06 agosto 2009

Escritor Ronaldo Correia de Brito venceu prêmio São Paulo de Literatura


O médico, dramaturgo, roteirista de cinema e escritor radicado em Pernambuco, Ronaldo Correia de Brito (foto1), venceu na segunda-feira (3) o Prêmio São Paulo de Literatura 2009. Considerado o maior prêmio da literatura do país, o evento consagrou ‘Galiléia’, da editora Objetiva, como o melhor livro do ano. A cerimônia aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

O escritor Altair Martins (foto 2, direita), de Porto Alegre, foi o vencedor da categoria livro do ano de autor estreante, com ‘A parede no escuro’ (Record). O anúncio dos escritores premiados com R$ 200 mil cada foi feito pelo governador de São Paulo, José Serra, e pelo secretário de Cultura do estado, João Sayad.

Altair Martins e Ronaldo Brito foram escolhidos por um júri de peso. Fizeram parte da comissão julgadora o escritor Cristóvão Tezza, o crítico literário Luis Antonio Giron, a professora Walnice Nogueira Galvão, o livreiro Aldo Bocchini e o leitor Claudiney Ferreira. O conselho curador foi formado por Antonio Dimas, Beth Brait, Julio Pimentel, Manuel da Costa Pinto e Marino Lobello.
RONALDO CORREIA DE BRITO

Cearense, nascido na cidade de Saboeiro, no Sertão, o escritor Ronaldo Correia de Brito escolheu o Recife para morar. Autor dos livros de contos ‘As Noites e os Dias’ (1997), ‘Faca’ (2003) e ‘Livro dos Homens’ (2005), e da novela infanto-juvenil ‘O Pavão Misterioso’ (2004), Ronaldo Brito se destaca por ser o autor das peças ‘Baile do Menino Deus’, ‘Bandeira de São João’ e ‘Arlequim’.

Ronaldo Brito é um escritor ativo e durante sete anos assinou a coluna Entremez, da revista Continente Multicultural. Atualmente ele assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, do Portal Terra.

Texto enviado por: Rosane Brito

4 comentários:

  1. Ronaldo é finalmente reconhecido como um dos maiores escritores brasileiros, o que já se sabia de há muito. Seu feito é extrordinário vencer Saramago, gilberto nooll, Miguel Hatoum, Moacir Scliar de uma vez só e em São Paulo! O Cariri está em festa !

    ResponderExcluir
  2. O grande dramaturgo e médico humanista é mais do que merecedor do prêmio, porém nesta matéria além da contribuição da sua cidade natal e Recife, deveria ser também citado a participação do Crato no aculturamento, conforme matéria da Revista Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
  3. Prezao João Mendes,

    Com relação à matéria, ela nos foi enviada por uma leitora, daí eu publicar da forma encontrada. Mas também senti uma falta de relação entre o Blog do Crato, o Crato, digamos assim, e o escritor. Mas de qualquer forma, que boa notícia, e com o seu complemento de informação, ficou ainda melhor.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Finalmente - não só SP, mas todo - o Brasil se rende ao talento de Ronaldo Correia de Brito! Merecido prêmio!!!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.