05 agosto 2009

PT do Crato pune membro do partido por este trabalhar para Samuel Araripe, que é do PSDB

Membro do Partido dos Trabalhadores está sendo intimada por "apoiar governo que contraria os princípios programáticos do partido".

Crato. A militante do Partido dos trabalhadores, Alessandra Bandeira, que é considerada pelo público, uma das grandes representantes dos movimentos de reivindicação feminina e luta na cidade do Crato, e do próprio partido, recebeu no dia de ontem ( 04 ), uma intimação no mínimo, sui generis: A de apresentar defêsa para não ser expulsa do PT, o Partido dos Trabalhadores, apenas pelo fato de a mesma haver sido contratada como profissional e historiadora para a Fundação J. de Figueiredo Filho ( Museus do Crato ), na administração cratense de Samuel Araripe ( PSDB ).

Em recentes entrevistas ao Blog do Crato, Alessandra já havia relatado que estava se sentindo ameaçada e perseguida por alguns integrantes do seu próprio partido, e que a qualquer momento, poderia até ser expulsa. O clima de aparente perseguição política ( segundo a mesma ), já vem sendo orquestrado desde que ela foi contratada por sua especialidade ( História ), para a Fundação J. de Figueiredo Filho, que dentre outras atividades, mantém o Museu Histórico do Crato, e o Museu de Arte Vicente Leite. Em nota postada na tarde de ontem no site Blog do Crato, diz Alessandra:

"Venho aqui em público para deixar claro que não entregarei defesa nenhuma, mas que isso, para mim, e para muitos, a certeza de que isso é uma perseguição clara é nitida. Alegar que aceitei trabalhar para o prefeito Samuel, quando estava desempregada e precisava colocar comida no prato de meu filho, e que me sinto satisfeita é motivo de desfiliação?"

Há vários dias o também militante do Partido dos Trabalhadores Wilson Bernardo, que também faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura do Crato se sentiu ameaçado pelo seu partido, sob alegativas de trabalhar para outra administração diferente do PT. Entretanto, assim confidenciou Wilson:

"...Eu quero é que eles tentem me tirar do PT ! - Que Eu irei dar nomes aos verdadeiros Bois..."

O posicionamento do Partido

Em resposta à nota de Alessandra Bandeira, de que não apresentará nenhuma defêsa sobre a intimação, o integrante do Partido dos Trabalhadores, Amadeu de Freitas, um dos grandes do partido, também publicou uma nota dirigida à Alessandra:

"A Comissão Executiva Municipal do PT está cumprindo o Estatuto ao notificá-la para que se defenda da acusação de “apoiar governo que contraria os princípios programáticos do partido. ...”

E ainda:

"A questão não é de ser contra você trabalhar e ganhar dinheiro para criar sua família. Como você mesma faz questão de divulgar, está trabalhando para Samuel e não para a Prefeitura Municipal do Crato. Claro, você não foi aprovada em concurso público. Por isso mesmo exerce cargo a convite do Prefeito."

Amadeu de Freitas

Alessandra ainda se defende, afirmando que isso é certamente, um absurdo, pois entende que o trabalho honesto em qualquer local e a convite de quem quer que seja, para exercer uma função da sua especialidade, é sempre motivo de dignidade e sensatez.

Diferentes posturas

Há alguns dias, o Blog do Crato consultou o Prefeito Samuel Araripe para saber qual a sua postura em relação a trabalhar com pessoas de diferentes partidos e ideologias políticas, marca da sua administração, em que se constitue de pessoas de inúmeros partidos contrastantes. Samuel assim falou à nossa reportagem:

"Meu caro Dihelson, quando eu procuro um profissional, um trabalhador, eu não estou interessado se aquela pessoa pertence a partido A, B ou C. Eu procuro pessoas pela competência delas. Pela sua especialidade. Passadas as eleições, eu entendo que numa cidade como o Crato, todos nós temos que tratar de trabalhar pela cidade, e não pensando em politicagens. O Crato já sofreu muito por causa disso. Portanto, eu tenho o maior carinho por todas as pessoas que trabalham nos nossos quadros e ESPECIALMENTE, quero frisar, pelas pessoas que são dos outros partidos. Aqui, o nosso partido é o Crato. Não quero de forma nenhuma que as pessoas mudem de partido não! Pelo contrário, eu vejo como muito benéfica a participação de outras idéias e atitudes que venham somar ao nosso município. Eu tenho o meu partido, mas eu defendo que cada um acredite naquilo que seu coração lhe orienta...contanto que veja no trabalho a mais clara integração do ser humano, pois o trabalho reúne todos as crenças. O ser humano precisa ser valorizado independentemente de onde ele se encontre. Bom, isso é o que eu penso. É por isso que aí você vê que nós trabalhamos com gente de todo tipo. A única coisa que se pede, é que as pessoas exerçam suas especialidades porque foram contratadas. Repito mais uma vez: O Crato é o nosso maior partido. É isso que precisamos entender e defender."

Samuel Araripe.

Reportagem: Dihelson Mendonça

24 comentários:

  1. Sempre achei esquisita essa "democracia interna" do Partido dos Trabalhadores-PT.
    Em 1985, o PT expulsou de seus quadros os deputados federais Ayton Soares e Beth Mendes que votaram em favor de Tancredo Neves quando este disputou (e venceu) as eleições indiretas à Presidência da República.
    Quem não se lembra dos desabafos feitos por Dr. Valdetário, ano passado, aqui mesmo neste Blog, sobre decisões do diretório local do PT?
    E, ao que consta, o Dr. Valdetário estava coberto de razão.
    Outro exemplo do rigor do PT para com a "fidelidade partidária" do PT no caso da ex-senadora HELOÍSA HELENA, JOÃO ALFREDO, senador JOSE NERI, dentre outros, que, de tanto divergir com o partido, após a chegada deste ao poder, foram processados na comissão de ética ( e de comissão de ética o Governo Federal entende, haja vista, a que ele formou no Senado) partidária e terminou expulsa do partido, fundando, então, um partido à feição de suas idéias: o PSOL.
    Não se incomode Alessandra. Você não perdeu nada.Ganhou. Deixou de acompanhar a alta cúpula do PT que se tornou a Guarda Pretoriana dos Corruptos do Senado Federal...

    (Para quem não sabe: Guarda Pretoriana era um corpo militar de elite formado - na Roma Imperial - para "blindar" os imperadores romanos de plantão e suas famílias. Qualquer semelhança que a alta cúpula do PT vem fazendo de Sarney-Collor-Renan Calheiros, et caterva, não é mera coincidência).

    ResponderExcluir
  2. Manifesto minha solidariedade à historiadora Alessandra Bandeira por ser vítima de perseguição interna do diretório municipal do PT do Crato. É inconcebível que, em pleno século XXI e 25 anos após o fim da Ditadura, que o PT exemplarmente lutou contra, uma pessoa seja punida por exercer um trabalho digno com objetivo de sustentar a família e contribuir com o desenvolvimento de uma comunidade.

    Gostaria, por fim, revelar que em 2002, quando era filiado ao PSDB do Crato, votei abertamente nos candidatos do PT (Lula, para presidente da República, e José Airton, para governador do Ceará), e, por isso, nunca fui admoestado e muito menos constrangido por quem quer que seja.

    Carlos Rafael Dias
    Professor da Universidade Regional do Cariri - URCA

    ResponderExcluir
  3. Condordo com o Armando. Não perde nada mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Alessandra,

    Como sabemos, o Blog do Crato é democrático. Há espaços para todos. O próprio Amadeu de Freitas é membro permanente do Blog, com senha e tudo, igual a você.

    Fica então, a critério do Amadeu, a satisfação da curiosidade pública, e a essa altura eu diria até da indignação pública com o caso, saber de quem partiu a iniciativa de expulsão dos membros, afinal, em tese, não há o que temer!

    Mas como falei, cabe somente aos dirigentes do partido, e isso é assunto deles. De qualquer forma, o Blog do Crato se coloca aberto a qualquer publicação, desde que sem agressividade de membro para outro membro, ou atacar pessoas outras que não podem se defender.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça
    Administração.

    ResponderExcluir
  7. di,

    retirei os comentarios e escrevi o que acho que precisa ser dito.

    no caso vc não entendeu o que quis dizer e que o ilustre Amadeu usou o artigo sobre o babaçu, meus comentarios e as fotos que o Wilson postou minha com o senador Tasso.

    Até ai tudo bem, mas manipular o que esta escrito para usar contra uma pessoa e um absurdo!

    sempre amei o blog por isso por ser democratico, por isso me sinto bem aqui, mas so falta agora ter censura...

    pode uma coisa dessa , tudo que escreves será retirado do contexto e usado contra vc no tribunal da santa inquisição!

    Me poupe!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alessandra,

    Eu entendi. Só coloquei que essa decisão de publicar o nome do acusador, infelizmente, está nas mãos deles, mas nos colocamos à disposição.

    Pode ter certeza que da minha parte não há censura, e vc sabe disso, porque o que eu mais cobro é que cada um assuma aquilo que escreve.

    Por precaução, inclusive, eu já salvei no meu computador, algumas postagens, para evitar de as pessoas possam modificar aquilo que disseram.

    O prevenido vale por dois...

    Mudando de assunto:
    Vamos ver se hoje à noite a gente faz aquela reunião com o Bibi ?

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir
  9. o meu amor vamos sim!

    to aqui rindo tanto dessa situação!

    não se preocupe pois, deiferente destes seres do PT eu assumo e assino o que falo!

    bjos!

    ResponderExcluir
  10. Para mim e muitos leitores este assunto é particular, nao devia esta sendo exposto. Eu sei que muita gente adora fofoca, mas machuca muito, ainda bem que voces levam na esportiva. Só faz medo ocorrer agessoes fisica e/ou moral.

    ResponderExcluir
  11. Professor Rafael,

    Sendo você uma pessoa sensata, entenderá que Alessandra e Wilson não foram denunciados “por exercer um trabalho digno com objetivo de sustentar a família e contribuir com o desenvolvimento de uma comunidade”, como escreveu. Eles foram denunciados por participarem e defenderem um governo ao qual o partido a que pertencem é oposição. E mais, por publicar ofensas ao partido e a seus membros.

    Cada partido tem sua disciplina. Não considero absurdo promover a exclusão de um filiado que não tem mais nenhum compromisso com o partido. Acho que o PSDB não lhe repreendeu porque você também já não tinha interesso nele. Tanto é que você afirma não ser mais filiado ao PSDB.

    Amadeu de Freitas.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o depoimento de Tatiana. Este assunto de quem é fiel ou não aos princípios deste ou daquele partido é assunto para tratar dentro das reuniões de cada partido. Este bate boca em público nada acrescenta nem aos tucanos nem aos petistas. Vamos publicar assuntos de intertesse público. É mais interessante.
    Vale lembrar que infelizmente quando alguém é convidado para ocupar um cargo comissionado, infelizmente tem que comungar com a política de quem está no poder. Tem que vestir a camisa mesmo. Se disser o contrário esta pessoa está sendo hipócrita.Por isso é melhor não ser filiada a nenhum partido, para não correr o risco de ser demitida.
    E falando em perseguição política, tem mesmo. Isto aconteceu com uma pessoa da minha família que não quis ser tucana.rssrsrsrsr.....

    ResponderExcluir
  13. Caro Amadeu, panteão da verdade e da justiça,
    Vossa Senhoria poderia por obséquio responder essa minha humilde indagação?


    O que leva um partido abrir um processo de desfiliação contra alguem que nem filiada é mais?

    E se não for abusar demais de seu precioso tempo em busca da justiça e da ética, poderia responder aqui em público:

    Quem pediu o meu afastamento?

    Um pedido não deveria constar a assinatura, já que se estou sendo acusada não deveria ao menos saber por quem?

    Teria o senhor feito concurso para trabalhar no INCRA?

    Como muito sábiamente disse vossa pessoa aqui no Blog:

    Se eu não me defender e porque tenho culpa.
    E se o senhor se calar também terás culpa?

    Um díficil tanta pergunta...

    Mas nos estamos aqui ansiando pelo sua defesa e resposta precisa e ensaiada baseada e fundamentada nos maravilhosos estatutos da moral e da ética petista!

    Avante companheiro,

    estou aguardando...

    ResponderExcluir
  14. enfim quero de novo parabenizar ao prefeito Samuel que nessa situação toda foi de uma sensatez e inteligencia sem igual.

    Uma boa administração e feita atraves de soma , não de divisão!

    Parabéns Samuel Araripe, estou realmente feliz em contribuir para seu governo, competencia e inteligencia são para poucos, e o senhor pode ter certeza que as tem!

    ResponderExcluir
  15. Alessandra,
    Desconsiderando as ironias, respondo ponto por ponto suas indagações. E o faço sem me submeter à pressão ou ameaça que procurou imprimir nas suas palavras.

    1. O que leva um partido abrir um processo de desfiliação contra alguem que nem filiada é mais?
    R. O processo de desfiliação cumpre o rito previsto no Estatuto, pois, mesmo que sua filiação não figurasse no Cadastro Nacional de Filiados do PT, ela consta na Relação de Filiados do Cartório Eleitoral.
    2. Quem pediu o meu afastamento?
    R. Essa resposta você já tem, pois você recebeu cópia da representação assinada por quem representou.
    3.Teria o senhor feito concurso para trabalhar no INCRA?

    R. Você sabe que estou investido em um cargo de direção. Também não fiz nenhuma acusação contra você pelo fato de exercer cargo de confiança na Prefeitura do Crato. Aí está a questão: Eu participo de um governo que assumo publicamente a sua defesa e você também. Mas o PT não apóia o governo que você participa e defende, no meu caso sim.
    Amadeu de Freitas.

    ResponderExcluir
  16. Amadeu, sinto muito, mas você não respondeu absolutamente NADA do que foi perguntado.

    Responda ( SE PUDER, se não tiver algum rabo preso ), apenas uma simples pergunta, de forma Honesta:

    01 - Quem pediu o afastamento da Alessandra ?

    Só Isso, cara!
    Ou vc acha que ela não tem todo o direito de saber ? Não cometa mais essa injustiça, Pelo amor de Deus!

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  17. Olha, Dihelson,
    Respondi sim, tudo. Não escrevi o que vocês queriam ler.
    Bem, como não tenho mesmo rabo preso, posso repetir a informação. No entanto, essa insistência na publicação do nome de quem assinou a Representação contra Alessandra é mera estratégia para exploração do assunto. Não serei eu que vou divulgar. Não vejo importância nisso. Já disse que Alessandra tem cópia da Representação assinada por um filiado do PT.
    Portanto, vocês sabem quem representou. Dizer que ela não sabe quem assinou a representação é faltar com a verdade. O meu nome também consta na Representação como testemunha. É tudo.

    ResponderExcluir
  18. Tá certo, Amadeu.

    Nossa discussão aqui é meramente no campo das idéias, e você sabe que eu não tenho nada contra sua pessoa, que conheço de muito tempo.

    Então a Alessandra sabe do nome. OK. Minha querida Alessandra, se você sabe, diga pra nós, se for do seu agrado. As pessoas aqui estão curiosas em saber quem entrou com essa representação contra você. Atenda a nossa curiosidade, por gentileza...

    Abraços a todos,

    DM

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Bobagem, Alessandra, pura bobagem. Não discuto nesse nível.
    Amadeu.

    ResponderExcluir
  22. Caro Amadeu,

    VC quer realamente fazer esse papel ridiculo?

    diga logo que vc e o requerente e pronto, mas na carta que possuo não ha nome nenhum e posso provar

    Se queres ir adiante distorcendo a verdade vá , mas não me use

    Assuma que o Pt errou.

    ResponderExcluir
  23. E dihelson so se escreveram com tinta invisivel, pois neste requerimento não ha nada , nenum nome so o de testemunha Amadeu de Freitas.

    ResponderExcluir
  24. Alessandra e Amadeu,

    Creio que se o Amadeu admitir que foi ele que entrou com uma representação contra você, não tem problema algum. Aliás, eu teria parado com a minha insistência, porque a única coisa que estou questionando agora é a relutância dele em publicar o nome, e a mentira de dizer que o nome foi escrito na representação.

    No mais, não vejo problema algum em que ele diga que foi A, B ou C. O partido, calro, tem todo direito de expulsar quem quer que seja.

    Abraços a todos,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.