26 março 2009

REPORTAGEM: Despoluir Visualmente o Crato começa fazendo o "Dever de Casa", afirma Nivaldo Soares em palestra no CDL

Campanha pela Despoluição Sonora e Visual do Crato JÁ !

Ontem, dia 25 de Março, às 19:30 foi realizada no CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, uma palestra sobre a despoluição sonora e visual do Crato, proferida pelo secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano, Sr. Nivaldo Soares ( foto à esquerda ). A palestra, que já foi apresentada ao grande público no Teatro Municipal Salviano Saraiva pelo prefeito Samuel Araripe, durou cerca de 1 hora e meia, e desta feita, foi direcionada aos comerciantes do Crato, no sentido de promover a conscientização do empresariado sobre inúmeros erros graves encontrados na cidade, e que contribuem sobremaneira para destruir a beleza da nossa cidade. Dentre eles destacou-se:

- Placas enormes, descabidas, irregulares, que bloqueiam dentre outras coisas, a visão da Chapada do Araripe, e tornam o centro da cidade num local absolutamente antiestético.
- Carros de som volante em volume e quantidade totalmente fora dos padrões legais.
- Placas com nomes de ruas aonde o nome do patrocinador é maior que o próprio nome da rua.
- Placas deterioradas com nomes de rua que precisam de substituição imediata.
- Locais da cidade com excesso de placas de sinalização de modo a confundir as pessoas.
- Problema inverso, locais em que não há sinalização alguma.
- Placas de sinalização no meio das calçadas atrapalhando o trânsito de pedestres.
- Orelhões mal-posicionados fazendo com que as pessoas corram riscos de se chocarem com os mesmos, já que a calçada se torna estreita e inadequada.
- Camelôs e verdureiros no Centro da Cidade operando de forma totalmente irregular, alguns que até já possuem bancas dentro do mercado e abrem outra banca no centro do Crato, como ponto de extensão.
- Camelôs nas praças centrais da cidade instalados de forma irregular, alguns bloqueando as calçadas e impedindo o trânsito dos pedestres, que são forçados a trafegar nas ruas se sujeitando ao perigo de serem atropelados.
- Medidores da COELCE na parte externa dos prédios, colocando a população em risco.
- Transporte alternativo caótico no centro da cidade bloqueando o acesso às lojas.
- Mototaxistas em situação irregular, alguns até sem carteira, sem moto e sem condições de segurança ( e alguns até sem educação ) e que bloqueiam as ruas da cidade.

- Falta de rampa para deficientes
- Desníveis de calçadas do Crato, o que faz com que as pessoas possam sofrer tombos.

Através da projeção em DataShow para uma platéia formada basicamente por empresários, com a presença ilustre do arquiteto Waldemar Farias, do Chefe do Demutran, Luiz Joatan de Sousa, além de populares, o secretário Nivaldo Soares apontou erros gravíssimos no Crato, e falou de forma enérgica e categórica que esses erros precisam ser corrigidos ainda nessa administração, e para tanto, terá que contar com o apoio de todos os segmentos da sociedade. Após a palestra, que foi intensamente marcada pelas intervenções dos presentes, que o bombardearam com questionamentos e comentários, Nivaldo Soares deixou a palavra facultada ao público, quando vários empresários se pronunciaram por sua vez. Dentre os presentes, alguns empresários manifestaram seu apoio incondicional ao projeto de despoluição visual do Crato, fazendo a sua parte e dando o bom exemplo aos demais. É o caso dos empresários: Geraldo Pinheiro, presidente do CDL - Loja PIMACOM, do comerciante Aloísio Alves de Matos, do "Mercadinho Matos", da Comerciante Vera Lúcia Brito da loja "Happy Store", dentre outros, que se comprometeram a retirarem imediatamente e por conta própria, as grandes placas das suas lojas, ajudando a despoluir o centro da cidade.

O Presidente do CDL, Geraldo Pinheiro destacou ainda que é preciso atitudes corajosas deste tipo, e muitas medidas poderão ser consideradas impopulares hoje, mas que é necessário que sejam realizadas. Elaborou antes do final da reunião uma pequena lista de tópicos que considerou essenciais e imediatos:

01 - A Criação de uma Zona de Carga e Descarga no Crato. Esse local serviria para evitar o acúmulo de caminhões pesados no centro do Crato, que às vezes ocupam espaços enormes quando do abastecimento das lojas.

02 - A Padronização dos Mototaxistas, que passariam a usar motos de uma única cor, bem como roupas padronizadas, e a placa da moto escrita de modo bem visível também no capacete para facilitar a identificação em caso de infração, bem como um severo controle no cadastramento dos mesmos, e o posicionamento de apenas um ponto de Mototaxi por quarteirão, evitando as brigas e os acúmulos de mototaxistas no centro.

03 - Organizar pontos de paradas dos topiqueiros, desobstruindo as principais vias de acesso do centro.

04 - O Sr. Geraldo Pinheiro também se comprometeu a restaurar a bela fachada do prédio localizado na esquina da Rua Santos Dumont com a Cel. Luis Teixeira, desde que se retirem os camelôs do local, que hoje bloqueiam até a passagem de pedestres.

Ainda na palestra, após algumas pequenas considerações equivocadas que lembravam o tipo "direitos dos coitadinhos" beirando o partidarismo político e a quase defêsa das irregularidades ora apresentadas na palestra, Dr. Nivaldo Soares foi muito firme e verdadeiro em sua resposta:

"A Sociedade não pode ser conivente com práticas ilegais, sob a alegação de se proteger pessoas que de fato, agem de forma errada. É preciso que se entenda que muitas dessas pessoas até tem o centro da cidade como segundo ponto de comércio, e que numa sociedade correta, e que se almeja o bem-estar da população, é preciso que se cumpram as leis, senão pra que existe a lei ? Se não for para cumprir as leis, melhor seria rasgá-las! ..."

"As pessoas precisam entender que cada um deve começar fazendo o "dever de casa". Quem aqui está disposto a arrancar a placa da sua loja amanhã mesmo ? Quantos daqui amanhã estarão dando o seu bom exemplo para que outros o sigam ?"

"É preciso enfatizar que não desejamos prejudicar quem quer que seja, essa seguramente não é nossa intenção, mas uma sociedade só estará livre dos seus erros, quando cada um assumir a sua responsabilidade e cooperar no sentido do bem-estar de todos!"

Cobertura Fotográfica:

Acima: Arquiteto Waldemar Farias - Convidado de Honra

Acima: Presidente do CDL, Geraldo Pinheiro


Acima: Comerciante Aluísio Alves de Matos



Acima: Vereadora Ana Pedrosa

Acima: Chefe do Demutran - Luiz Joatan de Sousa

Nota do Blog do Crato:

Quero aqui parabenizar o Secretário Nivaldo Soares pela forma corajosa e determinação de prosseguir nessa tarefa gerenciada também pelo prefeito Samuel Araripe, e que é muito difícil, mexer no caos de uma cidade, mas que alguém precisava realizar. Ter a coragem de tocar numa ferida com medidas que serão em parte impopulares hoje para a administração Samuel Araripe, mas que por outro lado, serão populares no futuro, e muitos se lembrarão de quem têve a ousadia de ir contra o interesse de muitas pessoas equivocadas e de levantar a bandeira da responsabilidade, do bom-senso e sobretudo, da boa vontade em fazer algo de verdadeiramente útil em prol do Crato, como a despoluição Sonora e Visual, a exemplo das cidades mais civilizadas do Brasil e do Mundo. Nossos filhos e netos certamente agradecerão a todos os empresários que também abraçarem essa causa HOJE. E quero anunciar que o Blog do Crato se comprometeu a dar todo o nosso apoio a essa causa que consideramos nobre, até porque não poderia ser diferente. O que vem para o bem da cidade, conta com nossa simpatia. Estaremos fazendo a cobertura da retirada de todas as placas dos comerciantes, uma a uma, que se propuserem a vir para o lado desta verdadeira "Corrente do Bem", ajudando a despoluir e elevar o nome da nossa cidade para um futuro de responsabilidade social e de dias melhores.

Por: Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. Deveriam fazer uma campanha para restaurar o que restou de antigo no Crato.As casas por exemplo, os museus e muitas outras coisas.Vejam bem, o calçadão do crato já era desde o dia que inventaram de destruir o Cysnelãndia e lojas vizinhas para fazer um estacionamento da maneira que está hoje; sem estrutura e deixando feia a cidade do crato.Quem não se lembra do tempo em que o Cysnelândia era o ponto de encontro dos senhores cratenses que paravam para conversar, descutir politica e tomar umas e outras? Despoluir visualmente o Crato também é evitando que as coisas boas e de sentido histórico saiam para entrar as coisas que não tem fundamento em meio a sociedade que aqui habita.VAMOS RESTAURAR O QUE RESTOU.ACORDA MEU POVO!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a palestra de Nivaldo. Agora vejamos. Quem da Rua Dr. João Pessoa vai começar a tirar suas placas? Acredito que a atitude é corretíssima, mas acho que deveria ser atraves de lei.
    Parabens a todos os empresarios que estão abraçados nessa causa

    ResponderExcluir
  3. O negocio é serio....Segundo nosso amigo e presidente da CDL, "Geraldin", na rua Dr. João Pessoa já se empenharam Mercadinho Matos, Zenir , Rabelo e Casas dos relojoeiros( retirar as placas). Parabens.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.