14 junho 2008

Crato - Foto do Dia - Praça da Sé


Praça da Sé - Crato - CE
Foto: Dihelson Mendonça

PEÇA TEATRAL A DONZELA E O CANGACEIRO vem aí...

SERÁ LANÇADA NO SÍTIO FUNDÃO, EM CRATO-CE

NO DIA 17 DE JUNHO DE 2008 (TERÇA-FEIRA), ÀS 9 h


Obra selecionada pela Bolsa Funarte de Estílmulo à Dramaturgia 2007/2008, a peça A DONZELA E O CANGACEIRO, do folclorista e dramaturgo cratense Cacá Araújo, é uma das duas representantes da Região Nordeste entre as nove escolhidas em todo o Brasil.

Será lançada, com uma leitura dramática seguida de debate, no dia 17 de junho de 2008, próxima terça-feira, às 9 horas, no Sítio Fundão, ambiente em que se passa a história narrada na peça.

A montagem do espetáculo, que deverá estrear ainda neste 2008, será produzida pela Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) em parceria com a Sociedade Cariri das Artes, dirigida por Cacá Araújo, e contará com um elenco de profissionais composto de Orleyna Moura, Carla Hemanuella, Andecieli Martins, Paula Amorim, Charline Moura, Jonyzia Fernandes, Cacá Araújo, Ediglê Lima, Yarley Tavares, Flávio Rocha, Joênio Alves, Franciolli Luciano, Joseany Oliveira e Jardas Araújo.

Na ficha técnica constam os nomes de Joênio Alves e Estherfeson Bosquevile(Figurino), Everardo Oliveira e Joseany Oliveira (Adereços), Danilo Brito (Iluminação), Alcântara Costa e Daniel Rodrigues (Cenografia), Carla Hemanuella (Maquiagem), Cacá Araújo (Sonoplastia), Eliane Café (Contra-Regra), Lifanco (Música), Stálin Araújo (Fotografia).

Por: Cacá Araújo
.

NÃO NOS DISSIPEMOS NO AZUL


O Rio de Janeiro amanheceu claro. Com uma azul de inverno no céu. O Corcovado muito acima de minha janela está com suas reentrâncias detalhadas. Uma manhã para turistas se extasiarem com uma das mais belas cidades do mundo. Vou até esta paisagem e o quê vejo?

Uma coisa e duas interpretações. A primeira breve: uma nuvem, muito branca, condensa-se bem no topo do corcovado, atrapalhando a visão dos turistas. São nuvens que surgem da umidade que sobe da floresta com o calor do sol da manhã. Esta forma uma ilha quase prateada de tantas luzes e sofre o efeito veloz dos ventos dispersivos no topo do corcovado.

Disso surge a segunda interpretação. A nuvem tem movimento! É um momento histórico desta manhã azul. Aquela formação única por sobre o universo igual. Ela aparenta se manter fixa no ponto em que se encontra. Talvez os vapores estejam subindo rapidamente no fronte quente do paredão do corcovado e, como um jato, jogando continuamente naquele ponto a condensação. Por isso entre a chegada de novos elementos e a fuga de outros, a nuvem se move como uma dança no mesmo lugar.

A singularidade desta nuvem na manhã viva do Rio de Janeiro revela muito do que nos passa na cabeça, os conceitos, as filosofias entre outras formações pré-existentes à nuvem. É desta ajuntada de mundos elaborados, que os meus olhos compreendem os fatos daquela nuvem. Condensada sobre a mais alta formação rochosa desse horizonte. Em movimento, única no azul.

Enquanto um corpo próprio, não se de onde vem a matéria que a forma, embora até tenha especulado sobre tal. Pelo fato de que na superfície superior daquela nuvem jatos velozes, afilados como lanças, se dissipam no azul. E muitos são os elementos da nuvem que ora se dissipam. Portanto, dado que ela ainda se mostra a mesma, é necessário que do azul inferior, junto ao paredão, cheguem iguais quantidades de corpos condensados.

A partir de um certo tempo, o tempo histórico da nuvem, as quantidades dos corpos que aderem parecem diminuir. Por que assim se compreende? É que, paulatinamente, o corpo da nuvem se reduz de tamanho, a dissipação no azul continua célere e os ventos daquelas alturas mudam a nuvem de local. A nuvem agora parece se deslocar do ponto que a alimentava de novos adeptos.

Naquele momento, a nuvem começa a desaparecer e, assim, prossegue até que a vista dos turistas se encontra completamente desimpedida. Os vapores se dissiparam no azul geral desta manhã azul do Rio de Janeiro. Sei que ainda eles se encontram, não mais os vejo, apenas são anônimas partículas no universo da minha retina.

Futebol - Parte 2 - Por Amilton Silva

FUTEBOL

Prosseguiu ontem à noite a sexta rodada do Brasileirão Serie B
com tres jogos: No Castelão em Fortaleza Ceará 3 X 0 America,
Barueri 1 X 5 Santo Andre e Avai 4 X 1 Vila Nova. O Ceará manteve 100% jogando em casa e com essa vitória vai para terceiro lugar na classificação geral. A rodada será complementada
hoje com os jogos:

16:10 Corinthinas X Brasiliense no pacaembu
16:10 São Caetano X Brasiliense no Anacleto Campanella
16:10 Bahia X Parana no Jóia da Princesa - Feira de Santana
20:30 ABC X Criciúma no Frasqueirão -Natal

Pelo Braliseirão Série A: Sexta Rodada

16:10 Internacional X Botafogo no Beira Rio
16:10 Flamengo X São Paulo no Maracanã
16:10 Figueirense X Sport no Orlando Scarpelli
18:20 Goiás X Grêmio no Serra Dourada
18:20 Portuguesa X Atlético PR no Canindé
18:20 Coritiba X Vitória no couto Pereira
18:20 Náutico X Vasco no arruda

A sexta rodada teve início na quinta feira com os resultados;

Fluminense 1 X 1 Santos
Palmeiras 5 X 2 Cruzeiro
Atlético MG 4 X 2 Ipatinga MG

Por: Amilton Silva - Comentarista esportivo do Blog do Crato
.

Talvez o Demutran esteja liberando o novo asfalto muito cedo para o tráfego...

Um fenômeno estranho que precisa a atenção da Administração Municipal:


Veículo parado na R. Santos Dumont.


R. Santos Dumont.

Veículo entrando na R. Santos Dumont.

Ao andar por esses dias pelas ruas do crato, constatei um fenômeno interessante que tem chamado a atenção das pessoas da cidade, reclamando nas ruas.

O caso é que em algumas ruas da cidade, o novo asfalto está deixando marcas quando veículos pesados trafegam. Passei uma manhã investigando o caso, verificando o tempo em que as máquinas refazem o asfalto e o tempo da liberação para os veículos trafegarem, e pude constatar que esse intervalo não é suficiente para que o asfalto seque. Então, com o asfalto ainda "fresco", os veículos estão sendo liberados para trafegar, o que acarreta marcas de pneus, afundamentos. Eu fui testemunha de um veículo leve que passou logo após ser liberado o tráfego, e este deixou marcas de pneus na Rua Santos Dumont.

Além do mais, a população NÃO ESTÁ AJUDANDO com o novo asfaltamento. Pude verificar pessoas ESCREVENDO no asfalto fresco, Mototaxistas enfiando as bases das suas motos, ou seja, danificando o asfalto novo.

Cadê a educação do Povo do Crato ?
E o Demutran, porque não verifica primeiro se o asfalto já está seco a fim de liberar o trânsito ??

Esse asfaltamento é muito importante para a cidade. O Prefeito municipal fez um esforço enorme para trazê-lo. Cabe à população zelar pelo seu patrimônio, afinal de contas, não se sabe quando um dia, o Crato será asfaltado novamente... cadê a educação?

Por: Dihelson Mendonça
.

Samuel Araripe terá como vice Raimundo Filho.

A pesquisa realizada pelo PSDB cratense, para se chegar ao nome que mais estivesse dentro do perfil da proposta política do partido, teve seu resultado divulgado ontem, numa reunião na residência do Prefeito Samuel Araripe, para, além da comunicação do nome do candidato a vice-prefeito, formalizar as coligações entre, até o presente momento, nove siglas partidárias, que fecharam união geral em torno da chapa majoritária e em três frentes para as chapas proporcionais.

O vencedor da pesquisa, elaborada contendo sete nomes de lideranças cratenses, foi Raimundo Bezerra Filho, do PPS, que será o companheiro de chapa do Prefeito Samuel Araripe. Vale salientar, que o nome de Raimundo Filho em termos de rejeição, é dos que possui os números mais baixos entre os indicados na mesma pesquisa e, ainda, entre todos os políticos com atuação recente no Crato, fato que se atribui à RBF, por não ter ainda ocupado nenhuma posição política, justificando assim a ausência de desgaste.

As coligações proporcionais, para a disputa de vereador, ficaram divididas em três grupos: PSDB, PSDC e PSL, fazendo a primeira coligação. PPS e PSC a segunda e, com a terceira, a composição do PTC, PTdoB e PRTB.

A convenção do PSDB será no próximo dia 20 de Junho, no Crato Tênis Clube, as 19 horas, com as presenças do Senador Tasso Jereissati e do Deputado Arnon Bezerra, evento este que deverá reconfirmar as coligações majoritárias e proporcionais, rumo ao apoio à reeleição do atual prefeito, em campanha eleitoral que promete muita disputa. Esperamos que tudo isto venha a acontecer dentro do mais alto nível, pois que, só quem tira o melhor proveito com esta realidade é o eleitor.

Fonte: Blog "O Democrato" - george Macário

http://odemocrato.blogspot.com/

.

O Pior Pão do Crato - E se é possível fazer publicidade oposta !

.

Quando um produto é bom, todos fazem questão de elogiar.
E os proprietários de empresas recebem os elogios de forma muito satisfatória.

Já o mesmo não acontece com quem faz críticas...
Pois bem, o Crato, assim como outras cidades, nunca foi conhecida como uma cidade que fabrica um excelente pão. Tanto, que todos sabem da extrema diferença que se percebe ao se visitar Fortaleza e comer o pão da "Monmartre" por exemplo, aquilo é que é Pão de verdade!

Estava eu pensando aqui com meus botões em criar uma espécie de premiação anual para as empresas que fazem os melhores produtos e serviços e ir além: Criar também uma espécie de troféu abacaxi para as piores empresas da cidade. Por exemplo, sem citar nomes, num bairro como a Vilalta, não há uma panificadora que um ser humano mereça comer o produto delas. Não se pode chamar aquilo de pão. Parece pão de ISOPOR, em que você enfia o dedo e sai do outro lado, leves, tão leves que se der uma ventania leva tudo... e o sabor ?

Olha, a cidade do Crato ainda tem muito o que aprender quando o assunto é o nosso "pão de cada dia". Quem faz o melhor pão da cidade ?

Muitas opiniões podem aparecer, mas o pior pão da cidade terá muito mais votação.
E aos advogados de plantão eu pergunto: Já que se pode fazer propaganda gratúita elogiando uma emprêsa porque não se pode fazer propaganda gratúita contrária a essa emprêsa ? porque a coisa funciona só em um sentido ? Estou a fim de eleger as piores empresas e os piores serviços da cidade, pra ver se esses caras se tocam e melhoram o atendimento e os produtos!

Por: Dihelson Mendonça
.

CRATO - A Cidade em Fotos - Câmara Municipal e Praça Siqueira Campos.


Acima: Foto do prédio onde funciona a câmara municipal.


Acima: Foto da Praça Siqueira Campos antes da destruição da lanchonete Cinelândia.

Fotos: Dihelson Mendonça
.

Cariri - Biodiesel - Miniusina é testada no Cariri - Por: Elizângela Santos

Clique para Ampliar

Óleo já refinado na miniusina fabricada pela Linard Engenharia, em Missão Velha, é observado pelos responsáveis no controle de qualidade (Foto: Elizângela Santos)

Pequenos produtores poderão ser beneficiados com miniusinas de biodiesel. A primeira unidade já foi testada

Missão Velha. O primeiro teste de uma miniusina de fabricação de biocombustíveis foi realizado no município, com a presença de vários técnicos do setor. São as primeiras usinas com design compacto a serem destinadas a três municípios do Ceará, por meio de uma parceria entre o Instituto Centec e Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs). Inicialmente serão beneficiados com a parceria os municípios de Sobral, Aracoiaba e Russas. Os municípios de Tauá e Piquet Carneiro, no Estado, já trabalham com o processamento e refinamento do óleo, para uso nos automóveis.

A meta principal do trabalho é beneficiar agricultores familiares. Segundo o engenheiro mecânico responsável pelo projeto, Jorge Santos — um dos pioneiros no fabrico de biocombustíveis no Estado, ainda na década de 70 — qualquer espécie de óleo vegetal e até animal poderá ser processado através da usina, além de produtos farmacêuticos, provindo da glicerina. Em cada base onde forem instaladas as usinas, cerca de 1.500 famílias poderão ser beneficiadas, com o plantio, o processamento e finalização do biocombustível. A perspectiva de produção diária é de até 3 mil litros.

Fabricação de maquinário

A empresa Linard Engenharia e Fundição, do município de Missão Velha, encampou o projeto, com a fabricação e montagem das peças. A empresa também fabrica maquinário pesado para engenhos, a exemplo das velhas caldeiras. O empresário Maragton Linard afirma que o desafio não foi tão difícil de cumprir, mas desenvolveu ao mesmo tempo as três miniindústrias que deverão estar em funcionamento a partir do mês de setembro nos municípios nas quais serão destinadas. O período vai coincidir com a safra da mamona.

A parceria para que a máquina fosse desenvolvida foi desenvolvida por meio da empresa Brasbiocombustíveis, de Pernambuco. O engenheiro Jorge Santos, proprietário da empresa, afirma que a planta foi desenvolvida pela empresa e o projeto de fabricação das peças e montagem foi acompanhado pela indústria vencedora do processo de licitação, no caso, a Linard Engenharia.

Interiorização

Para a região, a escolha da empresa Linarde tem uma importância fundamental, já que a tecnologia sai dos grandes centros para indústrias do Interior do Ceará, além de possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população agrícola. “São 3 mil litros por dia que podem ser refinados. Hoje isso representa uma utilização de 4 a 5 mil hectares de mamona plantada”, calcula o engenheiro. Para ele, esse potencial demonstra um benefício social muito grande. “A idéia é fazer a inserção social do homem ao campo. Possibilitar renda dessas famílias que estão na área rural, além de ser um aditivo ecológico”, completa.

O coordenador do programa de Biodiesel do Dnocs, Amauri Fernandes, afirma que o Departamento, como órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está desenvolvendo um programa próprio de diesel à base vegetal, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em consonância com o governo federal. É por meio desse projeto que vêm sendo implantadas as miniusinas de biodiesel.

O Dnocs irá instalar unidades gestoras dessas miniindústrias de processamento, com comitês formados nas comunidades e a perspectiva é que sejam administradas pelos movimentos sociais. A importância, conforme o coordenador, é que estejam voltadas para os pequenos produtores de girassol, mamona e vários outros tipos de oleaginosas que produzem o biocombustível. Fica, com isso, no encargo dos produtores da semente o refinamento do óleo, já que a miniusina contempla unidades de extração.

O produto poderá ser usado pelos produtores, com até 20% de acréscimo no óleo diesel, nos veículos usados no preparo do solo das cooperativas de movimentos sociais. O excedente, de acordo com Amauri Fernandes, poderá ser comercializado com as prefeituras para uso no transporte escolar, além de outras instituições que queiram auxiliar nesse processo. O repasse também deverá ser feito para a Petrobras.

Inclusão

“O programa de Biodiesel é novo e requer um tempo para se desenvolver. A inclusão social passa pela garantia de compra ao pequeno produtor, sem que haja a substituição da cultura, principalmente durante os períodos em que não esteja sendo cultivada a agricultura de subsistência”, explica Amauri Fernandes.

Uma parceria com a Petrobras está sendo estudada com a finalidade de instalação de outras unidades comunitárias no Estado, até maiores, com capacidade de produção de 8 mil litros por dia.

O QUE ELES PENSAM

Seleção foi por pregão eletrônico

'Ficou a responsabilidade do Centec para a instalação de três usinas nos municípios de Aracoiaba, Sobral e Russas. Por meio de uma licitação por pregão eletrônico, a empresa Linard ganhou o trabalho para instalação das três miniusinas de biodiesel, compostas por uma unidade de extração de óleo e outra de refinamento, onde será produzido o produto final, a partir de oleaginosas. O programa do Biodiesel do Centec tem como principal finalidade a inclusão social.'
Luís Alexandrino Feitosa
Engenheiro do Instituto Centec

'Tive conhecimento desse projeto por intermédio do Centec, há dois anos e meio. Venho trabalhando desde setembro do ano passado, na parceria da Linard com a Brasbio. Começamos a tratar de negócios com plantas e desenhos estudando todo o processo de fabricação. O biocombustível no Brasil é processo em desenvolvimento. É importante o apoio que vem sendo dado no momento, mas é necessário que haja mais interesse por esse projeto no País. Já estou com uma encomenda para outro Estado.'
Maragton Linard
Empresário da Linard

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter


Mais informações:
Linard Engenharia e Fundição Ltda
Rua Padre Cícero, 810, bairro Centro, Missão Velha (CE)
(88) 3542.1026/1013

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

Futebol - Por Amilton Silva

O Brasileirão

Teve início dia 10 a sexta rodada do Brasileirão Série B
2008 com os seguintes jogos:

Juventude 1 X 1 Fortaleza
Marília 3 X 1 Ponte Preta
Gama DF 1 X 0 CRB

Ja pela copa do Brasil hoje será a grande decisão na ilha do retiro em Recife com o jogo Sport X Corinthians, todos os ingressos foram vendidos antecipadamente, e é esperado um grande jogo.
O Corinthians venceu a primeira pardida em São Paulo, por 3 X 1.
Se o Sport vencer por dois a zero será pela primeira vez campeão
da Copa do Brasil.

Pelo campeonato cearense da segunda divisao a equipe cratense
jogou à partir das 20:00 a equipe do São Benedito.Outros jo
gos pela segunda na: Guarany X Barbalha e Tiradentes X Trairiense. A equipe Barbalhense tera que vencer,pois, caso ela obtenha outro resultado ficara na zona de rebaixamento.O retrospecto da equipe de Barbalha jogando fora de casa é muito negativo, ja que,perdeu todas as partidas.

O jogo entre Guarany e Barbalha foi realizado dia 10 no junco em sobral e o placar foi de 1X1

Num oferecimento de:


A Melhor loja de CDs e DVDs do Cariri
.