
O escritor Altair Martins (foto 2, direita), de Porto Alegre, foi o vencedor da categoria livro do ano de autor estreante, com ‘A parede no escuro’ (Record). O anúncio dos escritores premiados com R$ 200 mil cada foi feito pelo governador de São Paulo, José Serra, e pelo secretário de Cultura do estado, João Sayad.
Altair Martins e Ronaldo Brito foram escolhidos por um júri de peso. Fizeram parte da comissão julgadora o escritor Cristóvão Tezza, o crítico literário Luis Antonio Giron, a professora Walnice Nogueira Galvão, o livreiro Aldo Bocchini e o leitor Claudiney Ferreira. O conselho curador foi formado por Antonio Dimas, Beth Brait, Julio Pimentel, Manuel da Costa Pinto e Marino Lobello.
RONALDO CORREIA DE BRITO
Cearense, nascido na cidade de Saboeiro, no Sertão, o escritor Ronaldo Correia de Brito escolheu o Recife para morar. Autor dos livros de contos ‘As Noites e os Dias’ (1997), ‘Faca’ (2003) e ‘Livro dos Homens’ (2005), e da novela infanto-juvenil ‘O Pavão Misterioso’ (2004), Ronaldo Brito se destaca por ser o autor das peças ‘Baile do Menino Deus’, ‘Bandeira de São João’ e ‘Arlequim’.
Ronaldo Brito é um escritor ativo e durante sete anos assinou a coluna Entremez, da revista Continente Multicultural. Atualmente ele assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, do Portal Terra.
Texto enviado por: Rosane Brito
Ronaldo é finalmente reconhecido como um dos maiores escritores brasileiros, o que já se sabia de há muito. Seu feito é extrordinário vencer Saramago, gilberto nooll, Miguel Hatoum, Moacir Scliar de uma vez só e em São Paulo! O Cariri está em festa !
ResponderExcluirO grande dramaturgo e médico humanista é mais do que merecedor do prêmio, porém nesta matéria além da contribuição da sua cidade natal e Recife, deveria ser também citado a participação do Crato no aculturamento, conforme matéria da Revista Livraria Cultura.
ResponderExcluirPrezao João Mendes,
ResponderExcluirCom relação à matéria, ela nos foi enviada por uma leitora, daí eu publicar da forma encontrada. Mas também senti uma falta de relação entre o Blog do Crato, o Crato, digamos assim, e o escritor. Mas de qualquer forma, que boa notícia, e com o seu complemento de informação, ficou ainda melhor.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Finalmente - não só SP, mas todo - o Brasil se rende ao talento de Ronaldo Correia de Brito! Merecido prêmio!!!
ResponderExcluir