13 setembro 2009

10ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço.


Com o tema "Vida e Cidadania no Semiárido" será realizada neste domingo (20/9) a 10ª Romaria das Comuniades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço. "São dez anos de caminhada, com o objetivo de resgatar a memória da comuniade do Caldeirão, destacando a experiência camponesa de reforma agrária popular e a memória do Beato José Lourenço como afilhado do Padre Cícero."(Trecho do panfleto de divulgação do evento).

A caminhada, com a presença de representantes de várias paróquias da Diocese, sairá nas primeiras horas da manhã da sede do Crato e distritos até a Capela de Santo Inácio de Loyola, na área do Caldeirão. Ali, a concelebração eucarística que anualmente é presidida pelo bispo diocesano d. Fernando Panico, terá início às 7h30min. Este ano será presidida pelo pe. Vileci Basílio Vidal pároco da paróquia de nsa. sra. das Dores de Assaré com a presença de váios padres da Região do Cariri. É que nesta data, o Bispo Romeiro, que batizou o local com a denominação de "Satuário das Comuindades" estará em Roma para uma visita ao Papa Bento XVI.

O Sítio Caldeirão fica no distrito de Ponta da Serra, a 22 quilômetros do centro do Crato. Quem sair da cidade com destino a Farias Brito, 10 quilômetros após o distrito de Ponta da Serra, na CE-386, encontrará a placa indicativa do Caldeirão à margem esquerda da rodovia.

Após sair do asfalto, são 12 quilômetros em estrada corroçável em boas condições de tráfego. Durante todo o percurso haverá placas indicativas para facilitar o acesso ao sítio. A capela de Santo Inácio de Loyola é a única edificação que sobrou ao massacre ao Caldeirão em 1936 pelas forças repressoras do governo de Francisco de Menezes Pimentel com autorização do ditadura Varguista.

A Coordenação da Romaria lembra aos participantes que organizem sua comunidade, preparem alimentos para a partilhar no grupo e não esqueçam de providenciar água e chapéu. Apesar de serem instaladas tendas no local, sempre é bom que todos(as) estejam protegidos(as) dos efeitos do sol durante toda a caminhada.

A Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço é organizada pela Comissão pastoral da Terra (CPT) da Diocese do Crato, Cáritas Diocesana, Eixo Ação da Diocese e Comissão Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base. Tem o apoio do Fórum Araripense Contra a Desertificação, Unversidade Regional do Cariri (URCA) e Administração Municipal de Crato/Secretaria de Cultura do Município.

Contatos: Padre Vileci (88)3535-1075 e (88) 9914-1598

Por: Geraldo Sales - Blog do Juazeiro - Rede Blogs do Cariri

Um comentário:

  1. Grande Dihelson!

    Obrigado por ter publicado esta nota sobre a Romaria das Comunidades no seu Blog. Certamente os desdobramentos serão muito maiores depois disto.

    Valeu!

    Belo trabalho este que você vem desenvolvendo em prol da Cultura Musical e da Cultura no geral, não só no Crato, você sabe bem mais do que eu.

    Abraço, estou às ordens!

    Geraldo Sales / 9619-0420
    (85) 8879-2434

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.