mas a Polícia Federal já prendia gente de colarinho branco há muito tempo. Salvatore Cacciola é um exemplo...

    ResponderExcluir
  11. José Nilton Mariano,

    Não seja incoerente!

    Você está aí a defender, como você diz: "a consequente remoção daquele exército de ambulantes que a emporcalham" a praça da Sé de Crato.

    Já em outra mensagem você malha a administração Samuel por "demitir Pais de Família" há 2 semanas.

    Esquecendo-se você que na primeira hora, no primeiro instante em que o Prefeito fizer a remoção dos ambulantes da Praça da Sé, você será o primeiro a vir aqui dizer que o prefeito destruiu a vida de mais de 100 pais de família...

    Seu pensamento está se tornando previsível. Cadê a Coerência, meu caro ??

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  12. Meu carissimo José Nilton Mariano. Me perdoe mas vc está redondamente enganado em algumas colocações suas. A Policia Federal inicia investigações por conta solicitações do Judiciário e notadamente do MPF/ Ministério Público Federal, que consolidou-se com independencia e suficiencia com a Constituição de 1988.

    Coisa que absolutamente nada tem a ver com as ações e ditames do Governo Luiz Inácio da Silva.

    E por falar em Constituição de 1988, estão nos registros dos constituintes de 1988, que o Sr. Luiz Inácio, então Deputado Federal por São Paulo, não encaminhou nenhum proposição à mesma, pelo que se sabe. Passou incolume pelos trabalhos legislativos.

    Isto posto, vamos colocar os pingos nos "iis"corretamente. A atual "INGestão pública", em todos os níveis, por conta da midiatização, onde tudo tem que ser transformado em realização, gera este tipo de nefasto acontecimento em todos os rincões do país. 37% das obras do PAC tem problemas graves de superfaturamento ou aplicação indevida, com custos evidentes ao erário público.

    ResponderExcluir
  13. Agora, meu caro, há coisas nos intrigam. Como é que o construtor faz casas sem banheiros, os fiscais do órgão atestam o recebimento, o gestor regional assina embaixo, o Presidente dá o aval e as mesmas casas são entregues à população em inaugurações pomposas e ninguém percebe nada disso. É preciso o MPF chamar a Polícia Federal para investigar este mistério.

    São coisas que até o Sr. Paulo Maluf deve achar fabulosas, porque ele nunca conseguiu fazer isto.

    E alguns colegas debatedores ainda tem a audácia de colocar a culpa nos 500 anos de Brasil, na colonização portuguesa, na velha República, na nova República e tudo mais. Há algum tempo atrás isto era denominado como rapinagem.

    Casa caindo porque o operário não soube fazer a instalação elétrica. Tem que chamar o CREA/CE urgentemente e fazer uma perícia técnica.

    ResponderExcluir
  14. Meus amigos.

    Duas coisas.

    01 - Quem devia fiscalizar obras era o TCU - Qual está sendo a atitude do Presidente Lula com relação ao TCU? - Aniquilar para liberar geral.

    02 - Na operação da Policia Federal que prendeu Daniel Dantas - qual foi a atitude do presidente Lula - Destituiu o presidente da ABIN e afastou o delegado encarregado pela operação e abortou por completa. O Protogenes está pagando caro.

    Eu estou certo - Ou estes dois casos aconteceram na epoca do imperio?

    ResponderExcluir
  15. Não Senhor Jose Sales ha mais d e2 meses que venho travando um luta ingloria para que o CREA embrague uma obra particular aqui no centro do crato, porem o celular do presidente do CREA sempre esta desligado e seus funcionarios nem querem saber do caso, ja levei o caso ao crea nacional que tambem se calou

    Fisclizar obras parece que não é mais uma questão deordem , e olha que por diversas vezes vim aqui no blog fazer apelos sobre isso

    Uma casa que era terrea esta setransformando em uma casa de andar

    Então não é culpa das prefeituras mas sim do CREA que não vem atuando com rigor!

    Afinal cabe ao CREA esse papel.
    Dessa vez discordarei com os demais

    MAs onde anda o CREA so recebendoas contribuiçoes dos seus associados?

    ResponderExcluir
  16. Dihelson,
    O debate tá bom !!!
    Não há incoerência nenhuma, de nossa parte, e você sabe muito bem disso. A reforma da Praça da Sé e consequente remoção (não demissão, como você sugere) dos ambulantes, prevista estava para o primeiro dia do novo mandato.
    No mais, não foi o próprio blog que anunciou a demissão (agora, sim, demissão) de mais de uma centena de funcionários da Prefeitura, recentemente ???
    Certo ou errado ??? Existia ou não tal proposta ??? O pessoal foi ou não "demitido", enquanto os outros ainda não foram "removidos" ???
    A Praça do Sé, nosso principal cartão-de-visita, está, ou não, mais para uma pocilga, do que propriamente para algo de que devemos nos orgulhar ???
    E aquela coisa horrorosa em que transformaram o calçadão (no coração da cidade), quando o responsável será acionado pela Prefeitura prá tomar alguma providencia ??? Por qual razão não desapropriar a área, a bem do interesse público ???
    ********************

    Ilustre José Sales,
    Se as ações são obstadas no percurso, se não percorrem os trâmites normais, se aparece algum "engavetador" no caminho, claro que a Polícia Federal não pode entrar em ação (não é segredo prá ninguém que, mesmo com a vigência da Constituição-Cidadã, de 1988, no governo FHC a "coisa" não andava, simplesmente porque não lhe era dada sequência: e que no Governo Lula, as travas foram removidas, dinamitadas e, assim, desde então, a turma do colarinho branco tá vendo urso de gola.
    Agora, se dentro do próprio Judiciário existe uma figura tenebrosa como esse Gilmar Mendes, que atropela ritos processuais prá beneficiar um reconhecido marginal (Daniel Dantas, cria de FHC), ao conceder-lhe dois habeas-corpus, que culpa o Presidente da República tem ??? Os poderes não são autônomos ??? Independentes ???
    Ou você tem alguma dúvida de que, se o Presidente Lula tivesse intervido (indevidamente) no caso, ou sequer feito algum comentário sobre a postura do Judiciário, iam cair de pau em cima dele ???
    Agora, querem o quê ??? Que o Presidente da República vá fiscalizar pessoalmente a aplicação de verbas governamentais, dirigidas aos mais pobres, no interior desse Brasilzão afora ??? É esse o papel de um Presidente da República ???
    Que culpa ele tem se existe impregnada uma cultura de desonestidade por parte de um certo contingente de empresários tupiniquins, que contam com o beneplácido de gente desonesta, que também se faz presente no serviço público ???
    ***************

    Tatiana,
    Parabéns, por sua objetividade. Matou a pau. Mais direta, impossível. Assinamos, sem medo de errar.

    ResponderExcluir
  17. Meu prezado Zé Nilton Mariano,

    Sua intenção é bastante clara para mim. Você quer jogar a administração municipal contra os camelôs da Praça da Sé, alegando que eles emporcalham a praça, e ao mesmo tempo quer dar uma de São Francisco, queimando também a administração porque ela precisou exonerar 150 funcionários para equilibrar a folha de pagamento, exatamente pela ineficiência do Governo Lula, que promoveu uma queda de repasses de 64 por cento para os municípios.

    Não queira posar de guardião da moralidade, meu caro. De monge beneditino, lhe desconheço. E de amparo aos pobres vendedores pais de família, Oh céus, Oh Dor, Oh, peninha de todos eles...

    Tenha Cerimônia!

    Eu te digo uma coisa:

    QUALÉ, Mariano!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  18. É...

    Aqui vai se repetindo a história: Comentário sobre Comentário. A postagem original vai perdendo sentido.

    Vamos voltar a falar do tema principal? das casas que desmoronaram?

    Estamos aqui para defender a população de baixa renda, única prejudicada, ou para defender nossos posicionamentos e perder tempo nos agredindo?

    Caaalma gente. Por favor, Sejamos sensatos, saibamos perder, não podemos ganhar todas.

    Quanto mais revidar, maior o dano e menor o critério analístico da situação.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Vicente Almeida. Saímos do rumo e uns e outros já recomeçaram a cantilena da "glorificação do Presidente".

    Mas o tema do debate são as chamadas obras de habitação social, no caso, casas populares, sempre e cada vez mais realizadas com as mais precárias técnicas construtivas, como se isto fosse a coisa mais natural do mundo.

    E as mirradas justificativas dos responsáveis: gestores municipais, construtores, fiscais de obras públicas, gerentes de fomento e financiamento dos bancos oficiais.

    Quem é que responde por isto? Continuamos aasim mesmo achar que isto tudo não passa de um probleminha sem importancia? Afinal de contas tratam-se de casas populares!

    A mesma coisa as unidades sem banheiro. Isto em 2009. Solução: fazer "casinhas"no fundo do quintal como na década de 50?

    ResponderExcluir
  20. Logo mais vou fazer uma postagem sobre o PRU Crato/ Plano de Requalificação Urbana do Crato e o seus projetos estruturantes relevantes: Estação Crato/ Centro Cultural do Araripe, Centro de Convenções do Cariri, Encosta do Seminário e inclusive a requalificação das Praças Centrais do Crato e da "batalha" para convencer os organismos de fomento e financiamento,inclusive o Banco Mundial, além do Governo do Estado, que este item é extremamente relevante à população do Crato.

    O PRU CRATO, feito nas primeiras luzes do Administração Samuel Araripe, entre Abril/Junho 2005, que está sendo seguido à risca, apesar de todos os percalços financeiros e impedimentos de todas as ordens.

    ResponderExcluir
  21. Continua o meu desafio:
    NENHUM petista comentará esta matéria.

    Se for mesmo petista desviará
    --- como sempre --- o assunto para o passado, fará comparações com FHC, sofismarão...
    Ô gente incoerente.
    a propósito, leia a historinha abaixo:

    "Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.

    Assim:

    - Aos Suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei.
    - Aos Ingleses, organizados e pontuais.
    - Aos argentinos, chatos e arrogantes.
    - Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
    - Aos Italianos, alegres e românticos.
    - Aos Franceses, cultos e finos.
    - Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e "petistas" (80% de aprovação a Lula que só não é mais popular do que foi Hitler).

    O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou:

    - Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos brasileiros
    foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos outros povos da terra?

    - Muito bem observado, bom anjo! exclamou o Senhor.

    - Isto é verdade!

    - Façamos então uma correção!

    De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os outros povos!
    - Assim, o que for petista e honesto, não pode ser inteligente.

    O que for petista e inteligente, não pode ser honesto.

    E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.

    ResponderExcluir
  22. O Vicente Almeida reclama que, de "...comentário sobre comentário, a postagem original vai perdendo sentido", no que concorda o José Sales, acrescendo que "...saímos do rumo e uns e outros já recomeçaram a cantilena da "glorificação do Presidente".
    Mas, aqui prá nós, não foi o próprio José Sales que, no comentário primeiro da postagem original, falou em "INgestão Municipal Luizianne Lins" ??? Não foi o próprio José Sales que, no comentário seguinte, citou um tal "caos organizado, em toda e qualquer administração petista, neste Brasil inteiro. Procure coisa mal feita e lá estará o "dedo companheiro" ???” (que denominação podemos dar a tais manifestações ???).
    E agora, candidamente, inocentemente, o José Sales vem afirmar que "...concordo com o Vicente Almeida. Saímos do rumo e uns e outros já recomeçaram a cantilena da "glorificação do Presidente".
    Quer dizer que ele POLITIZA a coisa, prega um extremado radicalismo, sente-se no direito de meter o pau nos petistas e no Presidente da República e depois, angelicalmente, vem concordar com o Vicente Almeida de que se fugiu do objeto inicial da postagem ??? Mas não foi ele, o próprio José Sales, que começou tudo, a partir do seu primeiro comentário e subseqüentes ??? Ou os outros têm simplesmente que aceitar o por ele posto ??? Onde já viu isso ???
    ****************************
    Post Scriptum: Faz 500 anos que afirmamos, aqui mesmo, que não somos filiado a qualquer agremiação partidária e não temos procuração para defender quem quer que seja; no caso específico, apenas e tão-somente entendemos ser o Presidente Lula um dos dois melhores Presidentes da República que o Brasil já teve (o outro foi JK).
    Só isso. É pecado ???

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.