19 junho 2009

Reflexões para o fim de semana - Por: Alessandra Bandeira

Tenho pensado, em quanto dinheiro se gasta pelo Estado com esses shows de péssima qualidade e no contra ponto de ver que o projeto Olhar casa das artes corre o serio risco de fechar, por que não consegui parcerias e apoio.
A Gabriella tem projetos de vários cursos para crianças, adolescentes e idosos, mas não tem como realiza-los por não ter apoio , incentivo,quando se recorre ao Estado este diz que não tem verbas para isso, a última esperança e a parceria com a prefeitura do Crato, que tem um gestor que parece estar antenado em dar o que há de melhor para população cratense e tem se mostrado preocupado com a Cultura.
O que mais me entristece e saber que vários artistas de varias partes do mundo, muitos deles premiados e com renome tem interesse em vir para cá através do OLhar, o que aumentaria o turismo, economia e a troca de culturas, mas parece que nem o SEBRAE se movimenta em prol disso.
O Olhar casa das artes, não é um bar, e sim um local onde artistas podem produzir, mostrar seus trabalhos, podem expor, dar cursos , o bar era a consequência do projeto , um local onde poderia se degustar algo discutindo arte em todos os segmentos.
Enfim minha reflexão e de que cada vez mais a cultura do Crato está mesnoprezada pelo senhor Governador, a ExpoCrato é um exemplo disso.

Senhor governador e secretario de cultura seria a a população do Ceará tão limitada que só produz forro de péssima categoria?

Por que a sensação que tenho e que o mundo nos olha e nos limita a isso, quando temos artistas sensacionais ,seja na musica , nas artes plásticas e na xilogravura, como o Chrystian Marques, Nicodemos, Paulo Bento , Nilo, Dihelson Mendonça, Alexandre Lucas, Salatiel, Carlos Henrique , e tantos outros.

Será que termos mesmo que sucumbir ao mau gosto?

Peço aqui publicamente a secretária de cultura Danielle Esmeraldo e ao Prefeito Samuel Araripe:

Sei do compromisso de vocês com a cultura, mas não permitão que o Olhar casa das Artes feche, que nos artistas e amantes das artes percamos o último recanto, ajudem a Gaby a continuar fazendo com que a cultura daqui sobreviva .

Reflitam bem sobre isso e pensem no que o Crato tem a ganhar e no que tem a perder com o fechamento da Olhar casa das artes, NÃO É O BAR , MAS A CASA, O PROJETO .

Por: Alessandra Bandeira
Carioca na certidão de nascimento , mas cratense de paixão!

2 comentários:

  1. Olá Alessandra, obrigado pelo elogio!Tive oportunidade de Conhecer a Gabriella, conversamos muito sobre arte, seu projeto para o Olhar. Vi de perto mesmo o seu entusiasmo,o seu esforço, sua casa efervecente de arte. Amei o olhar, as exposições, os cursos que soube que Nilo,artista genial, que recentemente entrou com um trabalho de xilogravura no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) estava ministrando no Olhar casa das Artes. É, quando há projetos importantes, sadios, para crianças,há um descaso, mas quando é para trazer essa cultura de massa de forrós pornográficos, a maioria dessas bandas que tocam no Ceará, há um total apoio. Isso é lixo aos nossos ouvidos! O Cariri é um lugar de homens inteligentes e antenados!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra,

    Estou chegando agorinha mesmo da prefeitura, onde acabo de conversar com o Prefeito Samuel Araripe, e o Secretário Nivaldo sobre o "Olhar Casa das Artes".

    Dr. Nivaldo me disse, e eu tenho gravado aqui no gravador, que não foi procurado recentemente por ninguém do Olhar Casa das Artes para resolver o impasse, mas está aberto às negociações. E que, antes de criticar as coisas, seria bom consultar as pessoas, pois a boa vontade em resolver essa questão existe, só falta sentar na mesa do diálogo.

    Ou seja, MARQUE lá com a Gabriela, telefone pra mim, e eu agendo um encontro de nós todos com o Dr. Nivaldo e com certeza, iremos resolver.

    Nivaldo também me perguntou se eu tinha tido algum contato com o pessoal que fazia o "Cinetério", porque ele também não foi procurado até agora. Houve críticas aqui no Blog do Crato, mas ninguém foi lá procurar resolver a questão.

    Falando em Nivaldo, uma notícia boa, de que estão sendo aferidos os eventos na quadra bicentenário, Crato Tênis Clube e outros locais, com um decibelímetro, e ficou-se espantado com os picos de mais de 100dB que vêm das festas realizadas nesses locais, e que terá que ser tomada alguma providência. Estão só preparando todos os procedimentos legais.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.