
Há poucos dias, o Pedro Esmeraldo, através do seu irmão Carlos Eduardo Esmeraldo postou essa homenagem ao histórico engraxate que habita a praça Siqueira Campos, conhecido por "Chaguinha". No dia, eu procurei e procurei uma foto que eu sabia que tinha dele, entre as mais de 10.000 fotos que já fiz, e não encontrei. Até que hoje, procurando outra coisa, encontrei a referida foto. Então, para não postar somente a foto, posto o artigo do Carlos Esmeraldo, juntamente com a foto. Fica homenagem em dose dupla:
Simpático entre toda a população cratense, Chaguinha fez da Praça Siqueira Campos seu habitat natural, ali permanecendo até hoje. Lembramos que, há 55 anos, na data do centenário do Crato à elevação de cidade, Chaguinha engraxou os sapatos do Comandante da 10ª Região Militar, General Humberto de Alencar Castelo Branco, que aqui se encontrava para abrilhantar os festejos comemorativos do centenário da nossa cidade. Anos mais tarde, já Marechal, esse ilustre visitante se tornou o primeiro presidente da república do Regime Militar. Certamente, Chaguinha guarda em sua memória até hoje, a lembrança deste dia.
Nesse mesmo período, havia cerca de dez garotos exercendo juntamente com Chaguinha a profissão de engraxate, disputando espaço na Praça Siqueira Campos. Três desses garotos, cujos nomes não me recordo, conseguiram estudar e trabalhar ao mesmo tempo, com muita dedicação. Esse esforço levou-os à universidade. Um deles se formou em medicina e os outros dois em engenharia. Está aí um grande exemplo para juventude de hoje. Todos devem se dedicar ao trabalho, deixando de lado o comodismo, o desespero e marchando para o caminho do bem e da prosperidade. Portanto, quero homenagear esses trabalhadores humildes que se dedicaram de corpo e alma à sua profissão, principalmente afixando uma placa comemorativa ao Chaguinha, que ofertou um trabalho sério e honesto dentro de sua profissão.
Crato, 26 de outubro de 2008
Pedro Esmeraldo
Foto: Dihelson Mendonça
.