Acima: Foto do temido senador Joseph McCarthy, um tirano que levou dezenas ou centenas de pessoas pra cadeia por "suspeita" de ser comunista em meados do século XX. Diversos filmes foram produzidos que retratam essa era que muito envergonha a humanidade.
Macartismo.
Quem sabe um pouquinho de história, já deve ter ouvido falar em Macartismo.
O macartismo é um termo que descreve um período de intensa patrulha ideológica horrenda, que floresceu nos Estados Unidos em meados do século XX, promovida pelo senador Joseph McCarthy, que odiava os comunistas e promoveu uma intensa caça às bruxas acusando, forjando provas e levando pessoas para os tribunais e para as cadeias.
Estou vendo uma tendência de macartismo aqui no Blog do Crato faz tempo, em comentários que falam mal desde Fidel Castro e o "comunismo" comedor de criancinhas, Che Guevara e outros. É preciso que a gente tenha muito cuidado com o que escreve... É preciso que nos debates, nós possamos ser racionais, e não precisar atacar as pessoas pelo fato de um ou outro defender um regime de governo. Isso é o que caracteriza o estado democrático. Aqui nunca se falou mal do nosso grande amigo ARMANDO RAFAEL por este defender a MONARQUIA. Porque razão iremos detonar o membro Darlan que como o Tarso Araújo, também faz parte da nossa rede de Blogs pelo fato de ele ter um retrato de Fidel ou de Che Guevara na parede ? Digam no seu bom-senso: vcs não acham que isso é apelativo e patrulha ideológica? Se o Darlan tem alguma culpa nas administrações da URCA, que se fale em termos dos erros cometidos lá na URCA, com provas, mas sem essa de querer incriminar uma pessoa por aquilo que ela acredita, por ideologia ou por um retrato de Fidel ou Guevara.
Qual o problema em ser Comunista, Socialista, Capitalista ?
Eu por exemplo, adoro o governo LULA, e daí ?
Odeio FHC, e daí ?
Não sou filiado a nenhum partido, tenho amigos no PSDB, qual o problema ?
É preciso que ao se escrever uma matéria, não se confundam nossos ódios pessoais com o que é fato e com o que é fantasia. E creio que no estado democrático e IMPARCIAL, deve-se ter em mente uma palavra importante:
TOLERÂNCIA.
A falta de tolerância é o grande mal da humanidade.
Podemos travar grandes batalhas no campo das idéias sem precisar agredir as pessoas.
Não vamos aqui dar uma do odioso império de Edgar Hoover à frente do FBI, nem do senador Joseph McCarthy. Aquele tipo de caça ideológica é abominável. Acho odioso também quando alguns me criticam por ter amigos em vários lados. Sou amigo, por exemplo de Mônica Araripe, e estou sabendo que há um cidadão da URCA que se treme todo quando eu a chamo de "princesa". Eu consigo ver as pessoas antes de tudo, como seres humanos. Não me interessa se pertencem a partidos políticos. O que importa, minha gente, são as amizades e o bem-comum. Gostaria tanto que alguns pudessem entender isso. Talvez a gente pudesse construir um mundo melhor, sem Macartismo, sem Stalinismos, sem ISMOS e KISMOS...
Abraços, e PAZ.
Pra quem não sabe o que é Macartismo, aqui está um texto sobre o assunto:
Macartismo (em inglês McCarthyism) é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Foi uma época em que o medo do Comunismo e da sua influência em instituições estadunidenses tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela União Soviética. Originalmente, o termo foi cunhado para criticar as ações do senador estadunidense Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy.
Durante o Macartismo, muitos milhares de estadunidenses foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público, à indústria do espetáculo, educadores e sindicalistas. As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados. Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos. A maioria das punições foi posteriormente ilegitimada por veredictos dos judiciais.
O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores, diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.
A "caça às bruxas" perdurou até que a própria opinião pública estadunidense ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à atuação do jornalista Edward R. Murrow na rede estadunidense de televisão CBS, o que levou McCarthy ao ostracismo. Ele morreu em 1957, já totalmente desacreditado.
Fonte sobre o texto do Macartismo: Wikipedia - A Enciclopédia virtual.
Por: Dihelson Mendonça
.