06 outubro 2009

São 38 os países de primeira classe

O Brasil na primeira classe? Estamos longe. Na primeira classe estão Noruega, Austrália, Islândia, Canadá, França, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Itália. Eles estão na lista de 38 países com desenvolvimento humano ``muito elevado``. A grande maioria nem sequer pensa em realizar as Olimpíadas. Na segunda classe, com IDH considerado ``elevado`` estão outros 44 países.

Nessa lista, o Brasil está perto da lanterna à frente de apenas oito países. Entre eles, a Colômbia (77º), o Peru (78º) e o Equador (80º). Temos motivos para comemorar? Não. Além de computar o PIB per capita, depois de corrigi-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, o IDH também leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educação. Não estamos bem em nenhum desses itens.

O PIB per capita ainda é distorcido pela terrível concentração de renda que marca a nossa sociedade. Na educação, universalizamos o acesso à escola, mas o ensino mantém qualidade sofrível. O pior desempenho do Brasil foi no item longevidade. Nesse ponto, dois fatores determinam: saúde pública com qualidade ruim e os indices de violencia, incluindo a do trânsito, pecaminosos.

Fonte Coluna Politica do Fabio Campos/ Jornal O POVO

2 comentários:

  1. Pronto!
    Fábio Campos acaba de aderir ao "PiG"...
    Protesto!
    E o Rio de Janeiro sediar os jogos olímpicos não atenua o estrago?

    ResponderExcluir
  2. Caro Armando Rafael: agora é PIG para todo lado. Daqui há pouco aparece outras versões além do PNUD PIG. Vem aí o IBGE PIG, a FGV PIG e outros.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.