16 fevereiro 2009

Blog do Crato em Portugal - Por: Andrei Correia

Dihelson,

O Blog do Crato, mantido por você, revelou-se uma grata surpresa. Tomei conhecimento por intermédio do Nassif e chamou-me a atenção porque já morei no Crato, há seis anos atrás. Atualmente, encontro-me em Braga, Portugal, para um curso. [ foto: Igreja do Sameiro - Braga, Portugal ] Estando fora do Brasil, presta-se mais atenção às coisas do país. Pelo menos, assim funciona comigo, que não me consigo desvencilhar das visões comparativas. Inclusive,como forma de aproveitar essa inclinação - mais para observar que propriamente para comparar - publico crônicas semanalmente no blog acerto de contas. Tentei fazer um comentário a uma postagem e esbarrei na necessidade de estar-se cadastrado no sistema do blog, ou era no google, não sei bem. Confesso que a necessidade de tais cadastros é desencorajadora, na medida em que estamos pouco inclinados a proceder a todas as etapas que isso implica. Resultado, nada de comentário. Bem, ninguém perde coisa alguma com isso. Todavia, tomo a liberdade de indagar-lhe: acaso já terá considerado admitir os comentários às postagens sem necessidade de cadastro? Renovo-lhe os parabéns pelo blog e estimo-lhe sucesso na sua condução e manutenção.

Andrei Correia

Resposta do Blog do Crato:

Prezado Andrei Correia,

Creio que posso falar em nome de todos que fazemos parte do Blog do Crato no sentido da imensa alegria que temos ao receber essa mensagem vinda de tão longe, de Braga, Portugal, e vinda sobretudo, de alguém que já residiu no nosso Crato maravilhoso. Agradeço bastante pelas palavras elogiosas ao nosso querido Blog do Crato, que tem por objetivo maior justamente a projeção da nossa cidade no contexto mundial, revelando-a em todos os seus aspectos, cultuais, históricos e geográficos.

No tocante ao seu questionamento sobre a necessidade de cadastramento para a postagem de comentários, gostaria aqui de dizer que isso foi muito oportuno, e a pergunta foi em boa hora. Desde o início do Blog, há cerca de 4 anos, tentamos fazer tudo da forma mais democrática possível, dando espaço a todos de livre manifestação, mesmo que em posições totalmente antagônicas à linha jornalística do Blog. O que pretendíamos e pretendemos é que o espaço continue democrático, mas com responsabilidades. É inegável que os grandes valores de uma sociedade só podem ser consolidados pelo uso da responsabilidade inerentes àqueles que a constituem.

Infelizmente, com a abertura democrática que provi desde o início do Blog, indivíduos muito mal-intencionados se aproveitaram dessa iniciativa para a postagem puramente anônima, e atacando covardemente pessoas renomadas do nosso convívio social apenas por defenderem certas idéias. Não souberam usar da liberdade concedida, e partiram para agressões pessoais, baixarias, nomes falsos, e atitudes totalmente contrárias ao pensamento sadio que pretendemos resguardar aqui no Blog do Crato. A Intolerância e a Covardia são duas das piores qualidades humanas que jamais queremos ver por aqui. Sendo assim, em certa época tive de optar pela continuação do Blog dentro dos ditames corretos da educação entre as pessoas, ou deixar-se que sucumbamos em meio ao turbilhão de banalidades, palavrões de toda espécie e coisas que desconstruía o trabalho e a vida de pessoas honestas e de reputação ilibada, que estavam à mercê de um bando de vagabundos anônimos.

Minha opção foi clara!
Que deve existir liberdade, se a liberdade coexistir.
A solução foi gerenciar todos os comentários, e o próprio site Google incentiva essa prática, quando proíbe a pornografia e os maus modos das pessoas que utilizam os Blogs. Decidi então que os comentários pudessem apenas serem feitos por pessoas que assumissem seus atos, ou seja, sem ANONIMATOS. De pessoas que não tivessem medo da verdade, nem de expor a cara a tapa, de pessoas que não fossem covardes a ponto de atacar pessoas de bem e se esconder em seguida, nas sombras.

Sendo assim, continuam livres todas as manifestações de pensamento, desde que resguardados os direitos e deveres de cada participante na construção de um modelo social de igualdade, liberdades e responsabilidades. E uma forma concreta de fazer isso, é criando uma conta, com Login e senha próprios no site GMAIL ( www.gmail.com ) para poder escrever os comentários, ou em se tratando de pessoa reconhecida por vários membros como indivíduo de conduta acima de qualquer suspeita e detentora de responsabilidades, e que decide ser escritor do Blog, o transformamos em membro permanente, o que o faz com que possa escrever comentários livremente, independentes do administrador.

Mas quero de antemão lhe pedir que gaste uns poucos minutinhos fazendo a sua ficha no Gmail, afinal, sua participação é bastante valiosa para nós. Reconheço um bom escritor quando vejo um texto, e isso viria a somar ao nosso Blog do Crato. Em todo caso, como segunda opção ofereço-te a possibilidade de enviar para meu e-mail os teus textos, a fim de serem publicados aqui no Blog.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.