05 março 2009

Secretária Danielle Esmeraldo fala sobre o carnaval do Crato 2009

IMG_7675

Caros leitores e amigos.

O Carnaval do Crato é um evento tradicional que eu mesma sou uma das pessoas que tinha muito pesar de ter se tornado um evento sem referencial, ficando somente em evidência o Desfile das Virgens, que em tempos atrás era marcado pela desorganização e pela violência, havendo um esvaziamento e falta de opção dos foliões durante os quatro dias de carnaval. Toda retomada de qualquer iniciativa ou movimento deve ser calcado na coerência e no cuidado para não ultrapassarmos limites, tendo o controle da situação, podendo assim arcar com as responsabilidades e conseqüências de qualquer acontecimento. Antes do Carnaval, recebi algumas indagações sobre o desfile das escolas de samba, e acho que já respondi, quando expliquei a todos que é necessário existir uma organização maior deste movimento. Em reunião com os presidentes das escolas de samba, ocorrida no início de 2008, quando foi firmado um compromisso de cooperação mútua entre Escolas de Samba, comunidade e governo. Não obtivemos sucesso, uma vez que os presidentes das Escolas de Samba, não nos procuraram no decorrer do ano, haja vista que, um evento como este deve ser planejado e executado num período de longo prazo. Estávamos no aguardo e somente em 2009, final de janeiro que recebi outra visita de alguns presidentes.

Mas ainda acredito e tenho um entusiasmo sincero para resgatar esse tradicional movimento. Recebi críticas também em relação ao nosso não comprometimento com os artistas do Crato. Existe um equívoco. Se houver uma pesquisa mais rebuscada na programação dos nossos eventos, poderá se constatar que em todos eles, a prioridade é o nosso artista. Realmente, não dá para entender. Contudo estamos felizes, valorizamos nossos artistas, e eles ARRASARAM. O show da Stéfani Pontes, a banda Embalo Vip, tinham um repertório maravilhoso. Por não terem um grande nome, não são reconhecidos. Seus componentes, todos com muita competência. Acho que a desvalorização e descrédito ao artista local, não está partindo do lado de cá, e sim do próprio público cratense….. Ou melhor, de alguns cratenses.

Ao contrário do que dizem, todos os dias foram lotados com exceção da segunda- feira, quando choveu muito. O desfile das Virgens foi intitulado como o mais bem organizado. Uma grande multidão, num imenso cortejo, sem nenhum arranhão. Nosso carnaval foi matéria nos meios de comunicação e sempre regado à elogios, é só pesquisar pra comprovar. A paz reinou no Cratinho de açúcar. Nenhum acontecimento desagradável. Somente alegria. É o nosso grande diferencial. Participação efetiva da segurança, e infra-estrutura adequada ao evento, além do grande e agradável corredor da folia (Centro Cultural do Araripe), que nos acolheu com o seu charme e conforto.

Estamos resgatando a auto-estima de nosso povo, passo a passo, e no pulo do passo, estamos buscando proporcionar eventos com qualidade, organização, e principalmente direcionados para os nossos artistas, que são tão competentes quanto qualquer outro do país. Agradecemos aqueles que confiaram e prestigiaram o carnaval do Crato, esperando alcançar os anseios dos que aqui nos criticam. É nosso desejo aprimorar e melhorar o nível dos nossos carnavais, fazendo com que ele possa ser reconhecido com o verdadeiro carnaval da FOLIA E DA ALEGRIA‼ Para que o carnaval possa crescer mais ainda, é preciso você também fazer valer e aparecer em 2010, valorizando o nosso Carnaval Crato Amado: Do Povo, da Folia e da Alegria.

Danielle Esmeraldo
Secretária de Cultura de Crato

3 comentários:

  1. O caminho é esse Secretária!!!
    Estou ancioso para saber se vai haver edição do Festival Cariri da Canção em 2009, vai??

    ResponderExcluir
  2. Muito bom comentário sobre críticas de um carnaval que não existia mais em uma cidade tradicionalista como a nossa. O Crato merecia enfim uma organização de ênfase e de grande potencial. O que falta é agradar a todos, coisa que nunca irá acontecer em nenhum lugar do mundo. Acredito que os velhos costumes de brincar no carnaval será os costumes bem sucedidos de hoje. Parabéns pela secretaria de cultura e para a Danielle ter explicado exatamente as frustrações de muitos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem dito, Danielle. Esta era a resposta que estava entalada na nossa garganta, e que muitos Cratenses que amam esta cidade estavam esperando, dita por quem de fato realizou, participou e diga-se de passagem, trabalhou bastante para conseguir a cada ano, fazer nosso carnaval reviver. Alguns ficam incomodados por não termos ainda uma mega-estrutura como as cidades de Salvador ou Recife. Lá o carnaval é o maior do país. Não podemos querer comparar o carnaval do Crato com a estrutura de uma "Recife", tenham paciência! Mas dentro dos orçamentos, dentro das limitações até impostas por uma parte da população que como sabemos é apática e indiferente quando o assunto é empunhar a bandeira, vestir a camisa da luta em defêsa da cidade, acho que foi realizado bem mais até que o previsto. Resta que a população possa reconhecer esse esforço coordenado no sentido de melhorar ainda mais o Carnaval do Crato, que até bem poucos anos era praticamente extinto, e participar mais, dando sugestões, e trabalhando juntos para melhorarmos o carnaval do Crato.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.