22 abril 2008

Não houve a coluna do Tarso Araújo - Notícias do Cariri nessa semana ?

Pois é, Diego,

Eu já consultei diversas vezes o site do jornal "O POVO" para ver, mas sempre remete à coluna da semana passada. Aparentemente nesta semana alguma coisa deu errado e nosso amigo Tarso Araújo não publicou sua coluna, que é um treco legal e que vicia. A gente aguarda a semana toda pra saber das coisas que só ele encontra não sei como...rs rs rs

Amanhã entrarei em contato com ele para saber o que houve.

Abraços,

DM.

AO ENCONTRO OS ESPAÇOS PÚBLICOS NÃO OS ABANDONE

Ninguém, individualmente, tem tanto para dizer que possa dizer algo diferente nas imensas possibilidades que existe de se criar blogs. Isso para dizer que me entendo como devedor dos meus conterrâneos do Cariri. Se alguém convocar-me para dizer algo em qualquer blog da região, sentirei honra de lá postar. Claro que, dada a abertura desta postagem, tenho lá minhas limitações que é a mesma de todos os indivíduos. Não temos o dom da ubiquidade. O que pretendo dizer com essa abertura?

Dizer que no meu entender o Cariricult e o Blog do Crato se tornaram uma espaço público, especialmente do Crato, falta muito de Juazeiro e Barbalha, de outras cidades, mas são, ambos, seguramente um espaço público. Ou melhor dizendo, um coletivo de pessoas que pensa, age e se define de modo próprio, que estão juntas trocando idéias e por isso falo em espaço público. Talvez devesse dizer coletivo, talvez dizer um coletivo com mediação, mas seguramente um coletivo. Aliás este é o problema de todo o blog: não deixar cair a grande possibilidade do debate em mero bate boca e troca furibunda de acusações, raivas, ódios e intolerâncias. Não é por nada não, a temperatura do debate até esquenta, mas tudo deve ter um termo em que a idéia é o que interessa. Como sabemos as idéias conduzem emoções, mas não se reduzem a mera pressão de fazer o outro calar-se.

Por isso acho duas coisas: não devemos nos dispersar em blogs individuais ou em subgrupos, é sempre importante que tenhamos um local mais público para os grandes debates que a nossa geração deve aos jovens e aos demais desta linda região brasileira. Mais precisamente nada contra os blogs individuais ou subgrupos, é tanto que escrevo para vários, mas tenho em conta que é preciso não abandonar os grandes espaços públicos já conquistados pelo esforço de pessoas mais diferentes entre si. No meu entender o futuro poderá ser muito melhor e, assim compreendendo, é preciso que mais ensaios sobre a realidade sejam realizados, escritos e debatidos.

Existe um segredo nisso tudo. Não é fácil, neste mundo fragmentado, encontrar ilhas que representem tanta dispersão. Quando as encontramos, não devemos abandoná-las, lá permanecer, reforçando a natureza desta ilha que tende a representar, em última análise, o continente da humanidade. Admito que se a ilha tem dificuldade de representação, falta-lhe temas essenciais, que até se abram outros blogs ou sessões em novos formatos, mas que não se abandone a possibilidade de manter o encontrado o espaço em que podemos narrar a grande marcha da história humana.

Dihelson Mendonça - Portfolio Digital

.



Olá, Amigos,

Finalmente eu preparei o que considero algumas das minhas melhores fotos reunidas num só lugar:

http://www.dihelson.blogspot.com


Abraços,

Dihelson Mendonça

DESPEDIDA NO ROÇADO - Por Mundim do Vale


O GRANDE PEDRO DE SOUZA

A última vez que estive com o grande mestre Pedro de Souza foi no Roçado de Dentro, numa alegria sem igual. Souza feliz demais porque estava ali onde nasceu e sempre gostou, junto dos seus familiares e amigos, a roça de arroz mostrando uma safra de primeira e ele , na companhia de Vieira Neto, batendo todo aquele arroz numa alegria sem tamanho. Eu e minha esposa, igualmente felizes pois estávamos na companhia de meu pai e de Pedro Souza com sua família, testemunhando a alegria do camponês quando recebe de Deus o resultado de seu trabalho. Cantamos e tocamos, lembramos outros bons momentos, tomamos umas e outras e relembramos várias histórias engraçadas de outros tempos, todos rindo de orelha a orelha. Três meses depois veio a grande tristeza. Pedro de Souza nos deixou e, só aí eu me dei conta de que aquele grande dia certamente tinha sido reservado pelo Criador para uma despedida em alto estilo. Os versos que pedi ao Mundim, quero dedicar ao meu pai e à família de Pedro Souza, especialmente a Vieira Neto que, nesses encontros nunca esqueceu de cantar nosso hino “Aprendi com o rei” .

JOAQUIM PIAU


Deus havia reservado
Para nós um grande dia,
Dois Pedros com alegria
Batendo arroz no Roçado.
Pedro, meu pai animado
Pedro Souza só pensando,
Como se fosse escutando
Os anjos tocando o sino,
Avisando que o Divino
Já estava lhe aguardando.

Na roça teve a batida
Pra tirar arroz do cacho,
O neguim metido a macho
Fez logo uma investida.
Na hora da sacudida
Foi arroz pra todo lado
E o Vieira já melado
Veio falar pra nós dois:
- O Neguim tem mais arroz
Que o Vale do Machado.

Lieda muito contente
Morrendo de achar graça,
De Vieira com a cachaça
Fazendo hora com a gente.
Neguim Cheio de aguardente
A cara era pelo só,
Da venta para o gogó
Tinha um pote de arroz.
Vieira bateu depois
Que desceu no mocotó.

Era eu com o violão
E a Sílvia fotografando,
Pedro Souza acompanhando
Com a sanfona de botão.
Vieira cantou canção
E o neguim ficou chapado,
Conversando atrapalhado,
Porque bebeu da danada.
Mas Sílvia não perdeu nada
Ficou tudo registrado.

Nós cantamos arraiá
E músicas de iê, iê, iê,
Cantamos “ Sindô lelê
Oi Sindô Sindô lalá.”
Pedro cá e Pedro lá
Com moqueca de arroz prata,
Lieda fazia a cata
Da escolha do arroz,
Pra fazer baião de dois
Com queijo, manteiga e nata.

Pedro tocava dobrado
E a gente pedia bís,
Eu fiquei muito feliz
Nesse dia no Roçado.
Para nós foi um achado
A batida do arroz.
E aquele baião de dois
Foi como uma despedida.
Porque a triste partida
Foi a três meses depois.

Deus que tem muita grandeza
Nos mostrou naquele dia,
Que há o dia da alegria
E o dia da tristeza.
Mas sabemos com certeza
Que no céu tem consertina,
E que a Santa Luz Divina
Tem um salão enfeitado
Com Pedro a tocar dobrado
Prá sua mãe Leolina.

Tema: Joaquim Moraes.
Fotografias: Sílvia Hlena Moraes.
Composição poética: Mundim do Vale.














































Lançado "Concurso Garota Blog do Crato - 2008" - Com premiações - Participem !

Divulgando a beleza singular da mulher Cratense!






Um dos maiores atrativos do Blog do Crato é sem dúvida nossa seção "Garota Blog do Crato". Diversas pessoas de diversas partes do país que lêem nosso Blog nos cobram mudanças permanentes naquela seção, e parabenizam as participantes. Algumas delas, aliás, têm feito tanto sucesso como a Garota Blog do Crato, que em alguns casos a fama chega quase a incomodar. Algumas já falam em seguir a carreira de modelos e ampliam a quantidade de ensaios fotográficos. Que bom! Sucesso às garotas fotogênicas!

Há alguns meses, eu criei essa seção, que se propunha a divulgar a incrível beleza da mulher Cratense, que já é por muitos falada, mas pouco divulgada, em fotos semanais aqui no nosso Blog, mas sem grandes pretensões. Infelizmente, devido ao meu tempo muito exíguo na época, e muitos trabalhos, fiquei impossibilitado de mudar as fotos da garota Blog do Crato toda semana, mas já estou na ativa novamente, e agora com toda uma equipe, que inclui uma maquiadora, produtora, e pessoal de iluminação e cenários. Todo um estúdio também está sendo preparado para as novas fotos, e por isso, estamos anunciando agora não só a mudança da garota toda semana, como também lhes trago uma novidade que vai mais além:

CONCURSO GAROTA BLOG DO CRATO

O Blog do Crato anuncia o concurso, na edição 2008, que visa promover e divulgar a beleza da mulher cratense a nível nacional. A participação é gratúita e as concorrentes ainda poderão ganhar prêmios, se estiverem entre as 3 finalistas. O Blog do Crato, em sua seção denominada "Garota Blog do Crato" deverá apresentar semanalmente um ensaio com a garota da semana. No meio do ano, em data a ser ainda especificada, será realizada a escolha de 12 garotas do Blog do primeiro semestre, através de enquetes e votações públicas. E no final do ano, mais 12 garotas da segunda metade do ano serão escolhidas, totaliando-se 24 garotas do Blog, o que corresponderia a 2 por mês.

Ao final do ano, será feita enquete de rua, e enquete do Blog, e serão escolhidas primeiro, segundo e terceiro lugares, que serão premiadas com troféus e prêmios a serem definidos junto aos patrocinadores do evento. A premiação deverá ser realizada num dos grandes eventos sociais da cidade, e num dos grandes clubes, com uma festa com todas as 24 garotas escolhidas pela votação para a entrega dos troféus e prêmios. Possivelmente no Crato Tênis Clube, em uma festa dançante...

Como Participar:



01 - Se você se acha uma garota atraente, fotogênica, ou se conhece alguém que deseja participar do Concurso Garota Blog do Crato - Edição 2008, entre em contato pelo e-mail oficial do nosso Blog: blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone (088)- 3523-2272.

02 - Apenas as garotas cujos ensaios fotográficos são publicados semanalmente na seção "Garota Blog do Crato" poderão participar do concurso, das votações e das prêmiações.

03 - Cada participante ou concorrente, deverá assinar um documento contratual ou um termo de responsabilidade, que será o documento oficial de adesão ao concurso.

04 - É facultativo a participação ou não no concurso, ou seja, uma garota poderá ser garota blog do crato, mas não desejar participar do concurso.

05 - Cada concorrente terá direito a um ensaio fotográfico completo e gratúito com nossa produção, e terá direito a escolher as fotos que desejar ver publicadas ou não na seção garota blog do Crato. Cada concorrente poderá adicionar alguma(s) fotos já publicadas em outros sites, pessoais e próprias, que ache que será de valia para enaltecer a sua imagem para o concurso.

06 - A premiação do concurso deverá ocorrer no final de 2008, em clube local a ser definido, e valores dos prêmios a serem calculados, mas divulgados previamente.

07 - Cobertos os custos de produção com a festa de premiação, o restante da renda da festa de premiação a garota Blog do Crato deverá ir para uma instituição de caridade ainda dentro do município de Crato.

08 - Alguns tópicos ainda estão sujeitos a alterações e melhorias. Outras informações podem ser colhidas junto ao e-mail: blogdocrato@hotmail.com


Dihelson mendonça
Administrador do Blog do Crato - 22 de Abril de 2008
.

Vem aí a próxima Garota "Blog do Crato" - Rafaela



Ensaio fotográfico com Rafaela. Sua pele morena e os cabelos de índia, Rafaela encanta num ensaio fotográfico onde a natureza exuberante do Crato é cenário para seus encantos. Por isso, Rafaela é a próxima garota Blog do Crato.

Em breve...
.

AS "ARMAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS" NO BRASIL - Por Cacá Araújo

Acima: Foto do General Augusto Heleno - fonte: BBC

Por Laerte Braga
20 de abril de 2008

É no mínimo instigante que o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, comandante militar da Amazônia (comando subordinado a Washington) tenha chamado para alertar os brasileiros sobre riscos para a soberania nacional e a integridade do território brasileiro exatamente militares e empresários ligados a grupos estrangeiros, no caso os integrantes do reino FIESP/DASLU, falo da demarcação de terras indígenas.

Como é curioso que o general não tenha dito uma única palavra a respeito do desmembramento de parte do território brasileiro entregue à VALE, esse sim, caso flagrante de atentado contra a soberania e a integridade nacionais.

Paulo Henrique Amorim alerta para o noticiário da mídia sobre a extradição de Salvatore Cacciolla, banqueiro (por si só é sinônimo de bandido), mas ao invés de destacar o feito da diplomacia brasileira, alega que o ministro Tarso Genro que foi cuidar do caso em Mônaco, não tenha conseguido trazer o criminoso, em missão "fracassada" .

Abrem espaços para a defesa de Cacciolla.

Há sinais de pânico no mundo tucano, nos ex-ministros do governo FHC e no próprio, com receio que Cacciolla, caso venha a ser de fato extraditado, conte tudo se não tiver cobertura e outro hábeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, seu vizinho e amigo, ensejando outra fuga.

Cacciolla sabe tudo da tal operação que salvou bancos da falência com dinheiro público e enriqueceu os filhos do "pobre" ministro Mendonça de Barros, aquele que levou uma grana da telefônica da Espanha e foi posto para correr pelo ministro Malan, principal funcionário dos EUA no governo de FHC. Mendonça de Barros contrariava interesses dos grupos que Malan representava. Briga de quadrilhas.

A nota de militares protestando contra a demarcação de terras indígenas deveria ser complementada com os arquivos da ditadura militar. Dos seqüestros, assassinatos, torturas, da participação na Operação Condor (que matou líderes da América Latina contrários aos EUA). Das barbáries cometidas no caso da guerrilha do Araguaia.

Da corrupção nas figuras de Roberto Campos, Delfim Neto e outros, que de fato comandavam a ditadura (militares eram os policiais dos donos do Brasil e parecem querer continuarem a sê-los).

Nem uma palavra sobre as reais intenções da fala do general Heleno. Reforçar posições dos EUA para golpes contra o governo Chávez na Venezuela. A integridade e a soberania nacionais são planejadas em Washington.

Falar de soberania nacional e integridade do território brasileiro para o pessoal da FIESP/DASLU? Ou o general estava com malária, ou então acha que debaixo da cama de Lula existem armas químicas e biológicas prontas a destruir o mundo.

O processo político marcha para transformar a América do Sul num grande Oriente Médio em função de interesses dos EUA e o Brasil é chave nessa conversa toda, ainda mais montado em bilhões de barris de petróleo.

O general Heleno, isso na melhor das hipóteses, tem vaga assegurada no CASSETA E PLANETA (o programa de humor mais chato do mundo) quando passar para a reserva, isso se não for ocupar o lugar de Arnaldo Jabor, projeto fracassado de Paulo Francis (Francis era inteligente, educado e culto). Reforçar as tropas do "general" William Bonner.

É a reação ao projeto de integrar os países da América do Sul e sair do jugo de Washington. Não agrada nem um pouco a boa parte dos militares que cumprem o papel de polícia dos EUA em nossos países.

Defender riquezas nacionais para empresários paulistas e da FIESP/DASLU? O general acha que todo mundo é trouxa e vai cair nessa história de armas químicas e biológicas.

A nota de "solidariedade" ao general veio da Transilvânia, diretamente da Operação Condor, dos dráculas que vagam sem saber o que fazer "há soldados armados e amados, todos eles perdidos de armas às mãos, nos quartéis lhes ensinam a antiga lição de morrer pela pátria e viver sem razão", em depressão profunda com as teias de aranha nas câmaras de torturas e assassinatos.

Por: Cacá Araújo
.

Muitos morreram para que gozássemos estes feriados ! - Por: João Ludgero


A fama de Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes oscilou desde o final do século XVIII. O líder da inconfidência foi considerado maluco antes de virar mártir e feriado nacional. È galera já vem de longe considerar maluco aqueles que discordam da ordem estabelecida que o normal é servir e beneficiar uma minoria (Elite dominante) em detrimento da maioria (sociedade).
O feriado do dia 21 deste, casado e regado de cervejas, clubes, baladas, porém separado de uma reflexão política sobre o futuro do nosso país, estado e cidade, assinala a morte na forca de Tiradentes, seguida de esquartejamento do corpo em 1792. È galera a Elite é cruel, radical e impiedosa, quando o seu poder é questionado ou colocado à prova! Assim sendo podemos entender as ações do MST e outros movimentos populares no Brasil, quando partem para ignorância é porque todos os mecanismos diplomáticos e legais já se esgotaram.
Curioso é que Tiradentes era filho de proprietário rural, era também alferes, um posto equivalente ao de Segundo-tenente, mas não se acomodou diante de uma situação pessoal confortável, ele não pensou somente nele, como muitos fazem hoje no seu egoísmo e parasitismo político. È bem verdade que a Inconfidência mineira teve a participação de padres, poetas e militares entre seus organizadores. Mas um poeta merece ser ressaltado o Cláudio Manoel da Costa, que se suicidou na prisão, numa cela minúscula que hoje é ponto turístico em Ouro Preto.
A inconfidência mineira defendia o fim da DERRAMA, sendo essa um recurso drástico lançado pela Coroa para cobrar impostos atrasados, medida que incluía uso da força e expropriação de bens demoradores. Vixe! As ações do FMI, Fazenda e TJ já vem de longe. Tinha explicito um sentimento antilusitano, onde o movimento lançou as odeias de independência e republicanismo.
Encerro lembrando que o dia 21 de Abril é a data de morte, não temos a certeza ainda se natural ou assassinado de um outro importante político brasileiro o saudoso Tancredo Neves.

Saudações Geográficas!
João Ludgero
.

EXTRA !!! EXTRA !!! - A População terá Internet gratuita Banda Larga...



...em Limoeiro do Norte, mas bem que poderia ser no Crato!

"O Blog do crato esteve em contato com diversas pessoas ligadas à Informática e à administração Samuel Araripe, e existem rumores, ou melhor, axiste até um plano em andamento para trazer esse benefício para a cidade de Crato. Esse seria realmente uma façanha para a administração Samuel Araripe, brindar o povo do Crato com Internet gratúita, ao modelo já de algumas cidades. O prefeito bem que poderia barganhar com a população em forma de impostos, IPTU, etc...Falta apenas acertar alguns detalhes, mas a Infra-estrutura está sendo criada."

Hoje o jornal Diário do Nordeste publicou essa matéria sobre a cidade de Limoeiro do Norte:

A partir de maio, o acesso à Internet será gratuito em Limoeiro do Norte, para quem já possui computador

Limoeiro do Norte. Parceria entre Ministério da Ciência e Tecnologia e governo municipal levará Internet gratuita para a população deste município. Atualmente foram cadastrados 1.500 usuários com Internet banda larga por meio da tecnologia Wi-Max, com transmissão de dados em alta velocidade. Será o terceiro provedor público instalado no Ceará, depois de Sobral e Tauá. O acesso terá início a partir do mês de maio, mas o sistema já funciona em sete Centros de Inclusão Digital (CID) de Limoeiro do Norte. A iniciativa facilitará a chegada ao município da Nota Fiscal Eletrônica, melhoramento nos atendimentos médicos virtuais e a integração dos sistemas de comunicação da segurança pública.

A Internet é o que de mais emblemático se pode contar da globalização, não só pela constante inovação tecnológica, mas pela forte interiorização dessa ferramenta da comunicação. Levantamentos de provedores de Internet no Ceará estimam em cerca de quatro mil o número de “cyber café” no Interior do Estado. Grosso modo, as pessoas não têm computador, mas basta R$ 1 para ir até a China. E, a partir do mês que vem, quem tem computador em Limoeiro do Norte também não pagará provedor para acessar a tão falada Rede Mundial de Computadores. Esta será uma das maiores conseqüências da instalação da rede de antenas de transmissão em pontos estratégicos que cobrirão todo o município.

A primeira etapa do cadastramento dos novos usuários aconteceu no início deste mês. Até agora há 1.500 inscritos, que terão acesso gratuito à Internet com velocidade a partir de 124 KBps (Kilo Bytes por Segundo, unidade de velocidade). Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o município terá à disposição uma “banda larga” com 16MBps (Mega Bytes por Segundo), cerca de cinco vezes mais que o suporte oferecido pelos atuais provedores na cidade.

Parte dessa tecnologia já funciona no município em seus sete centros de inclusão digital nas comunidades, que contam com auditório com 50 lugares, salas para laboratórios de informática e biblioteca virtual. Os centros estão equipados por computadores com acesso à Internet em banda larga por meio da tecnologia Wi-Max (Internet sem fio, com cada ponto atingindo raio de até 50 quilômetros de cobertura), além de equipamentos de vídeo conferência. Um telecentro será construído na localidade de Sítio Tomé e prevê-se a criação de outros dois Centros de Inclusão Digital. A rede de Internet também assegura as aulas da Universidade Aberta do Brasil, escola de ensino à distância criada pelo Ministério da Educação em parceria com as prefeituras municipais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em dezembro do ano passado, colocam o Brasil como o 62º no ranking mundial de usuários de Internet. Relatório do Instituto Ibope do mês de março anunciou aumento para 39 milhões o número de usuários de Internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cyber cafe etc.). Entre janeiro e fevereiro aumentou de 21,1 milhões para 22 milhões os brasileiros que acessam a Internet da própria residência. E conforme a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) somente no ano passado foram vendidos aproximadamente 10 milhões de computadores em todo o País.

Quem está otimista com a instalação do provedor público em Limoeiro do Norte é o setor lojista de eletroeletrônicos, que espera aquecer a venda de computadores. E para quem não tem essa ferramenta em casa, vale reivindicar a redução do valor da hora de acesso nos cyber cafés.

USUÁRIOS

1.500 pessoas já fizeram a primeira etapa do cadastramento. Informações sobre novos cadastramentos de usuários podem ser obtidas com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.
.

Música: Cultura em Movimento - Debate no Centro Cultural banco do Nordeste - CCBB


Música: Cultura em Movimento - Debate
No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri CE
Dia 23 de abril, quarta-feira, 18h às 20h

E

As Interfaces Visuais da Música - Workshop
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri CE
Dias 23 e 24 de abril (quarta e quinta-feira), 14h às 18h

"A diversidade cultural global exposta pelas novas mídias e a convergência tecnológica ampliam nossos paradigmas sonoros e proporcionam um novo entendimento da musicalidade desta era digital".

Marinilda Bertolete Boulay

Dia 23/quar 18h às 20h

Debatedores:

Anastácio Braga

Arquiteto, produtor e apresentador de programas culturais radiofônicos e gerente-executivo do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri.

Dihelson Mendonça

Pianista, arranjador e compositor erudito caririense, webeditor do Portal do Jazz, da Rádio Piano e do Blog do Crato na Internet.

Ibbertson Nobre

Pianista e arranjador caririense, dono de estúdio musical e técnico de gravação.
.