09 março 2009

Notícias de Paracuru em 09-03-2009 - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Hoje o sol é um verdadeiro insurgente. Durante a noite, quase com a perfeição da marcação de um campanário, a chuva badalou no telhado. A cada intervalo silencioso, acostumados à chuvarada intermitente, nosso espírito sentia-se oprimido e faltoso. É que tanta é a chuva nesta faixa de litoral que esquecemos o mar, esquecemos do azul do céu, das estrelas e desta lua que, indiferente por sobre a nuvens, teima em ficar cheia. Cheia como as poças d´água em qualquer depressão da planície litorânea.

Por isso o sol é um revolucionário neste ambiente cinza. Clandestino mesmo, através do descuido de alguma nuvem que se separe desta massa de fazer assombro a qualquer satélite que espie a superfície da terra. Ele mal consegue emitir um comunicado de poucos minutos e as nuvens o trancafiam imediatamente.

Há pouco ele transitou rápido através das pessoas nas ruas de Paracuru, mas nem a pele dos transeuntes aqueceu-se com seus raios, já estava novamente fora de circulação. Mas a mensagem estava posta. Ele volta, com sua força restabelecida, com seus raios ultravioletas, infravermelhos, com todo o espectro do arco-íris. Ih! Arco-íris não, isso só acontece quando há neblina no horizonte.

Desculpe sol. Mas por hoje economizamos no filtro solar. Nossos salários não se desmiliguiram correndo em tributo às multinacionais do câncer. Até sei da fraqueza de hoje quando não mais ousas as tuas entradas triunfais nas manhãs nordestinas. Aliás, não mais as vi em qualquer dia desta semana. Finalmente as chuvas nos revelaram a queda definitiva da majestade.

Por isso mesmo és um insurgente como qualquer pessoa do povo. Caístes do trono em que poetas e monarquistas tentaram perpetuar. Hoje, nós, tu sol inclemente de outrora, sabemos o quanto tudo neste rés do chão é passageiro. Passageiro e sujeito a coisas outras que não as antigas.

Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Um comentário:

  1. RA (paz) !
    Como estás ?
    O sol de Mossoró é majestoso.Ilumina esse pedaço do mundo, sem limonada.
    Depois daqui, depois de Paracuru , existe uma ponte invisível, que se chama "blogdocrato".É aqui que as pessoas se avistam, quer faça sol ou faça lua !
    Você fez a leitura da décima nona carta do Tarot ?
    O sol faz a arte e traz a felicidade !

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.