11 maio 2009

A Verdade sobre a Gripe Suína - Por: Evandro Rodrigues


O que vocês devem ter ouvido é que a gripe suína está se alastrando pelo mundo por causa da demora do governo mexicano em alertar a Organização Mundial da Saúde (OMS). Também devem ter ouvido do risco de pandemia, das passagens aéreas canceladas, do medo nos aeroportos, das mortes por causa da gripe, do vírus mutante… Enfim. Toda essa balela. Balela? SIM! TUDO MENTIRA!

A verdade é que há interesses muito maiores por trás dessa armação. O plano é genial. Veja bem. Quantas vezes você já teve sintomas de febre, dor no corpo, tosse e dor de cabeça? Várias vezes, né? Acredito que até as pessoas mais fortes ficam gripadas ao menos uma vez por ano. Sendo assim, as chances de encontrar pessoas que viajaram para o méxico com esses sintomas são grandes. No Brasil, por exemplo, já colocaram 20 pessoas de quarentena por causa disso. Espalhar o boato foi tarefa fácil. Mas para o negócio funcionar mesmo, precisam dos casos confirmados e mortes. E é aí que entram os principais suspeitos.

1) Governo Mexicano

O México é muito mais parecido com o Brasil do que com os seus coleguinhas do norte. É compreensível que eles também tenham problemas de saúde pública como os nossos.

Só que os mexicanos foram mais espertos. Com a invenção da gripe suína, o Banco Mundial aprovou um empréstimo emergencial de US$ 205 milhões para o país. Viva!!! Dinheiro!!! Em troca, José Córdoba, ministro da saúde no México, continua a alimentar a imprensa com números dignos de dramas de novelas mexicanas: 2.498 casos de hospitalização por pneumonia grave, sendo que 159 morreram. O que eles não divulgaram é que esses números não variam por lá há meses. Pneumonia no México é quase sentença de morte.

2) General Motors e o Governo dos EUA

A segunda maior montadora do mundo está passando por uma crise feia. Em 2008, recebeu 13,4 bilhões de dólares de auxílio do governo e sexta passada recebeu mais dois bilhões. Ainda assim, a venda de carros (e as ações da empresa) não param de cair. Essa semana, eles até apresentaram um novo plano de reestruturação para que o Governo Americano passe a ser o seu acionista majoritário. Mas e daí? O que isso tem a ver com a gripe suína? Meu caro inocente… Tem TUDO a ver! Pensa bem. Se as passagens aéreas estão baratas e você está com tempo livre, vai querer viajar de carro? Horas e horas com a bunda quente no assento? Claro que não. Portanto, se você cuida bem do seu carro e não usa ele para viagens longas, o carro tende a durar bastante. Se o seu carro dura bastante e o dinheiro está curto por causa da crise, pra que é que você vai trocar de carro? Não vai. Consequência? Crise na GM. Com propagação da mentira, aeroportos passam a ser locais indesejáveis. Não apenas para quem vai para o México, mas para qualquer lugar. Vai saber se no saguão tem um infectado? Só que isso não reduz o desejo de viajar. Em tempos de risco de pandemia, as pessoas querem estar perto de quem amam. Basta uma tosse para que filhos em Nova Iorque corram preocupados para visitar os seus pais na Flórida. E gastem seus carros. E comprem novos carros. E gira a Roda da Fortuna.

3) Laboratório Roche na Suiça e Empresa de Máscaras na Inglaterra

Outros que quiseram continuar espalhando o boato foram a Roche e a Surgical Face Masks (empresa britânica especializada em máscaras cirúrgicas). Pode conferir que já detectaram casos ou suspeitos da doença nos dois países. A Roche está aproveitando a ocasião para fazer uma mega propaganda com a doação de 3 milhões de doses de medicamentos contra a gripe suína para a OMS. Além disso, o governo Suíço faz questão de manter a frieza de sempre e dizer, em tom misterioso, que o país está preparado como nunca para uma pandemia. Depois dessa, quem vai duvidar da superioridades dos seus laboratórios? Ao contrário da Roche, a Surgical Face Masks é uma empresa a beira da completa falência. Até o site deles grita pobreza e falta de noção estética. Mas aí um estagiário muito esperto (e em busca de uma promoção), aproveitou que um primo tinha acabado de voltar do México e pediu pra ele forjar uns sintominhas. BOOM! Máscaras cirúrgicas vendendo como nunca.

4) Criadores de peixes

Os pescadores, especialistas em mentiras, tiveram uma brilhante idéia para lucrar com a gripe. Aumentaram um pouco o caso da gripe e falaram que a doença pode ser transmitida pela carne de porco. Resultado? Olha o que acabou de sair no Planeta Pesca: “A titulo de exemplo o Marine Harvest Group (MHG.OL), que é o maior produtor mundial de peixe em cativeiro, subiram mais de 10 porcento, fruto da especulação e em paralelo com o que aconteceu igualmente durante os problemas com a febre das aves. Em espanha as acções da Pescanova (PVA.MC) estão a subir 4.5 porcento.”

5) Mídia Brasileira

No Brasil, quem lucra com pânico e escândalos é a mídia. Apesar de toda prosa de jornalismo sério e objetivo, o que vende mesmo é o sensacionalismo. As suspeitas que não param de surgir por aqui são só reflexo das milhões de manchetes bombardeadas sobre o assunto. Afinal Adoramos um caos mundial.

Por: Evandro Rodrigues

3 comentários:

  1. Parabéns, Evandro,

    Por trazer tema tão contundente e necessário para a discussão. Realmente, quem conhece bem a História das falcatruas perpetradas pelos inimigos do mundo, só poderia ter desconfiado de todas essas coisas.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Todos os movimentos são friamente calculados, principalmente os movimentos da classe dominante!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Evandro, essa matéria já havia sido publicada, e uma vez publicada não podemos ficar "ressussitando" assim. O que podemos fazer é escrever outra nos moldes. É exatamente por conta da descida rápida das mensagens que nós temos que escrever sempre. Já pensou se eu fosse ressussitar os tópicos que eu gostaria ?

    O pior nesse caso da gripe suína a que essa matéria parece com mais uma "teoria da cospiração" também. Qualquer um pode vir por esse fio da meada...

    Um abraçao,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.