13 outubro 2009

Contrariando os maias, livro descarta apocalipse em 21 de dezembro de 2012

O mundo não vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012, aposta o livro "2012: A Era de Ouro". A data do apocalipse é atribuída ao calendário dos maias, povo pré-colombiano que habitava a região sul do México. O tema é um dos filões de Hollywood. No próximo dia 13 de novembro, chega aos cinemas brasileiros o filme-catástrofe "2012", que explora o medo do fim dos tempos com direito a cenas de desastres naturais, como vulcões e furacões, em tempos de tsunamis e mudanças climáticas bruscas com o aquecimento global. Até o Cristo Redentor é destruído na produção estrelada por John Cusack, Thandie Newton e Woody Harrelson.

Com a proximidade da estreia, representantes da cultura maia estão cansados de dar entrevistas negando que o planeta sucumbirá em 2012. Nesta segunda-feira (12), a agência de notícias Associated Press ouviu um xamã maia, o guatemalteco Apolinario Chile Pixtun, que negou a interpretação dada pelo filme. Ele culpa o Ocidente pelo boato.

O livro "2012: A Era de Ouro" aponta para um cenário oposto ao disseminado pelos adeptos das teorias apocalípticas na internet. Os autores Carlos Torres e Sueli Zanquim mostram que, a partir desse ano, a Terra viverá um período de exuberância e prosperidade, fruto da chamada Nova Era, a Era de Aquário. A obra se baseia no zodíaco egípcio de Dendera.

Mas as apostas sobre a data do extermínio da humanidade não são alimentadas apenas por adeptos da astrologia nem do misticismo. Em Juazeiro do Norte (CE), o grupo Borboletas Azuis, ligado ao culto de padre Cícero, chegou a armazenar arroz e feijão para se prevenir do apocalipse que seus seguidores esperavam para a virada do ano 1999 para o 2000. O mundo não acabou.

"2012: A Era de Ouro"

Autores: Carlos Torres e Sueli Zanquim
Editora: Madras
Páginas: 176
Quanto: R$ 42,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha

Fonte: Folha OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.