31 maio 2009

Camaradas estão produzindo documentário sobre Festa do Pau

As “culturas do Povo” e a “cultura de massa” serão as temáticas focadas no documentário.

O Coletivo Camaradas iniciou neste domingo (31), a produção de mais um documentário desta vez sobre a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha. O primeiro trabalho de documentário do grupo foi “Cabaré - Memórias de uma vida” que trata da questão de uma antiga zona de prostituição da cidade do Crato que teve inicio em 1952.
O foco do novo trabalho vista abordar aspectos da confluência e antagonismos entre as “culturas do povo” e “cultura de massas” dentro desta tradicional festa do Padroeiro da Cidade de Barbalha. Para tanto estão sendo colhidos depoimentos de pessoas da cidade, de artistas e de pesquisadores sobre o assunto, como o caso do Ismael Wagner, um carregadores do famoso “Pau da Bandeira”, dos pesquisadores sobre cultura, Oswald Barroso e Claudia Rejane, do músico Luciano Brayner e do humorista Nonato Fred. Outro nomes deverão fazer parte do trabalho como é o caso do professor doutor Jossier Ferreira, que já tem uma vasta pesquisa e registro do evento que se reveste de um misto entre o sagrado e profano.

Além de depoimentos. A intensa movimentação ocorrida na Festa do Pau foi registrada através de fotos e filmagens pelo grupo. Os Camaradas pretendem o ampliar o acervo de imagens fotográficas e audiovisuais para o documentário, através de doações de registros de acervos pessoais de pesquisadores e do público em geral.
A intenção é que o trabalho seja finalizado em Julho e o lançamento ocorra na cidade de Barbalha. A Produção deste trabalho é custeada através de recursos próprios e de parcerias.
Quem desejar fazer doações de vídeos ou registro fotográficos digitalizados comunicar enviando informações para o email: coletivocamaradas@gmail.com.

Um comentário:

  1. Vejam como é importante uma manchete... quem estiver longe, sem saber do que se trata, ao ler essa manchete, terá outra idéia completamente diferente do que ela pretende realmente mostrar...

    Eu, Hein?
    rs rs

    Abraços.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.