29 maio 2008

SOS BATATEIRA! - A audiência

Solicitada pela APA-Araripe - Dr. Jackson Antero – a audiência com o Ministério Público para a solução definitiva do problema que envolve a distribuição de águas das fontes nascentes na parte cratense da Chapada do Araripe (principalmente a fonte Batateira).
Mara Guedes (Partido dos Trabalhadores-PT) comparou a Terra a uma mulher-mãe que estava sendo malatratada e pedia socorro.
Dr Elder (promotor) conduziu com extrema leveza e serenidade a audiência, ontem, no Teatro Municipal do Crato.

O Partido Verde e o Movimento SOS Rio Batateira (SALATIEL e ED ALENCAR) fez ver ao Ministério Público que toda aquela questão foi provocada para que se retome as águas que perenizam o rio que passa pela reserva ecológica do Sítio Fundão. A distribuição de águas teria agora que levar em conta, preferencialmente, a vazão ecológica que vai permitir a revitalização do da Flora e Fauna daquela reserva, hoje ameaçada.


O presidente do CONPAM e do Partido Verde, Dr. André Barreto, acompanhou com interesse todas as discussões.

Ao final, após 07 horas de assembléia, as instituições reguladoras (COGERH, SAEC, PREF.MUNICIPAL), órgãos fiscalizadores e ambientalistas (SEMACE, CONPAM, APA-ARARIPE, FUNDAÇÃO ARARIPE, FLONA) movimentos sociais organizados (Fundação Mussambê, SOS Rio Batateira) e partidos políticos (Partido Verde e Partido os Trabalhadores) e, ainda, representante dos moradores que utilizam a água para consumo e atividades agrícolas, todos, contribuíram com idéias, sugestões e propostas para o documento final que foi elaborado e assinado pelas partes interessadas e que determina os prazos, responsabilidades e multa pelo descumprimento das cláusulas pertinentes.

Parabéns a todos que tomaram para si a responsabilidade sobre o equilíbrio do nosso eco-sistema. Estamos ainda no começo!

Candidatas a "Garota Blog do Crato", entrem em contato !

Olá, Pessoal,

Algumas garotas entraram em contato a fim de participarem do nosso concurso "Garota Blog do Crato" deste ano. Infelizmente, não estou conseguindo entrar em contato de volta, pois os e-mails não estão respondendo. Então, peço às interessadas, que entrem em contato comigo novamente pelo e-mail dihelson@yahoo.com ou blogdocrato@hotmail.com ou ainda pelo telefone 3523-2272 e deixe seu recado, seu telefone para contatos. Retornarei em seguida. Precisamos agilizar a sessão de fotos. A garota Blog do Crato será trocada ainda nessa semana como sem falta! Cada uma só pode passar 1 semana em cartaz.

I CONCURSO GAROTA BLOG DO CRATO - R$ 1.000,00 em dinheiro!





CONCURSO GAROTA BLOG DO CRATO

O Blog do Crato anuncia o concurso, na edição 2008, que visa promover e divulgar a beleza da mulher cratense a nível nacional. A participação é gratúita e as concorrentes ainda poderão ganhar prêmios, se estiverem entre as 3 finalistas. O Blog do Crato, em sua seção denominada "Garota Blog do Crato" deverá apresentar semanalmente um ensaio com a garota da semana. No meio do ano, em data a ser ainda especificada, será realizada a escolha de 12 garotas do Blog do primeiro semestre, através de enquetes e votações públicas. E no final do ano, mais 12 garotas da segunda metade do ano serão escolhidas, totaliando-se 24 garotas do Blog, o que corresponderia a 2 por mês.

Ao final do ano, será feita enquete de rua, e enquete do Blog, e serão escolhidas primeiro, segundo e terceiro lugares, que serão premiadas com troféus e prêmios a serem definidos junto aos patrocinadores do evento. A premiação deverá ser realizada num dos grandes eventos sociais da cidade, e num dos grandes clubes, com uma festa com todas as 24 garotas escolhidas pela votação para a entrega dos troféus e prêmios. Possivelmente no Crato Tênis Clube, em uma festa dançante...

Como Participar:



01 - Se você se acha uma garota atraente, fotogênica, ou se conhece alguém que deseja participar do Concurso Garota Blog do Crato - Edição 2008, entre em contato pelo e-mail oficial do nosso Blog: blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone (088)- 3523-2272.

02 - Apenas as garotas cujos ensaios fotográficos são publicados semanalmente na seção "Garota Blog do Crato" poderão participar do concurso, das votações e das prêmiações.

03 - Cada participante ou concorrente, deverá assinar um documento contratual ou um termo de responsabilidade, que será o documento oficial de adesão ao concurso.

04 - É facultativo a participação ou não no concurso, ou seja, uma garota poderá ser garota blog do crato, mas não desejar participar do concurso.

05 - Cada concorrente terá direito a um ensaio fotográfico completo e gratúito com nossa produção, e terá direito a escolher as fotos que desejar ver publicadas ou não na seção garota blog do Crato. Cada concorrente poderá adicionar alguma(s) fotos já publicadas em outros sites, pessoais e próprias, que ache que será de valia para enaltecer a sua imagem para o concurso.

06 - A premiação do concurso deverá ocorrer no final de 2008, em clube local a ser definido, e valores dos prêmios a serem calculados, mas divulgados previamente.

07 - Cobertos os custos de produção com a festa de premiação, o restante da renda da festa de premiação a garota Blog do Crato deverá ir para uma instituição de caridade ainda dentro do município de Crato.

08 - Alguns tópicos ainda estão sujeitos a alterações e melhorias. Outras informações podem ser colhidas junto ao e-mail: blogdocrato@hotmail.com


Dihelson mendonça
Administrador do Blog do Crato - 29 de Maio de 2008
.

AGENDE-SE!



Objetivo

Propor diretrizes no campo da SAÚDE PÚBLICA visando um programa de governo municipal participativo para o Crato.

PROGRAMAÇÃO

14:00 h Abertura – Composição da mesa/ Fala de representantes dos partidos;

14:30 h Palestra : SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA

- Dr. José Flávio Vieira, médico e cirurgião.

15:00 h Diagnóstico: SÁUDE e MOVIMENTOS POPULARES – A Experiência da ANEPS ( Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde)

– Maria Iracema Mariano de Amorim, especialista em Saúde Pública e Articuladora da ANEPS – Cariri.

15:30 h LANCHE

15:45 h Formação dos Grupos de Trabalho (GT):

GT 01 – Atenção Primária em Saúde – PSF (facilitadoras: Ticiana e Shirley);

GT 02 – Atenção Secundária e Terciária em Saúde – Atendimento Especializado (facilitadoras: Dra. Gorete Duarte e Dra. Adiléia Almino);

GT 03 – Controle Social (facilitador: James Brito)

16:45 h Apresentação de propostas dos Grupos de Trabalho (GT)

17:00 h ENCERRAMENTO

E o Crato Nada - Que Falta Faz uma Rádio - Ricardo Sobreira

Como Brasileiro de modo geral também gosto de futebol e daqui de Fortaleza vejo o futebol cearense ocupar cada vez mais espaços no cenário esportivo brasileiro. Quando ainda morava no Crato, em primeiro lugar torcíamos pelos clubes do Rio de Janeiro e em segundo plano apreciávamos os clubes alencarinos. Hoje, já bem maduro e mais consciente, vivencio o contrário, prestigiando os clubes do nosso estado, no meu caso o Fortaleza, mas colocando no mesmo pé de igualdade o nosso Crato Esporte Clube, que como o Icasa pode também fazer bonito no campeonato cearense e quem sabe uma terceira divisão ou mais.

Ontem (27.05), o Crato jogou em seus domínios, no nosso bonito Mirandão contra o Itapajé. Bem antes da partida iniciar pensei, como um bom cratense que valoriza as coisas da terra, assistir ao jogo pelo rádio, porém conclui que nenhuma emissora da capital retransmitiria a partida. Aí veio a idéia de verificar se a internet, esse meio de comunicação que cada dia nos torna mais dependentes no tocante a comunicação, teria alguma forma de manter-me informado do andamento do jogo. Fiz, primeiramente, como ocorre com maioria do internáutas uma pesquisa no site www.radios.com.br , para ver se já tinha alguma rádio do Crato, a nossa capital cearense da cultura, na internet, mas para minha infelicidade, o nome do Crato nem de longe aparecia no rol das emissoras ciberneticas. Daí veio-me a Idéia de pesquisar a cidade de Itapajé, adversário do nosso time, mas encontrei somente uma radio FM e normalmente essas emissoras não transmitem jogos como constatei. Faltavam ainda investigar duas opções: uma possível rádio de Barbalha cujo time estava jogando no mesmo horário e eu teria alguma informação do jogo do Mirandão e uma segunda opção que seria uma radio de Juazeiro, que mesmo sem ter um time na segunda divisão poderia assim mesmo transmitir o espetáculo esportivo. Pois não é que deu certo. A verde vale AM , já conhecida na internet , tava lá mandando seu sinal direto do estádio cratense e por outro lado para minha surpresa encontrei a rádio Cetama de Barbalha transmitindo a todo vapor, e com um site de fazer inveja a muitas emissoras, o seu jogo dirteto do Inaldão.

Daí veio aquela sensação de filho abandonado cujo pai não tem o menor interesse em apóia-lo na vida. Como podemos enxergar o Crato como capital da cultura que tem duas emissora de radio AM e nenhuma delas se quer possui transmissão na internet muito menos um site que mostre a história do radio cratense? Sei que a Radio Princesa FM está presente na net já algum tempo, mas o seu site deixa muito a desejar e ainda não saiu da fase "site em construção".
Fico indignado, quando vejo no site citado acima, que abriga as melhores rádios do Brasil ,uma porção de cidades cearenses, com todo respeito, até de pouca expressão na cultura , como em população, em rede de ensino etc., com suas emissoras brilhando no cyber espaço e o Crato nada. Quero aproveitar a oportuniade para registrar a minha insatisfação e mandar um recado para os diretores da Radio Educadora e Radio Araripe: Nós cratenses espalhados pelo Brasil e quem sabe até pelo mundo sentimos muito a falta dessa comunicação e sempre ansiamos estar em contato com a notícia da nossa terra. Pode nao ter até nenhum retorno financeiro colocando uma emissora na internet mas o alcance social sem dúvida será de grande valia.

Vejam quem já está na net:
Aracati( 2 ), Baixio( 1 ), Barbalha( 1 ), Baturité( 1 ), Boa Viagem( 3 ), Canindé( 2 ), Caridade( 1 ), Carnaubal( 1 ), Cedro( 1 ),Caucaia ( 1 ), Fortaleza( 15 ), Guaraciaba do Norte( 1 ), Icó( 1 ), Iguatu( 2 ), Ipu(1 ), Itapajé( 1 ), Itapipoca( 2 ), Juazeiro( 2 ), Milagres( 1), Mombaça( 1), Nova Floresta( 1), Pacatuba( 1 ), Pedra Branca( 1 ), Quixeramobim( 1), Santana do Cariri( 1), São Benedito( 1), Sobral( 4 ) , Solonópoles ( 1 )

Obrigado.
Ricardo Sobreira

Nota:

Prezado Ricardo:
No Ano passado, eu fiz um contrato com a Rádio Educadora do Cariri, a partir de agosto de 2007, em parceria com o Francisco Filho, que era diretor da Rádio Pe. Cícero de Juazeiro. Eu manteria a Rádio Educadora do Cariri no ar na internet, o que cumpri com minha obrigação de agosto de 2007 até janeiro de 2008. Infelizmente, nunca consegui receber um só pagamento por esses trabalhos. Telefonemas foram feitos, promessas de pagamento, mas dinheiro até agora...nada !

Então, no final de janeiro de 2008, eu interrompi os serviços deles, mantendo apenas ocasionalmente, porque acredito que não há o menor sentido em que eu, um cidadão comum, venha a PAGAR do meu bolso para a Diocese do Crato manter a Rádio Educadora na Internet.

Coloco-me interamente à disposição dos responsáveis pela Rádio Educadora do Cariri para efetuarem o pagamento dos meses em atraso, e tão logo isso for feito, os serviços de internet se normalizarão. Desejo apenas que justiça seja feita, e que a direção da Rádio Educadora dê bom exemplo de integridade.

Dihelson Mendonça

PRODUTORES CULTURAIS É A VEZ DA FOTOGRAFIA

Olhaí pessoal desculpe. Já muita conversa pode ter ocorrido, mas eu estou desgarrado aqui no sopé do corcovado. De qualquer modo continuo num pé de serra. Acontece que acompanho o blog de fotografias do Cariri e no último ano vejo sucessivas amostras da fotografia do Pachelly. Não é brincadeira não . O Pachelly não julgo pelo relativo de muitos talentos que vejo também por aí. Não se trata de julgar um ranking para o nosso talento, pois isso é impossível. Os nossos fotógrafos são verdadeiros universos, não os cito, pois qualquer não citado poderia ser prejudicado em seu próprio universo. O que chamo atenção para os produtores culturais do cariri é da necessidade de promover uma exposição do Pachelly, escolham e vejam que de tão forte a fotografia da região muitos grandes eventos iguais irão entrar na agenda cultural da região.

Então, vamos conversar com o PACHELLY JAMACARU. Arrumem um espaço, iluminem, façam convites, convoquem nossas escolas da região. Eis um grande fosso educacional do nosso Ceará: na falta de grandes eventos culturais e eventos formais e organizados, a nossa criançada e adolescência fica à margem do mundo moderno. Não caiam no besteirol da ferramenta, como imagina sejam a informática. O conteúdo da alma humana é o norte da civilização e isso se faz pela cultura.

Vamos promover uma exposição do Pachally, abrir espaço para as escolas. Senhores prefeitos, aproveitem a oferta de cultura e providenciem transporte e lanche para os alunos irem a tais eventos, isso é um dos segredos do mundo civilizado.

Fotógrafo Cratense Dada Petrole residente na Alemanha publica ensaio sobre o Cariri.

O fotógrafo Dada Petrole envia e-mail informando que a a revista Continente Multicultural (da Companhia Editora de Pernambuco) traz na edição de junho de 2008, parte do ensaio fotográfico "O Cariri", assinado por ele. As imagens ilustram 8 páginas da revista e ela pode ser adquirida nas bancas de revista por quase todo o Brasil. Dada Petrole afirma: “tenho orgulho em poder apresentar o Cariri também assim dessa forma”.

Por: Tarso Araújo
.

Banda Dr. raiz, Criolina e Moraes Moreira no II Aniversário do CCBNB no Cariri

PRÓXIMO DIA 05 DE JUNHO, NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DO CRATO!
P.S.: MAIORES DETALHES, NA IMAGEM!


Por: Tânia Peixoto

Fundação Casa Grande agora é Pontão de Cultura

Fundação Casa Grande agora é Pontão de Cultura

A Fundação Casa Grande agora está inserida na categoria de Pontão de Cultura. O programa do Ministério da Cultura (Minc) é implantado em regiões que concentram diversos Pontos de Cultura (instituições selecionadas para articularem e desenvolverem ações nas comunidades que estão inseridas), e tem como foco a parceria e disseminação de conteúdo e experiências.
Leia mais

Dois novos clipes na página do MySpace e cd à vista movimentam a bandinha

Os Cabinha, banda de iniciação musical da Casa Grande, lançará seu primeiro cd em parceria com a ong baiana Eletrocooperativa. O disco, gravado no estúdio da Fundação pelos próprios meninos, sairá em formato SMD (Semi Metalic Disc, tecnologia brasileira que barateou o custo da mídia), e será vendido a cinco reais nas máquinas de cd instaladas pela ong em locais estratégicos.
Ainda não há data para o lançamento, que deve acontecer em breve.
Enquanto isso, os fãs dos pequenos roqueiros de Nova Olinda poderão conferir no MySpace a performance ao vivo de Os Cabinha no show do Itaú Cultural, com o clipe O Mosquito. As imagens da turnê por São Paulo foram editadas e também estão disponíveis na página, embaladas pelo hit Banda de Lata.

Leia mais novidades acessando:

http://www.fundacaocasagrande.org.br

Divulgação - FESTIVAL CARIRI DA CANÇÃO - Por Daniele Esmeraldo.




O PREFEITO SAMUEL ARARIPE RESGATANDO A CULTURA MUSICAL EXISTENTE EM NOSSO MUNICÍPIO, PROMOVE NO PERÍODO DE 15 A 17 DE JUNHO DE 2008, O FESTIVAL CARIRI DA CANÇÃO, REUNINDO ARTISTAS DE TODA A MACRO-REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO DO CEARÁ. AS INSCRIÇÕES ESTÃO SENDO FEITAS NA SECRETARIA DE CULTURA NO LARGO DA RFFSA ATÉ O DIA 31 DE MAIO DE 2008. MAIORES INFORMAÇÕES NA PRÓPRIA SECRETARIA, PELO TELEFONE 3523-2365 OU IMAIL:centroculturaldoararipe@hotmail.com. NÃO DEIXE DE INSCREVER SUA CANÇÃO, ESSE É MAIS UM EVENTO REALIZADO EM PROL DA CULTURA CEARENSE.
UMA REALIZAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL E SECRETARIA DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE DA CIDADE DO CRATO.

Por: Daniele Esmeraldo - Secretária de Cultura de Crato.

O.B.S - O texto está todo em caixa alta porque já recebemos dessa forma e republicamos.
Dihelson Mendonça