25 fevereiro 2009

Rede Globo aproveita as luzes dos bastidores do Carnaval para tirar do ar a TV Diário - Por: João Paulo Fernandes




O acontecimento mais triste deste Carnaval 2009: a TV Diário via satélite sairá do ar na quarta-feira de cinzas.
Para todos os nordestinos e não nordestinos que residem fora da região, e que apreciam a programação da TV Diário, definitivamente, hoje poderá ser o último dia de transmissão da emissora genuinamente cearense atingir a sua potência máxima em milhares de lares brasileiros.
A crise do IBOPE que leva os diretores da TV Globo ao desespero e baixaria. Mais um golpe estúpido, sujo e baixo da Rede Globo de televisão, em aniquilar, destruir os seus potenciais concorrentes através de fortes pressões, ameaças e imposições mesquinhas, como se ainda estivéssemos na época das origens sinistras da Rede Globo – a Ditadura Militar.
A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distancias do eixo-emissor da comunicação brasileira. De certa forma é um dos únicos focos de resistência na comunicação televisiva do Brasil, diante a agressividade das redes formadas a partir do sudeste.

Chega a ser um exemplo de competência (mesmo com a qualidade de sua programação questionada, porque "reproduz", com o sotaque e o jeito cearense de fazer, muita anormalidade assistida nas emissoras sulistas ditas "donas do Brasil"). Ligada ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, forte grupo econômico cearense, que também administra a afiliada da TV Globo em Fortaleza. Este mesmo grupo está prestes a colocar uma nova afiliada da Rede Globo, desta vez no Juazeiro do Norte (interior cearense).
O dilema mais que problemático está ai, na mesma casa que acolhe duas emissoras afiliadas da Globo, tem levado em diante o projeto polemizado e ameaçador que é a TV Diário. A emissora cearense cresceu muito em proporções de audiência em todo o Brasil, e agora ameaça determinados nichos de mercado da poderosa emissora sulista (que não pretende ceder espaço aos concorrentes, já que a Rede Record vem aos poucos deixando a Globo para trás, imagina se surge mais uma poderosa em pleno Nordeste?).

Não há clausula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de pública da Globo agora é uma realidade, esta emissora sulista de TV está pressionado os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).

O objetivo da Rede Globo é "cortar o mal pela raiz", é proporcionar um desmonte em tudo o que a TV Diário já conquistou, em poucos anos de vida. A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.

Os donos do Sistema Verdes Mares e o enigma da censura: seria mais viável financeiramente se aventurar no risco da conquista através da TV Diário em rede nacional, e desta forma perder de vez as duas fortes emissoras afiliadas da Rede Globo no Ceará? Ou ficar engolindo sapo dos inescrupulosos sulistas e fazer a coisa da forma que eles querem, agüentando as chicotadas calados, e ficar com a margem de lucro pequena na TV Diário, mas se manter com a certa arrecadação constante das duas emissoras globais no Ceará?
Diante o caos da escravidão do poder financeiro foi que ontem (20/02) aconteceu uma reunião turbulenta na cúpula da TV Diário (a mesma sede da afiliada da Rede Globo cearense) para comentar este drama de esmagamento geral da Globo sobre a TV do Nordeste entre os seus apresentadores. Infelizmente os diretores das duas emissoras cearenses não se deram de conta nem de separar o ambiente de trabalho da Globo local e da TV Diário (um erro).

A desgraça é que a Rede Globo na frente das suas câmaras é contraria as intolerâncias, e por detrás dos focos prega agressivamente a sua própria intolerância, numa hipocrisia jamais vistas em reconhecer os seus potenciais concorrentes. Está mais do que na hora de uma instituição pública de regulamentação do setor dos meios de comunicações tradicionais começar a intervir na pressão sofrida pela TV Diário ao massacre Global (se é que também já não foi comprada pela moeda do defunto Marinho).

Caso a TV Diário ceda as pressões, coitado do Edson Queiroz (fundador do Sistema Verdes Mares de Comunicação) que deverá estar se roendo por inteiro (esteja onde estiver) na dor de ver o seu projeto de conquista ser encolhido por forças ocultas globais sulistas. Ache bom ou ache ruim, a TV Diário vai abrir mesmo as pernas?, é isto!

Fonte: http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

5 comentários:

  1. João Paulo,

    Tens toda razão. E se a Globo fez isso mesmo, isso só comprova o que move esses canais de TV: o capital e seus interesses.
    Lógico que irão negar. Quando alguém oprime e explora, nunca admite que o faz, vide o Império Romano ou o Império Norte-Americano que afirma levar a democracia e a liberdade ao povo do Iraque...

    A TV Diário deveria ter o direito de continuar sua programação divulgada por satélite, se isso for de seu interesse e não por oposição da Globo.

    Só uma questão, não acho a programação boa não, tem é muito programa policial e vários de forró eletrônico, onde dizem que o "jabá" é que manda. MAs isso é uma outra discussão, o que está em discussão aqui não é a qualidade dos programas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A globo mostrou mais uma vez quem manda nesse pais.Não é por acaso que ela teve o poder de colocar vários políticos no poder.Agora acabou sobrando para a TV DIÁRIO que representa o nosso querido povo NORDESTINO.É triste saber que o nosso NORDESTE não será mostrado para todo Brasil por causa do CAPRICHO dos diretores globais.A TV DIÁRIO não tem culpa se a sua programação aqui no NORDESTE estava chamando atenção do POVÃO.O povo está cansado de FAUSTÃO, ESTRELAS, CALDEIRÃO.É LEMNTÁVEL. Povo do CARIRI e do meu CEARÁ.Vamos boicotar a globo.Vamos dizer não a quem tanto prejudica os direitos do povo brasileiro, o direito das emissoras.Acham que é isso é exagero? Assistam o documentário CIDADÃO KANE.Ele fala a realidade chamada GLOBO.Esse documentário foi feito por jornalistas ingleses que desvendaram o poder que a globo tem sobre tudo e todos nesse nosso pais.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que você entendeu bem o recado Darlan. A programação da Tv Diario é de péssima qualidade,salvo rara exceções.
    O foco aqui é esse canal sem escrúpulo com seus atos ditatoriais. Pena que muitos brasileiros assistem tudo isso calados.
    Eles querem mandar no futebol....querem escolher o "presidente" do país,enfim,querem manipular a nossa opinião.
    Se existe hoje um Brasil separatista, Nordestino X Sulista eles são em parte os grandes responsáveis por isso...eu tenho nojo desse sistema..."Globo".

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, esse incentivo que existe no sudeste de chamar todo mundo acima do Espírito Santo, de "paraíba" ou falar de "baianada" como algo feito errado , desconsiderando os paraibanos, baianos, cearenses, alagoanos etc, é terrível.

    Ninguém fala dos "sudestinos".

    Abraços.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.