Expocrato e Políticos Indolentes na Mira dos Artistas Locais:

ExpoCrato 2008 - Saldo Negativo Culturalmente
1 pêso, 1 medida.
Assim como eu postei abaixo as reportagens elogiadas da EXPOCRATO 2008, também escrevo esta pequena nota aqui só para servir de lembrete aos que organizam a ExpoCrato de que não esqueçamos que a expocrato 2008 com seu volume recorde de negócios e de visitantes é gerenciada por pessoas totalmente descompromissadas com a Arte e a Cultura produzida na região do cariri pelo fato de que não se preocuparam em criar nenhum palco DECENTE para a apresentação dos artistas locais. Não pensem que será como em outros anos em que tripudiaram em cima dos artistas locais e ficou por isso mesmo...
Neste ano, reuniões foram feitas, o governador Cid Gomes foi procurado para que se lhe entregasse uma carta aberta dos artistas da região pedindo providências. Não foi encontrado. Não se posicionou. Cala, consente e ampara o descaso !
Colegas Artistas e simpatizantes, se quisermos algum espaço nesta selva de pedra e de má vontade que existe por parte dos organizadores da Expocrato para a arte local, temos que nos unir. Já demos o primeiro passo que foi a percepção da realidade e do descaso que existe, além das panelinhas. Isto gerou revolta e indignação. Criei o site Arte na Mídia,
www.artenamidia.com
E um grupo de discussões por e-mail a fim de discutir o problema de forma permanete. O problema não acontece apenas na ExpoCrato. Ela é fruto de uma falta de política cultural. Espero que ao longo do tempo, haja engajamento de vários setores da sociedade no sentido de pressionar as estações de rádio com reivindicações e outros movimentos no sentido de apoio à arte e à cultura produzidas no Cariri, até que estes que hoje estão no poder possam de 2, uma: Ou se sensibilizar com o movimento e abrir espaço, ou serem colhidos na avalanche das coisas.
A Arma do povo é a Política
A política é uma coisa muito importante para a decisão dos destinos de um povo. É a única forma legal de fazer isso. É muito bom ( para quem pretende se eleger futuramente ), que saiba que os artistas EXISTEM, e sua arte precisa ser veiculada. Que saibam que nós não somos trouxas e estamos vendo nome por nome de quem participa dessa bandalheira que fizeram na Expocrato em relação à arte e à cultura. Estes nomes serão guardados nas nossas lembranças. Quem trabalhou de verdade, quem fez alguma coisa, quem tinha boa vontade e não fez nada pra ajudar, e quem nem ajudou nem tinha boa vontade.
"Artistas da região, Uni-vos !"
Dihelson Mendonça
.