19 março 2009

Show Tributo à Patativa de João do Crato - Sexta Feira 20/03

Tributo à Patativa

O que esperar quando, sob as luzes de um palco, o roçado poético de Antônio Gonçalves da Silva traça um paralelo com a performática urbanista de João do Crato? No mínimo uma constatação: a de que a Arte transcende conceitos e comportamentos. Neste tributo ao emblemático poeta que encantou gerações com um linguajar puro, questionador, verdadeiro e universal, mas que para alguns ficou marcada com o ferrete de poesia brejeira, sertaneja, cabocla, João do Crato, desafiador que é e sempre foi, irá provar-nos que regionalismo é um mero ponto de vista, porque a universalidade de uma criação artística da-se pela compreensão dos valores que ela representa ou simboliza em qualquer ponto do globo e que, portanto, não se restringe às origens.João do Crato que é cobra criada nos palcos, cantará as trovas de Patativa sem a necessidade de retratar o estereótipo regionalista antevisto. Será a grande obra do imortal Antônio Gonçalves ao modo João do Crato, numa releitura arrojada. Com vocalizações gorjeadas, o pássaro da cidade qual João do Crato incorpora e trará há público um conjunto de obras compostas pelo próprio homenageado e por compositores que, com tamanha propriedade, absorveram a essência e o legado poético da pessoa simples de Antônio Gonçalves da Silva, o “PATATIVA DO ASSARÉ”.


Ave Show!


Texto de Pachelly Jamacaru
Foto - Dihelson Mendonça

SERVIÇO:Armazém do Som Com João do Crato
Onde? SESC Crato
Quando? Dia 20/03
Que Horas? 20h
ENTRADA FRANCA



2 comentários:

  1. Só uma pequena correção: A foto é da minha autoria. Foi tirada no dia 11 de setembro de 2007 por ocasião de uma exposição fotográfica de Pachelly Jamacaru. Apesar das mais de 15.000 fotos já realizadas, ainda consigo reconhecer cada uma delas, e até as partes delas, mesmo cortadas, pois são como filhas. Mas sei que isso não foi intencional. Logo abaixo do artigo, postei a foto original sem o recorte do João do Crato para tirar quaisquer dúvidas.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Dihelson, de certo o nosso querido Dr. Zé Flávio não teve a intenção de tirar o credito de tão caprichadas fotos, acho que pelo fato de no cartaz constar a foto do show do João, de minha autoria, ele se deixou passar. Mas taí, João e Salatiel, dois nomes de pesos e de bem querer nosso, pela lente deste que muito admiro pela multiplicidade de talentos!
    Abraços

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.