07 setembro 2009

Explorados na História. Por Darlan Reis Jr.

No desenrolar do processo histórico em que vive a humanidade, o advento da desigualdade social provocou o surgimento das classes sociais. Isso, se pensarmos em classes sociais enquanto uma relação entre pessoas. Não é prudente confundir diferença com desigualdades. São condições que não se equivalem. Diferenças entre os seres humanos são várias. Existem diferenças culturais e naturais. Alguns nascem com a cor de pele clara, olhos azuis, cabelos loiros, outros tem uma pele mais escura, olhos e cabelos negros e uma infinidade de matizes na pele e outras partes do corpo. Observe estas imagens e não obstante todas as gritantes diferenças políticas, culturais,
humanísticas, tente reparar apenas nos traços físicos:



Diante da observação dessas personalidades, percebemos rapidamente as diferenças físicas. Eu poderia usar imagens de pessoas desconhecidas, mas propositadamente escolhi as imagens dessas pessoas. Mesmo com trajetórias diferenciadas quero marcar apenas as diferenças físicas.
E as diferenças entre as pessoas não param. Existem inúmeras diferenças. Existem aqueles que se intitulam sertanejos, outros que se dizem metaleiros. Existem os que gostam de cachaça e outros que não bebem nem licor. São pessoas com gostos diferentes, hábitos diferentes.
Culturalmente não existe uma sociedade melhor do que a outra. Existem sociedades diferentes. Em algumas se come arroz, feijão, uma carne e verduras na hora do almoço, em outras, esse é um prato estranho... E as diferenças não param por aí. Existem ateus e crentes, esportistas e sedentários, heterossexuais e homossexuais, homens e mulheres, professores, jogadores de futebol, médicos, motoristas, bailarinas etc. Enfim, toda uma série de diferenças nos imprime a feição humana, o que nos torna ao mesmo tempo, singulares e universais. E todo o discurso em defesa da diversidade é considerado válido nos dias atuais.
Quando falamos de desigualdade estamos nos referindo a outro aspecto da existência humana. No caso da desigualdade social, nos remetemos à exploração. E isso não é um caso de diferença. Com certeza, um defensor da manutenção do status quo tentará vender a ideia de que a desigualdade social é apenas mais uma "diferença". Com certeza, existirão aqueles como eu que refutarão essa "hipótese". A desigualdade social como dissemos provocou o advento das classes sociais na História. E as formas de exploração variaram historicamente. Temos exemplos de escravos explorados no passado e proletários explorados hoje em dia.

6 comentários:

  1. Meu caro Darlan,

    E a que você atribui essas "desigualdades" ? não seriam elas mesmas provocadas pelas próprias diferenças entre as pessoas ? Diferenças de Caráter, diferenças de mentalidade, diferenças de Inteligência para criar um futuro melhor para si próprias ?

    Ou seria mero fruto do ACASO ?

    "Nenhum povo, nenhuma classe deixa-se submeter a outro(a), se por dentro não já estiver corrompido"

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. A desigualdade social é atribuída à forma em que se apropriam os meios de produção.
    Tenha certeza, Dihelson, toda a certeza, que nenhum escravo era escravo por uma questão de "mentalidade", de "caráter" ou por causa da "diferença de inteligência".
    Infelizmente a história dos "empreendedores" não é a história da perene ascensão da classe média.
    Não foi assim que surgiram proletários.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo que a submissão de um povo e sua escravização deve-se ao fato de que este esteja corrompido.
    O que diriam os trácios ao serem escravizados pelos romanos e ouvissem uma provocação dessa?

    ResponderExcluir
  4. "Uma grande civilização não pode ser conquistada, até que tenha se destruído por dentro"

    W. Durant

    ResponderExcluir
  5. Mas aí o Will Durant falava de civilizações.
    E nas civilizações existe a exploração, a desigualdade social.
    Tipo a dos Incas.

    Mas o que falar sobre os Cariris e o que os colonizadores fizeram com eles ?
    Não foi por causa do caráter dos Cariris que este foram massacrados.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Mas aí o Will Durant falava de civilizações.
    E nas civilizações existe a exploração, a desigualdade social.
    Tipo a dos Incas.

    Mas o que falar sobre os Cariris e o que os colonizadores fizeram com eles ?
    Não foi por causa do caráter dos Cariris que estes foram massacrados.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.