19 junho 2009

Festas juninas animam população do Cariri

O Juaforró reúne, todos os anos, milhares de pessoas que vão até Juazeiro do Norte para dançar e se divertirO Juaforró e o Crato Festeiro está reunindo milhares de pessoas para as festas de São João na região do Cariri

Crato. Crato e Juazeiro do Norte se transformaram num arraial de São João. O “Juaforró” foi aberto no dia 13 com o sanfoneiro Dominguinhos. Ontem à noite, foi à apresentação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Para hoje estão programadas três bandas. Amanhã, é a vez de Nando Cordel; dia 21, Elba Ramalho; 22, Banda Líbanos. O evento será encerrado no dia 23 com Leonardo, Fábio Carneirinho, Jota Farias e Banda, Joãozinho do Exu. Os coordenadores do evento calculam que uma média de 50 mil pessoas estão comparecendo ao Parque de Eventos Padre Cícero, onde está sendo realizada a programação do Juaforró. Uma das atrações do Juaforró, que conta com o apoio do Sistema Verdes Mares, é a cidade cenográfica que lembra Juazeiro do início do século passado, com suas bodegas, igrejas, cabarés e festas juninas. As casas de taipa recordam a época em que Juazeiro, hoje a maior cidade do Interior, era apenas um vilarejo. Paralelamente, estão sendo realizados dois festivais de quadrilhas dentro do parque municipal. No Crato, a festa junina está sendo concentrada no Centro Cultural do Araripe, no largo da Rffsa, com a presença diária, de acordo com a secretária de Cultura Turismo e Juventude, Daniela Esmeraldo, de mais de 30 mil pessoas. Todas as noites estão sendo realizadas festas com bandas regionais, apresentações de quadrilhas e forró. Esta semana, a animação foi levada para o meio da feira do Crato, com a promoção do chamado “forró farinha com rapadura”, que contou com a participação dos feirantes. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri e Sesc Crato, dentro da programação do dia do município que foi aberta sábado e termina hoje, com um cortejo de seis quadrilhas para o Parque de Exposição, onde será iniciada a “Expo-São João”. Quem participar deste evento, poderá saborear comidas típicas e dançar ao som de muito forró. A festa é patrocinada pelo Governo do Estado do Ceará.

Durante o evento, será realizada a Festa do Milho, que tem como objetivo a valorização da cultura do milho. Serão montadas barracas para a venda de comidas à base de milho como munguzá, bolo de milho, xerém, pamonha, canjica e fubá.

Além das festas juninas, com o nome de “Crato Festeiro”, está sendo cumprida uma programação paralela com comemorações cívicas, inaugurações, homenagens, provas esportivas, celebrações religiosas e shows artísticos.

De vila a município

A programação será encerrada domingo, com as comemorações do Dia do Município. A povoação de Miranda elevou-se à categoria de vila em 16 de dezembro de 1762, tendo sido instalada em 21 de junho de 1764 como Vila Real do Crato, no século XVIII, constituindo um dos mais importantes núcleos de povoamento na época colonial no Interior do Nordeste brasileiro. A cidade do Crato, inicialmente chamada de Missão do Miranda, resultou de um movimento missionário dos frades Capuchinhos de Recife, cujo objetivo era catequizar e civilizar os povos indígenas. Frei Carlos Maria de Ferrara, frade franciscano, italiano da ordem dos capuchinhos, foi enviado para a missão a fim de trabalhar com os índios da Tribo Cariri. Cumpriu sua tarefa no período de 1730 a 1750. A Igreja Católica foi peça fundamental nos primórdios de criação e desenvolvimento desta cidade, acelerada com a chegada de imigrantes da “civilização do Couro”, vindos da Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Mais informações:

Prefeitura do Município do Crato
(88) 3521.7069
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude
(88) 3521.7082


Antônio Vicelmo
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

2 comentários:

  1. Pesquiso Julio da Costa Barros, teria se casado 2 vezes, a primeira com uma Feitosa dos Inhamuns, quem é ela ? a segunda, ou seria homonimo, com Joana Maria de Figueiredo
    Guem foi o Costa Barros presidente da provincvia do Ceará designadfo por D.Pedro, tem a genealogia ?
    ileno Caldas Barboza

    ResponderExcluir
  2. pesquiso no Cariri a familia de Julio Costa Barros, cc Joana Maria de Figueiredo, seria o mesmo casado com uma Feitosa dos Inhamuns ? qual o nome dela ?

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.