28 setembro 2009

Cada um por si nas ruas do Crato. Por Darlan Reis Jr

Imagens da Rua 21 de junho, bairro Pimenta em Crato - CE. En frente a um conhecido colégio particular que recebe estudantes de melhor condição econômica na cidade.


Onde estava o Demutran?

Uma fila interminável de estacionamento proibido.


Fila dupla e estacionamento proibido.

Como já havia descrito, o caos impera no horário de saída dos estudantes no horário da manhã, na Rua 21 de junho, aqui no Crato. Essas fotos foram tiradas por volta de onze e quarenta da manhã de hoje, 28 de setembro. Quanto mais próximo do meio-dia, mais aumenta o vale-tudo para estacionar em frente ao colégio. Isso com as placas de "proibido estacionar" ali, na cara de todos. Repare no mau exemplo e na falta de cidadania.

E onde estavam os agentes do Demutran? Por que não aparecem por lá nesse horário e aplicam o Código de Trânsito? Qual será o posicionamento das autoridades da cidade? Será que é preciso um acidente grave para que tomem providências?

12 comentários:

  1. Conheço bem o problema, pois tenho duas filhas que estudam no referido educandário e esposa que ali trabalha.

    É bom que se esclareça que a maior parte dos erros citados ou insinuados é da competência do órgão municipal de fiscalização do trânsito:

    1) Em vez da proibição de estacionamento em frente ao cólégio, deveria haver tão somente uma disciplina. Os problemas decorrentes do estacionamento proibido acontecem nos horários de pico (entre 7 e 7:30 e 12 e 13 horas), quando os estudantes chegam ou saem da escola. Nestes horários deveriam ser permitido apenas embarque e desambarque de passageiros, durante no máximo 5 minutos.

    2) Agentes do Demutran ainda atuam no início da manhã, orientando a travessia do cruzamento próximo do colégio e o desembarque de alunos. Fora isso, não os vejo atuando.

    3) Não existe, pelo que me consta, ação inibidora de irregularidades no trânsito (nem advertância nem multa).

    4) As demais irregularidades, incluindo o estacionamento proibido e a obstrução da via pública, são da competência dos motoristas. No entanto, praticadas livremente por falta de coibição do Demutran.

    ResponderExcluir
  2. Entendo. O DEMUTRAN sumiu dali e alguns motoristas ensinam que o famoso "jeitinho" está vivo,afinal, existe a sinalização mas é possível estacionar já que não acontece nada.
    E o DEMUTRAN não educa, não fiscaliza e não pune.

    ResponderExcluir
  3. Só para esclarecer aos distintos leitores do Blog do Crato: não houve insinuação. São infrações.
    As fotos mostram as irregularidades e não foram montadas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. o DEMUTRAN ta atrás dos mototaxistas, aquele que ta com a senhorinha na garupa, carregando suas compras, com destino a vila lobo, toda encapacetada, no suor de meio dia....

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosas fotos. Cadê o Wilson Bernardo que não viu isso, rapaz ?

    Vou entrar em contato com o Joatan ( chefe do Demutran ), mas acho que a essa altura, alguém já deve ter mostrado essas fotos a ele, e alguma providência PRECISA ser tomada imediatamente.

    E não é só isso. Nas ruas do Crato, de vez em quando, eu ouço passar motoqueiros em alta velocidade, e sem o silencioso, o que é proibido e causa um barulho imenso.

    O Demutran já promoveu eventos educativos até em escolas, mas a população não tem jeito mesmo. Outro dia ele me confessou meio decepcionado que parece que a única coisa que essas pessoas entendem, é a MULTA. Quando a multa pesa no lombo do cara, num instante se resolvem essas coisas, mais do que campanha informativa.

    Infelizmente, o Crato precisa muito se educar para ser uma cidade civilizada. Cidade em que toda madrugada tem gente que queima lixo, produzindo fumaça de gases tóxicos que podem causar câncer neles mesmos, o que esperar de um povo desses ???

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Também próximo a escola onde trabalho, muitos dos motoristas não respeitam as placas de sinalização. Alguns acidentes já aconteceram. Entramos em contato com o DEMUTRAM e fomos informados do pouco efetivo. Então solicitamos a visita de um agente, o qual agendou a partir do dia 05 de outubro, uma formação para os nossos porteiros para fazer a travessia segura dos nossos alunos, nos horários de pique. Acredito que não precisaríamos de fiscalização se todos fizessem a sua parte. Nos cruzamentos da rua Monsenhor Esmeraldo com São Francisco está bastante sinalizada. Falta apenas pedestres e motoristas fazerem a sua parte. Educar ainda é a melhor forma de conscientização. Sugerimos a outras escolas buscarem a adesão do Projeto Travessia Segura, promovida pelo DEMUTRAN.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Desafio qualquer cidadão cratense atravessar nas faixas de pedestres espalhadas pela cidade. Nem todos os motoristas respeitam a sinalização, dando preferência para os pedestres.
    Na maior instituição da nossa cidade, a URCA, existe uma faixa de pedestres,e é comum encontrar pessoas se arriscando em atravessar a via fora da faixa, entre os carros, dificultando o trânsito e correndo o risco de ser atropeladas.E olha que, onde existe a faixa,de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a prioridade é do pedreste.
    Mas o pior é quando os condutores param em cima do espaço delimitado impedindo a passagem dos pedestres, já presenciei isso diversas vezes.
    "Bendita sejas, ó terra de Alencar !"

    ResponderExcluir
  9. Darlan,

    Faça-nos outro grande favor: Hoje, passa no mesmo local, com a sua câmera e tenta fotografar novamente, no mesmo horário pra gente ver se o problema foi detectado e resolvido, por gentileza!

    Estarei entrando em contato com o Joatan.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  10. Interessante:

    Pois comigo foi um pouquinho diferente:
    Há alguns meses o meu automóvel foi multado na rua Dr. Miguel Lima Verde, 297 por estar estacionado em FILA DUPLA.

    Curioso é que aquela artéria começa a partir do nº 470. Nem na Dr. João Pessoa que a antecede, existe o numero tipificado acima.

    Claro fiz a minha defesa e ganhei -nada mais justo. Mas, e aqueles que não sabem se defender. Pagam e recebem pontinhos na CNH.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  11. Dihelson, hoje eu não pude passar lá.
    Por isso, não verifiquei.
    Obrigado por dar espaço para esse serviço de utilidade pública.
    Abração.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.