23 setembro 2009

John+Coltrane2

COLTRANE - Um Mito, uma Lenda, Um Gênio !

Hoje também é o aniversário de um gênio maior da música. Alguém tão especial, que no mundo da arte, da qual eu tenho a honra de fazer parte, o consagramos como um Deus. Um gênio que à semelhança de Beethoven, Bach, Chopin, ou Stravinsky, revolucionou a maneira como se pensa e faz música. Alguém que serviu de inspiração e caminho para centenas de outros que vieram depois dele. Eu poderia escrever laudas sobre o grande John Coltrane, e suas relações e realizações no plano da música, sobretudo o lado espiritual que ele tanto procurou exaltar.

Considerado por muitos, ao lado de Charlie Parker, o maior saxofonista da história, a contribuição de Coltrane para a música, sobretudo ao lado de Miles Davis é tão grande, que nenhum adjetivo empregado é capaz de valorizar suficientemente o grau de profundidade a que Coltrane levou a música. Trago aqui apenas uma pequena biografia da wikipédia, como uma singela homenagem a este grande gênio da Música, com M maiúsculo !

John William Coltrane (kōl'trān) - (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926 — Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.

Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical. Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007, por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dos ícones centrais na história do jazz."

Fontes adicionais: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.