12 setembro 2009

Dica: Um sonho de liberdade – Por Beto Fernandes

Hoje fiquei surpreso ao ler a seguinte manchete no G1: “Desempregado, assassino foragido invade cadeia e pede para ser preso”. O fato aconteceu em Sorocaba onde o homem, de 41 anos, pulou o alambrado de uma prisão e pediu para ser preso. Os guardas e policiais desconfiaram da atitude, mas ele pediu para avaliarem sua ficha corrida alegando ser assassino e desempregado, além de estar sendo ameaçado de morte.

Esse fato curioso aconteceu no dia 10, quinta-feira. Contra ele havia um mandado de prisão na cidade de São Caetano do Sul condenado que foi por homicídio culposo (sem intenção de matar) em regime semi-aberto. Em 2008 ele teria ligado para PM em circunstância parecida pedindo para irem lhe prender.

Leia mais CLICANDO AQUI:

Mas e o que tem essa informação com o título da postagem? É que lembrei do ótimo filme Um Sonho de Liberdade, cujas estrelas principais são Tim Robbins e Morgan Freeman (foto). A película (é o novo) conta a história de Andy Dufresne (Robbins) um banqueiro acusado de assassinar a esposa e o amante em 1946. No presídio ele faz amizade com Ellis Boyd Redding (Freeman) e passa por experiências desagradáveis além de colaborar falsamente com roubos do diretor da prisão, enquanto arquiteta o seu plano de fuga que acaba sendo bem sucedido.

Existem histórias paralelas a principal e uma delas é a de um condenado que teme a liberdade. Ele já estaria familiarizado com a rotina do presídio e dentre outras coisas temia o preconceito da sociedade. Sentindo-se excluído acaba cometendo o suicídio quando vê negado o seu pedido de retornar a prisão. Ellis Boyd que também teme a liberdade um dia define a situação ao dizer que depois de passar tanto tempo na cadeia existe uma certa acomodação e chega a ser possível ver os demais detentos como uma família. Boyd, contudo, não fica desorientado quando sai do presídio e encontra o parceiro Andy que com outra identidade curte não sonho, mas a realidade da liberdade.

Quem já assistiu sabe que estou falando sobre um dos melhores filmes. Quem não assistiu ainda deve fazê-lo e não se deixar iludir por um início de narrativa lenta, mas que vai chamando a atenção à medida que Robbins fica frente a frente com o medo e descobre que pode haver humanidade no que a grande maioria das pessoas acha que é um inferno.
Ficha técnica:

Um Sonho de Liberdade
1994 – Estados Unidos
Gênero: Drama
Duração: 142 minutos
Título original: The Shawshank Redemption
Direção: Frank Darabont
Elenco:
Tim Robbin, Morgan Freeman, Bob Gunton, James Whitmore, Gil Bellows, William Sadler, Mark Rolston, Larry Brandenburg, Clancy Brown, Jeffrey DeMunn.
Sinopse:
Em 1946, Andy Dufresne é um jovem e bem-sucedido banqueiro, que tem sua vida radicalmente alterada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado paralelo do presídio.

Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Ah, esse filme é maravilhoso mesmo. Digno de ser visto inúmeras vezes...

    Abração, Beto!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.