16 outubro 2009

Artigo em Defesa do MST - Por: Júnior Barreira


Bem, em solidariedade ao MST.. Vou por um texto e logo farei um breve comentário sobre o mesmo. "No Brasil, metade das terras produtivas está concentrada por grandes empresas multinacionais, as quais produzem apenas as monoculturas de EUCALIPTO, CANA DE AÇUCAR, SOJA E LARANJA. Enquanto isso, 30% da população brasileira passa fome. O Brasil é o país onde há maior concentração de terras no mundo, onde 15 mil latifundiários concentram 98 milhões de hectares de terras. Por outro lado, milhões de trabalhadores e trabalhadoras sofrem com o desemprego, falta de terras para trabalhar e consequentemente com a fome, a miséria, com a falta de saúde e (muitos) etcs..

Essas grandes empresas do agronegócio fazem com que o Brasil seja também, o maior consumidor de agrotoxicos do planeta. Esses venenos vão parar nos alimentos que você e sua familia consomem todos os dias aumentando problemas de saúde como o câncer. Essas mesmas empresas também controlam (curiosamente) setores da indústria farmacêutica. A soja e o milho, por exemplo, são responsáveis pela utilização de 56,6% desses agrotóxicos. Esses latifúndios não criam empregos, aumentam a pobreza, não pagam impostos, não produzem alimentos saudáveis, poluem e destroem o meio ambiente, utilizam trabalho escravo e se apossam de terras públicas de forma ilegal. Já a Agricultura Camponesa Familiar, que é a agricultura desenvolvida pelos pequenos agricultores/assentados, é responsável pela criação de 75% dos empregos do campo. 70% do feijão, 87% da mandioca, 58% do leite, 46% do milho que você consome, é produzido pelos pequenos agricultores. É graças a pequena agricultura que os trabalhadores e trabalhadoras da cidade podem se alimentar de forma barata e saudável.

No dia 28 de setembro de 2009, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - ocupou um latifúndio da Empresa Transnacional Cutrale que possui uma área superior a 30mil hectares de terras, sendo que desses, mais de 10 mil hectares são terras devolutas, ou seja, pertencem ao Estado e, portanto, ao povo brasileiro. Terras, que deveriam ser destinadas imediatamente à Reforma Agrária. Sendo assim, quem 'invadiu' a terra de quem?! O objetivo do MST foi denunciar a apropriação ilegal das terras pela Cutrale. Você sabia que a Cutrale utilizou no ano passado 713 MILHÕES de litros de venenos em suas plantações?? Destruir o meio ambiente, isso sim, é um ato de vandalismo e, portanto, criminoso. Cerca de 98% do suco de laranja que a Cutrale produz são destinados à exportação. QUANTOS LITROS DE SUCO DE LARAJA VOCÊ E SUA FAMILIA CONSOMEM POR DIA?? Os brasileiros não tomam suco de laranja da Cutrale!!!"

Aí temos uma outra maneira de abordar o assunto. Desde outro ponto de vista. Um ponto de vista tão legítimo como os outros. Um ponto de vista que a grande imprensa não mostra. São 98 MILHÕES de hectares nas mãos de 15 mil pessoas em um país onde somos quase 200 milhões. Na minha opinião, está tudo errado. Para quando uma reforma agrária séria?! Quando vamos parar de enriquecer uns poucos em detrimento de milhões?! Terras, muitas vezes, de beneficiados pela ditadura militar. Mesmo não me parecendo muito estranho esse tipo de ligação.. quando temos como senador o 'senhor' Romeu Tuma (Dem) que foi chefe do Dops (orgão de repressão que servia -e de que maneiras- ao regime militar). Ou como a 'Sra' Kátia Abreu (Dem), mais conhecida como 'Miss desmatamento'.. Ruralista, presidente da CNA entidade esta que, segundo a revista Veja, financiou ilegalmente sua campanha em 2006. Ou como o 'exelentíssimo' governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB) que recentemente lançou insultos e ameaças ao ministro Minc por causa da política do Governo Federal de proteção ao Pantanal que não vai permitir que alguns amigos seus instalem umas usinas por alí. A lista de coronéis seria interminável... A guerra é contra esses politicos nefastos que criminalizam o MST para cubrir seus afilhados.. Afilhados esses que estão destruindo a maior biodiversidade do planeta, que é a nossa. E é isso.. É NOSSA! Pra frente com a Reforma Agrária.. Terra para quem quer trabalhar nela e não especular e enriquecer às custas do nosso maior patrimônio. Cuidar do meio ambiente é cuidar do ambiente!

Recomendo: http://www.mst.org.br/node/8374
http://www.mst.org.br/node/8316

Por: Junior Barreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.