06 agosto 2009

Previsão do Tempo e Almanaque - 06 de Agosto de 2009

Bom dia a todos os leitores e escritores do Blog do Crato. Hoje, dia 06 de Agosto de 2009 amanheceu chovendo em Crato. Uma fina chuva, mas bastante interessante varreu a vilalta nessa madrugada, embora todos os sites de meteorologia informassem o contrário para esta região baseados em fotos de satélite. A previsão do site climatempo para hoje, é dia com sol e algumas núvens, e segundo eles, não choverá, ou não choveria. No entanto agora mesmo, 06:15 da manhã, tempo bastante fechado. Temperatura local, 25 graus.



ALMANAQUE

No dia 6 de agosto, a Igreja Católica comemora o Dia de Maria Francisca Rubatto

Em Carmanhola, cidade agrícola de intensa atividade pastoral, próxima de Turim, nasceu Ana Maria Rubatto, em 14 de fevereiro de 1844, numa família simples e cristã. Desde a infância, fez voto de virgindade, recusando, mais tarde, um casamento vantajoso. Aos dezenove anos, após algumas tragédias familiares, como a morte de alguns irmãos pequenos e a perda dos pais, deixou a cidade. Foi para Turim, onde residia sua irmã mais velha. Durante cinco anos, dedicou-se às obras de caridade, fazendo parte da equipe de auxiliares do futuro são João Bosco, no seu Oratório. Lá, a rica e nobre senhora Scoffone, também pia e caridosa, fez dela sua filha adotiva. Levou-a para viver em sua casa e tornou-a sua conselheira na administração do seu patrimônio. Ao morrer, doou tudo, em testamento, para as obras dos padres do Cotolengo de Turim. Os anos vividos ao lado da senhora Scoffone foram de intenso empenho espiritual e caritativo. Após o falecimento da protetora, voltou para junto de sua irmã. No verão de 1883, costumava ir para o balneário de Loano, na Riviera da Ligúria, onde ajudava as famílias e cuidava dos pescadores doentes em suas casas, dando, também, assistência às crianças abandonadas. Nesse local, uniu-se a um grupo de senhoras pias que se dedicavam às obras de caridade. Esse pequeno núcleo iniciava-se numa vida comunitária religiosa, inspirando-se no ideal de são Francisco de Assis, sob a direção do capuchinho padre Angélico.

Logo o padre percebeu que Ana Maria tinha uma fantástica capacidade organizadora de obras de caridade e que sua vocação missionária era emocionante, só voltada para a salvação das almas. Por isso o próprio padre Angélico incentivou-a a criar um novo Instituto. Em janeiro de 1885, vestiu o hábito religioso franciscano, junto com algumas das senhoras. Nascia a família religiosa das Irmãs Terciárias Capuchinhas de Loano, depois chamadas Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, com a finalidade de dar assistência aos enfermos, especialmente em domicílio, e proporcionar a educação cristã da juventude. Ana Maria emitiu os segundos votos em 1886, tomando o nome de Maria Francisca de Jesus. Foi eleita a primeira madre superiora do Instituto, cargo que manteve até a morte. A sua obra difundiu-se rapidamente na Itália e também na América Latina. A partir de 1892, madre Maria Francisca começou a viajar para o Uruguai, a Argentina e o Brasil. Em 1895, fundou a primeira casa do seu Instituto fora do seu país, no Uruguai. Depois, acompanhou um grupo de religiosas à Missão de Alto Alegre, no Maranhão, Brasil, onde, em 1901, sete delas morreram mártires sob um dos ataques dos índios. A Argentina também recebeu a semente da sua Obra. Ao todo, foram vinte casas abertas nos vinte anos do seu governo, todas organizadas e fundadas por madre Maria Francisca. Estava no Uruguai, em Montevidéu, quando adoeceu. Foi um exemplo cristão até no sofrimento. Morreu em 6 de agosto de 1904, nessa cidade, onde foi enterrada na capela da primeira casa fundada em terras estrangeiras.

A congregação, desde 1964, está presente na Etiópia, África. O papa João Paulo II proclamou-a, solenemente, a "primeira bem-aventurada do Uruguai" em 1993. A celebração da bem-aventurada Maria Francisca Rubatto deve acontecer no dia de sua morte.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 06 de Agosto de 1945, portanto, há exatos 64 anos, às 07 horas da manhã, explodia a primeira bomba atômica, na cidade de Hiroshima, no Japão, a fim de forçar a rendição japonesa, e o fim da Segunda Guerra Mundial.

No dia 6 de Agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a cidade japonesa de Hiroshima foi desnecessariamente bombardeada pela força aérea americana. Três dias mais tarde segui-se o bombardeio de Nagasaki. Sua justificação era forçar o rendição do Japão, porém, o que ficou evidenciado era que ambas faziam parte de uma verdadeira demonstração de força do armamento nuclear dos EUA. As cidades foram escolhida por estarem situadas exatamente entre vales, o que facilitaria a avaliação dos danos causados pela nova tecnologia bélica, a qual nunca até então havia sido usada e nem se sabia quais seriam suas consequências. Soma-se a isso o fato de que essas cidades nunca sofreram ataques durante a Segunda Guerra, ou seja, era pouco vigiadas. A detonação da Little Boy, como era chamada a bomba que causou a morte de mais de 250 mil pessoas em Hiroshima, foi ouvida até o alcance das cidades vizinhas. Ela destruiu tudo o que encontrava num raio de dois quilômetros e meio, devastando vegetação e estrutura da cidade. Porém, o aporte térmico da bomba teve um alcance ainda maior. A detonação da Fat Man sobre Nagasaki causou tanta destruição quanto em Hiroshima. Sobreviventes que sofreram fortes queimaduras devidas á propagação do intenso calor, fora da área de explosão, andavam pelas ruas sem saber o que havia acontecido. A radioatividade se espalhou provocando chuvas ácidas, causando a contaminação da região, incluindo lagos, rios, plantações. Os sobreviventes foram atendidos dias depois, o que ocasionou a morte lenta e agonizante de muitos. Até os dias de hoje os descendentes dos habitantes afetados sofrem os efeitos da radioatividade. Tempos depois a cidade foi sendo reconstruída. Após mais de 60 anos decorridos da tragédia que marcou a história mundial, Hiroshima se transformou numa cidade moderna e desenvolvida, com árvores, prédios, pessoas circulando e carros, como em qualquer outra. Contudo, as lembranças continuam vivas dentro de cada um. Sendo assim foi construído o Memorial da Paz de Hiroshima, uma das atrações mais visitadas no Japão, servindo de apelo à paz e um acervo cultural.

Fontes: Edições Paulinas, Wikipedia, Climatempo, http://pt.shvoong.com, autor: Maycon portilho.

3 comentários:

  1. Ô, Dihelson,
    Só uma dúvida: esse "Almanaque" é privativo da "turma do alemão" (Bento XVI) ???
    Será que não temos figuras mais importantes e que contribuiram para o progresso da humanidade, merecedores de tal destaque ???

    ResponderExcluir
  2. Mariano,

    Você alguma coisa contra a Igreja Católica ?
    Porque o santo do dia é porque vem de um calendário, agora se existe um calendário de ALMANAQUE de Personalidades do Dia, eu desconheço. E Almanaque que eu entendo engloba coisas referentes ao dia. Posso colocar Horóscopo também, e receitas culinárias...ou quem sabe os discursos de Rui Barbosa, rs rs

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Por que não aquela receita da deliciosa torta de chocolate da vovó ??? (pelo menos terá alguma serventia). Ou a daquele "aluá" servido às noites de São João ???
    *************************
    Personalidades Nascidas a 8 de Agosto (um exemplo)
    Emiliano Zapata (chefe revolucionário)
    Ernest Orlando Lawrence (Nobel da Física)
    Jostein Gaarder (escritor)
    Nigel Mansell (piloto)
    James Hetfield (guitarrista e vocalista dos Metallica)
    Roger Federer (tenista)
    Dustin Hoffman (ator) (*)
    (*) Após uma carreira no teatro, alcançou a fama no cinema ao protagonizar o filme The Graduate (no Brasil, A primeira noite de um homem), de 1967, ao lado de Anne Bancroft. Depois desse sucesso, estrelou outros filmes famosos nos anos 70, como Midnight Cowboy, Little Big Man, Papillon e All the President's Men. Mais recentemente, brilhou com Tootsie e Kramer vs. Kramer. A atuação no drama Rain Man, de 1988, como o irmão autista de Charlie, interpretado por Tom Cruise), lhe valeu o segundo oscar de melhor ator. Trabalhou em outros dramas e filmes de ação, como Confidence e Runaway Jury, ambos de 2003; e comédias, como Meet the Fockers, de 2004.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.