31 julho 2009

19º. Cine Ceará - Relato de L. C Salatiel


"Estou por aqui na Fortaleza Bela- a turística das praias e barracas/restaurantes que servem caviar- e Fera –a infecta e imunda dos subúrbios abandonados sem saneamento básico- para acompanhar o festival de cinema. Me afastei um pouco do glamour da mostra competitiva e optei pela Mostra Che Olhares no Tempo, documentários que tem como foco a figura emblemática do guerrilheiro Che Guevara, por quem tenho muita admiração.
Dentre os filmes que vi até o momento, me impressionaram o "Kordavison", do diretor Hector Cruz Sandoval, que declina sobre a vida e obra daquele que foi o iluminado fotógrafo da revolução cubana Alberto Korda (na ilustração desta postagem), com depoimentos esclarecedores sobre o seu trabalho e detalhe do momento que clicou o Che naquela foto que se transformou em ícone de todos os movimentos libertários do século XX. Outro que emociona é o "Mi Hijo el Che", de Fernando Birri (um venerável senhor cineasta responsável pelo reconhecimento do cinema latino no mundo e que já beira os 80 anos) que, no momento de apresentação do seu filme, fez apelo para que a platéia volva seu olhar de atenção ao que está acontecendo no momento em Honduras, que sofre com um golpe militar contra a democracia.
O filme “Mi hijo el Che” é um depoimento emocionante e sério do pai do Che sobre o seu filho que se transformou em guerrilheiro mártir de todas as revoluções latino-americanas, com imagens (fotos e filmes) do arquivo de família. Não deixa de ser interessante a metáfora criada pelo Fernando Birri na apresentação: “... É como se fosse São José falando das lembranças que tinha de Jesus ainda menino...” É muito mais!

Na terça-feira, dia 04, o encerramento do 19º. Cine Ceará se dará com a apresentação do alegórico filme " Siri-ará" , do Rosemberg Cariry, onde representei o padre Osíris, um português de nome egípcio que é devorado pedaço a pedaço por uma banda de pífaros antropófaga. É Rosemberg mesmo!"

Texto postado no Cariricult por Luiz Carlos Salatiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.