28 setembro 2009

A força das mídias sociais - Por: Marco Aurélio de Oliveira


A comunicação e o relacionamento são necessidades que estão presentes na vida do ser humano desde os seus primórdios. A velha história de Arquimedes procurando um homem pelas ruas de Atenas, com lanterna acesa em pleno meio-dia, revela a busca que todo e qualquer homem e mulher fazem ao manter comunicação e relacionamento: Descobrir de onde veio, onde está e para onde vai. O ser humano se comunica e se realciona para buscar integrar o "eu" dividido e muitas vezes sem sentido e direção. O ser humano se comunica e se relaciona porque precisa de informações e conhecimentos para responder as suas inquietações e desejos.

A comunicação e o relacionamento contribui para que o homem e a mulher se tornem mais humanos, mais equilibrados, sensíveis, mais abertos, mais positivos com relação a vida. Ao longo de sua história, meios para tornar esses laços mais estreitos, foram inventados e desenvolvidos. Nos tempos modernos ganham força e destaque as mídias sociais. Nessa forma moderna de se comunicar e se relacionar tudo é instâneo e imediato. Um exemplo da força dessas mídias aconteceu durante as eleições presidenciais do Irã. O mundo todo soube da fraude nas eleições por meio do Twitter, que é uma mídia social. Nesse caso, o povo deixou de ser apenas meros espectadores de informações manipuladas para se tornarem protagonistas das informações.

Outro clássico exemplo da força das mídias sociais foram as eleições presidenciais nos EUA. A internet foi responsável por 87% de toda a arrecadação da campanha de Obama. A sua vitória se deve em muito a estratégia desses veículos modernos de comunicação e relacionamento. As mídias sociais ganham força porque vivemos em uma era de transformações muito rápidas. A cultura do ser humano tornou-se acelerada. Produtos como o Viagra, Botox, Ipod e Red Bull são indicativos de uma geração que vai se configurando no aqui e agora. As mídias sociais derrubam fronteiras, encurtam distâncias. Desafiam indústrias inteiras, criam tendências. Fazem do homem e da mulher comum grandes personagens e protagonistas da história. As mídias sociais dão condições ao ser humano moderno de se tornar um repórter, um crítico, um articulista. Esses meios de comunicação e relacionamento são a transição da era da produção em massa, para a era da informação em massa. As mídias sociais colocaram o homem e a mulher na janela do mundo. Elas estão presentes na cultura, na arte, na política, na economia, na ciência, na sociedade, no mundo dos negócios. Elas estão presentes na necessidade do ser humano de se comunicar e se relacionar. Quanto a você: Como você tem usado a força das mídias sociais para gerar conhecimento e contribuir com o desenvolvimento humano?

Por: Marco Aurélio de Oliveira
Estudante de Administração de Empresas. Escrevos os meus artigos para gerar e partilhar conhecimento para o desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.