11 junho 2008

NO CALOR DA DISCUSSÃO...

No calor da discussão, é importante frisar que o valor do artista cratense não se resume a uma “deixa” no evento EXPOCRATO, e da maior importância, salientar que são dignos de uma política cultural compromissada com os seus interesses. Vão se Exposições e, ao contrário de: “Vão se os anéis e ficam se os dedos” vão se as Expocrato e não se apercebe que elas vão sem deixar sequer uma reflexão, sobre a real necessidade de um calendário voltado para todos os segmentos artísticos, algo que conspire a favor da profissionalização e subsistência do artista local, o popular e o erudito. Um artista, antes de o ser é um investidor. Investem em seus dons ou na vocação para quais nasceram e acreditam. Necessitam de matéria prima, de subsídios para a sua formação intelectual, de estrutura espacial e técnica, de apoio logístico, pois o artista nem de longe deva ser confundido como pedinte! Creio que na constituição municipal em algum artigo, exista algo assegure verbas destinadas ao fomento da produção e exibição da cultura local. Não existindo, cabe aos legisladores, pensar seriamente a respeito!

Mas nos atemos ao digladio do Artista x a Expocrato. Tem sido assim ao longo dos anos, sempre que este evento de cunho “Agropecuário” se aproxima, é um vexame, não só pela corrida contra o tempo, mas, vexame pela vergonha que é o Crato não poder apresentar ao turista ou mesmo aos que visitam os recintos do parque, aquilo que de melhor, emblemático e autêntico a cidade possui. Não sei se por falta de visão dos organizadores ou mesmo por apatia daqueles poderiam intervir, interferir em prol da valorização dos nossos expoentes. Daí porque se faz necessário uma Secretaria de Cultura atuante, forte, que seja dado ao Secretário poder de barganha e não obstante, não seja este apenas o “Secretário da cultura”, que seja antes de tudo, um Secretário de Cultura.

Faço minha, as palavras de Kaika Luiz, referindo ao tratamento do aos artistas...
“Tudo que lhes é apresentado é de baixíssima qualidade. A começar pelos sempre irrisórios cachês. Em seguida vem a parte técnica que, de uma forma lastimável, é sempre colocada com tudo o que há de pior pelo nosso Cariri.”

Só pra entender: Um show implica numa série de fatores. Demanda tempo em sua montagem, ensaios, direção, cenário, luzes, compromisso com músicos profissionais que investiram em seus instrumentos e fazem da arte o ofício! Depois vem que o próprio artista vive e sobrevive do seu talento, de seu empenho não menos profissional. Arte não é brincadeira não!

Então, ficam perguntas...

Quanto vale um show do PERFORMÁTICO, CARISMÁTICO, João do Crato? Um dos maiores intérpretes da música caririense e diga de passagem, tem um imenso orgulho de cantar as produções dos compositores locais!

Quanto vale um show do nosso MENESTREL Abidoral Jamacaru? Expressão maior da nossa aldeia, que tem levado o nome do Crato aos quatros cantos do país, cantando Dona Bárbara, a Chapada do Araripe, todo um contexto histórico e ecológico e além mais da nossa região?

Quanto vale um show do COMTEMPORRÂNEO, Luis C. Salatiel? Fazendo leituras antenadas com o universo da nova música e relendo a nossa musicalidade regional com arranjos únicos!

Um show instrumental com Dihelson Mendonça, O MAGO DOS TECLADOS, quanto vale? Ele que também não deixa por menos, levando o nome do Crato com o que há de melhor em nossa musicalidade, dividindo palcos com grandes nomes da música brasileira?

E são muitos hein, João Nicodemus, Célia Dias, Cleivan Paiva, Hugo Linard, Na Cacunda, Callazans Callou, Zé Nilton, Ibertson, João Neto e muitos que me fogem à lembrança, sem falar evidentemente na nova geração talentosíssima que vem surgindo e que a cidade precisa conhecer quem são estes, além de, um número sem igual de grupos folclóricos e artistas populares e vou mais além, o pessoal de Juazeiro do Norte, Barbalha, enfim, muita gente boa do Cariri merece um lugar à luz dos refletores!


Fotos: Pachelly Jamacaru
"Direitos reservados"

Nota do Blog do Crato:

Por força da modéstia, o nosso nobre Pachelly Jamacaru não falou de si próprio, logo ele que na minha opinião é o maior compositor popular do Ceará e um dos maiores do Nordeste, em quantidade e em qualidade. Quanto vale o show deste que possui mais de 400 composições e as tem gravadas por gente de todo o Brasil ? Quanto vale ? Vale muito. Tanto, que esses organizadores aí os "Donos" da coisa, de gente tão ignorante, não faz idéia dos valores culturais e artísticos que essa região possui, mas é valorizada pelos de fora, pois lá fora, temos nome, temos voz e temos vêz !

NINGUÉM É PROFETA EM SUA TERRA. ( Jesus Cristo ).

Dihelson Mendonça.

Bancada Cearense tem 5 Deputados sob Investigação.

Esta é a manchete do Jornal O Povo em sua página de política, edição do dia 6 passado, ressaltando que um quarto dos integrantes do Congresso Nacional está em atenta observação da Justiça. O Supremo Tribunal Federal está investigando 123 deputados e 20 senadores. O Jornal enfatiza na matéria que “segundo a Procuradoria Geral da República, há indícios para transformar 48 deles (42 deputados e seis senadores) em réus”.

Segundo a matéria, há um levantamento que aponta diversos ex-prefeitos e um ex-vice-prefeito que têm pendências no STF como Manoel Salviano do PSDB, pré-candidato a prefeito em Juazeiro do Norte. Dá bancada cearense além de Salviano são citados os deputados José Linhares (PP), Léo Alcântara (PR), Zé Geraldo (PMDB) e Aníbal Gomes (PMDB).

Segundo o levantamento,que é do site Congresso em Foco, o maior número de processos é por crimes contra a administração pública, como peculato e desvio de verbas, e por corrupção passiva ou ativa.

O que chamou a minha atenção não foi o fato em si, mas a cobertura de alguns setores da mídia sobre este episódio. A grande maioria ficou caladinha. A TV Verde Vale, de propriedade de Manoel Salviano não noticiou absolutamente nada, diferente da chamada “Lista Suja do TCM” que aponta diversos políticos com problemas de contas desaprovados e outros com atecnias, havendo uma verdadeira generalização, entre os que realmente tem culpas e os que apresentam equívocos em alguma prestação de contas. Usaram de dois pesos e duas medidas. Na Lista do TCM, de Juazeiro do Norte, são citados os nomes de Carlos Cruz, ex-prefeito, do atual, Raimundo Macedo e da deputada estadual Ana Paula Cruz dentre outros. Saiba a relação completa CLICANDO AQUI:

A TV Verde Vale e emissoras de rádio passaram a semana inteira explorando, devidamente a questão dos políticos cujos nomes estão nesta lista do TCM, contudo, boa parte sem saber separar o joio do trigo, lamentavelmente generalizando que tem pendências técnicas com quem realmente teve contas desaprovadas. Imaginem que até pessoas falecidas estão na lista do TCM. Sobre este fato da investigação ficaram pelo menos até o momento desta postagem caladinhos, caladinhos. Dois pesos e duas medidas!! Uma vergonha.

Em tempo, esse deputado Manoel Salviano que é pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo PSDB, ou pelo menos se julga, é o mesmo que não apresentou um centavo de recursos ao Orçamento Geral da União para beneficiar a “Terra do Padre Cícero”.
Leia a íntegra da matéria do Jornal O Povo CLICANDO AQUI:


Fonte: Beto Fernandes - Revista do Beto - Rede Blogs do Cariri
www.blogsdocariri.com

I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri

O evento será realizado na sede da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda – CE, e terá entre os palestrantes a Profa. Dra. Maria da Conceição Lopes, das Universidades de Coimbra e Porto, Portugal.

Na terra dos dinossauros, dos homens pré-históricos, e de tantos outros personagens históricos, a Fundação Casa Grande realizará na sexta-feira, dia quatro de julho, o I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri. O evento marcará a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Casa Grande, e tem apoio institucional da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os convidados confirmados está a Profa. Dra. Maria da Conceição Lopes, Coordenadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP), em Portugal. Há também a presença da Profa. Dra. Conceição Meneses Lage, da Fundação Museu do Homem Americano, da Universidade Federal do Piauí, especialista em conservação de registros rupestres. Com o objetivo de mobilizar educadores e demais interessados em arqueologia e preservação do patrimônio, este seminário é resultado de 15 anos de trabalho da Fundação, que teve sua origem no Memorial do Homem Kariri. O museu resgata e expõe o universo arqueológico e mitológico dos primeiros grupos humanos a habitarem a região, e recentemente foi apontado pela National Geographic Channel como um contraponto à depredação do patrimônio material e imaterial do Cariri.

Janela para a vida na terra

Em matéria sobre tráfico de fósseis, publicada em março pela Folha de S. Paulo, o jornal descreveu a Chapada do Araripe como uma das "janelas raras para a história da vida na Terra". A região tem atraído o interesse crescente de paleontólogos, arqueólogos e historiadores, que encontraram no interior do Ceará um amplo campo para pesquisas. O maior desafio, no entanto, não é desvendar os mistérios que o Cariri esconde, mas sim preservá-los para as futuras gerações.

Pontão de Cultura

Nos dias 5 e 6 de julho, a Casa Grande receberá, dentro do intercâmbio promovido pelo Pontão de Cultura, jovens que realizam trabalhos ou possuem afinidade com a preservação do patrimônio histórico. Vindos de cidades vizinhas, foram selecionados pela Fundação em parceria com as Secretarias de Cultura locais, e além das oficinas sobre gestão cultural, participarão de um curso de conservação de pinturas rupestres, ministrado pela Profa. Dra. Conceição Meneses Lage, da UFPI. O curso e as oficinas de intercâmbio são restritos aos convidados da Fundação. Já o Seminário será aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia.

Para confirmar sua presença envie a ficha de inscrição anexa até o dia 30/06/2008.
Dúvidas podem ser solucionadas pelo mesmo endereço, ou ainda pelo telefone (88) 3521-8133.

Para conhecer a programação completa, acesse o site: www.fundacaocasagrande.org.br

Feliz Dia dos Namorados!!!!!!!!!!!


Hoje venho aqui, para desejar um feliz dia dos namorados pra todos aqueles que amam e são amados, independente de qual forma.

Enfim...

Acho que namorar, é ser amigo de seu companheiro,escutar quando preciso e se calar também, é dedicar a sua vida para outra pessoa, é dormi de conchinha em dias de chuva, beijar debaixo da chuva,assistir um filme juntos se empanturrando de pipoca, ter ciúmes, fazer biquinho quando quer algo, sentir saudades e dar carinho.É fazer parte de um pedacinho da história do outrem,é brigar, mais se reconciliar em cinco minutos, por que simplesmente um não consegue viver sem o outro. É aguentar os defeitos e amar as qualidades, é dizer te amo, dizer te adoro, te quero... É ter uma canção como tema, é fazer dos pequenos detalhes grandes lembranças, é estar perto quando uma lágrima ameaça cair e um sorriso faz a diferença, é poder se sentir uma moleca perto dele, e se desmontar aos seus beijos, é querer que as horas passem bem devagarzinho pra que não chegue a hora de que ele vá embora e nunca pensar em um final, apenas recomeços. É mandar recadinhos cheios de sentimentos, é correr na praia, é andar de roda gigante, é se amar pela noite inteira e fazer de cada minuto uma eternidade, é reclamar dos olhares atrevidos de outras, é achar ele lindo e maravilhoso e até mais bonito que o próprio Brad Pitt... é cantar uma canção, mesmo desafinando, é montar um albúm de fotografias com todos aqueles momentos especiais, com dedicatória e tudo, é juntar tudo que possa simbolizar ele, como ingressos de Cinema e que montam sua identidade. É saber o nome de seu perfume preferido de có,e sentir seu cheiro de longe, das marcas de suas roupas, dos traços em seu rosto, escrever seus nomes em um papel contornado em um coração, é fazer planos.É curti cada momento como se fosse único, e principalmente ser pra ele(a), amante, amiga, cúmplice, namorados.

Geraldo Junior e Flauberto Gomes no "Fala Sério" na All TV!

Oi pessoal!
Hoje às 17hs, estaremos dando uma entrevista no programa de TV "Fala Sério".
O programa é transmitido pela internet no site: www.alltv.com.br
É muito importante a participação dos internautas, portanto, convidamos todos a entrarem no site e acompanhar o programa, interagindo, dando opiniões e fazendo perguntas.
Abraços a todos!
Geraldo Junior.

Programa "Fala Sério" às 17hs
Site: www.alltv.com.br

Pensamentos do Dia



"Se deres as costas à luz, nada mais verás, a não ser a tua própria sombra ! "


Zálkind Piatigórsky

"O único inimigo que o homem poderá ter algum dia, é o próprio pensamento negativo e timorato.
Pense no bem...e o bem surgirá !
Pense no mal...e o mal aparecerá !"

Joseph Murphy

"A realidade de hoje, foi o shonho de ontem;
O sonho de hoje será a realidade de amanhã;
E em todas as épocas, zombou-se dos sonhadores !"

Zálkind Piatigórsky

"O mundo pertence aos Otimistas. Os Pessimistas são meros espectadores"

General Eisenhower

.

Conhecendo o CRATO - Praça Siqueira Campos


Começamos um quadro que julgo da maior importância que é o "Conhecendo o Crato", onde periodicamente falaremos sobre locais interessantes da nossa cidade e mostrando aos visitantes.

Hoje falaremos um pouco sobre a Praça Siqueira Campos.

Localizada no centro da cidade de Crato ( ou do Crato como preferem alguns ), a praça Siqueira Campos é considerado o centro nervoso da cidade. Mais conhecida como a praça do fuxico, pois ali as pessoas de diversas gerações se reunem para bater-papo, e sobretudo, discutir os rumos políticos da nossa cidade. Tem inclusive político que faz da Praça Siqueira Campos o seu quartel-general, e passa mais tempo na praça do que em casa...

De lá também, os bate-papos seguem para os bares vizinhos e lanchonetes como o famoso Café Crato, localizado ao lado do antigo Cine Cassino. Nesses bares, e sobretudo num barzinho meio escondido ali numa viela estreita que vai dar na Rua da Vala, é que se concentram a maioria dos políticos, e gente para fazer o famoso "fuxico" da cidade. Ali é onde acontecem coisas que já caiu na expressão popular "só no crato mesmo..."

O cronista José do Vale Feitosa assim descreveu a "mítica praça Siqueira Campos do seu tempo":

"A Praça Siqueira Campos. Um
mito eterno gerado numa determinada era do século XX. Quando eles usavam chapéus e terno de linho branco, bigodes finos como Clark Gable ou Robert Taylor. Elas com as saias plissadas e rodadas, blusas de tecido fino, cabelos arrumados em ondas, trunfas ou repartidos ao meio. Falo de uma geração após as melindrosas, falo delas como Ava Garden, Susan Hayworth. As palmeiras e pés de benjamins haviam nascido e o Cine Cassino apresentava os cartazes da noite.

A praça era parada de crianças ao dia, trânsito no centro da cidade, mas na noite é que se realizava como mito. Um mito de adultos e jovens. As crianças não pertenciam às luzes artificiais das sombras noturnas. O mito lhes seria revelado anos após. Quando toda a homeostasia de seu corpo não fosse a mesma com a qual nascera. A praça apresentaria seus mistérios luminosos quando todas as relações de espaço, tempo e iniciativa adquirissem novos significados e impostos significantes."


Por: Dihelson Mendonça
.

Crato - Profissionais do PSF param atividades - Por Antonio Vicelmo

Clique para Ampliar

Estão paralisados 27 médicos, 26 enfermeiros e 17 dentistas, num total de 70 profissionais (Foto: Antônio Vicelmo)

Crato. Médicos, enfermeiros e dentistas do Programa de Saúde da Família do Crato (PSF) paralisaram suas atividades em protesto contra o silêncio do prefeito Samuel Araripe sobre o aumento salarial dos profissionais da saúde que estão reivindicando 40% de aumento, além de melhores condições de trabalho. Segundo a Associação dos Profissionais de Saúde da Família do Crato, em conseqüência da greve, mais de duas mil pessoas estão deixando de ser atendidas nas 27 unidades de saúde do município, que cobrem 73% da população. O procurador do município, José Boaventura Filho, informou que vai entrar com ação na justiça, solicitando a ilegalidade da greve.

A secretária de Saúde do município, Nizete Tavares, informou que a Prefeitura não tem condições de atender as reivindicações. Ela lembrou que foi dado um aumento, no mês de maio, de 5%. Um médico passou a ganhar cerca de R$ 4.200, para uma jornada de 8 horas, enquanto os dentistas e enfermeiros R$ 2.200,00.

Os profissionais argumentam que estão recebendo os mais baixos salários do Ceará. Nizete diz que, conforme levantamento feito por sua Secretaria, os salários pagos estão dentro da média. “Há, realmente, uma variação salarial nos diversos municípios, mas o Crato não está entre os que pagam menos”, diz.

Atendimento

Ela tranqüiliza a população quanto ao atendimento e garante que todas as unidades de saúde estão funcionando com o atendimento de outros profissionais que não fazem parte do PSF. “O Centro de Especialidades do Crato, no Centro, está funcionando normalmente”, diz.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

Quem está conosco no Blog do Crato

OS AUTORES

O Blog do Crato reúne uma plêiade de escritores do mais alto nível no cariri. São pessoas escolhidas criteriosamente para fazer parte do nosso quadro. Qualquer pessoa pode se tornar um comentarista, o que é muitíssimo importante, e comentaristas podem se tornar autores, e estes são escolhidos pelo brilhantismo do trabalho realizado em suas respectivas áreas. Eis algumas fotos de algumas pessoas "AUTORES" ( lista incompleta, pois são mais de 45 atualmente ), que escrevem artigos periodicamente para o nosso Blog do Crato. Todos são indiscutivelmente intelectuais brilhantes ou de grande destaque em suas respectivas áreas:











Se porventura algum autor não apareceu nessa galeria é porque não dispomos ainda de foto. Por gentileza, enviem sua foto para completar nosso quadro.

Abraços Sinceros,

Dihelson Mendonça

Tribunal Superior Eleitoral TSE decide que Candidato 'fichado' pode concorrer sim.

Por 4 a votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite de hoje (10) que o candidato a cargo eletivo só pode ter o registrado indeferido quando houver condenação com trânsito em julgado, ou seja, sentença definitiva, sem mais possibilidade alguma de recurso.

Isso significa que os candidatos que sejam réus em processos criminais, improbidade administrativa ou ação civil pública poderão se candidatar nas eleições municipais deste ano.

A decisão foi tomada no julgamento do processo administrativo nº 19919. O relator, ministro Ari Pargendler, havia dado, durante a sessão plenária do último dia 5, voto favorável à tese de que a candidatura só pode ser indeferida caso haja sentença com trânsito em julgado.

Na ocasião, o ministro Eros Grau pediu vista dos processo, transferindo o final do julgamento para hoje. Na sessão desta terça-feira, Grau, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro seguiram o voto do relator. Os ministros Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, Felix Fischer e Joaquim Barbosa votaram contra a tese defendida por Pargendler.

Fonte: Uol Notícias
.