20 janeiro 2008

Chuvas em crato - Foto do Dia...


Foto grande:
Um dia sombrio, com muita nebulosidade. Choveu pela madrugada, espetáculo que se repete há alguns dias. Alternância de calor extremo e temperaturas mais amenas. Assim é o Crato em Janeiro. Foto acima do lado norte da cidade, no canavial de "Maria Muniz" tirada agora há pouco.

Foto: Dihelson Mendonça

SESC - Oficina de Teatro para Crianças


.

Notícias da semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo

19/01/2008 16:27

Barraginhas ( Ou barragenzinhas ) ?

Jati é a cidade pioneira no estado do Ceará na construção de Barraginhas para Captação de Enxurradas. Técnicos da Embrapa desenvolveram essa tecnologia em Lagoas, Minas Gerais. No Ceará, o projeto Barraginhas terá o seu lançamento oficial em Jati com a construção de 100 Barraginhas ainda este mês e irá contar com a presença do agrônomo Luciano Cordoval. O município irá lucrar com mais captação de água, melhorando ainda mais a agricultura, gerando mais emprego e renda para região.

ANICETOS EM GUARAMIRANGA
O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, que chega à 9ª edição de 2 a 5 de fevereiro em Guaramiranga e de 7 a 9 em Fortaleza, mostra que o Ceará tem muito o que mostrar quando se trata de música instrumental. Este ano, no pôr do sol do sábado de Carnaval, dia 2, os Irmãos Aniceto fazem show ao ar livre, no palco da escadaria da Igreja Matriz. No mesmo dia, eles passam um pouco de seus conhecimentos em oficina gratuita às 10 horas na Escola Municipal Júlio Holanda. Com seus pifes, zabumba, tarol e pratos, os Irmãos Aniceto já alcançaram um reconhecimento restrito a poucos brasileiros, principalmente no âmbito da cultura popular. Em 2005, a banda cabaçal tocou para milhares de pessoas em comemoração ao ano do Brasil na França. Também na Europa, se apresentou como parte das comemorações do aniversário do município português Crato. Em 2007, os Irmãos Aniceto receberam do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural.

ANOTE: A IMPORTÂNCIA DA FLONA
A Floresta Nacional do Araripe (Flona) está situada numa região onde as condições de clima e solo predispõe a desertificação. Poucos caririenses sabem a real importância da Flona para a manutenção do equilíbrio hidrológico, climático ecológico e edáfico (solo) do complexo sedimentar do Araripe. Basta dizer que no Nordeste, a redução da área de cobertura vegetal nativa entre 1984 e 1990 atingiu 274.950 km². A Floresta Nacional do Araripe representa importante reserva para o fornecimento de alimento, energia e plantas medicinais, além do potencial turístico, para vasta área do interior nordestino, aonde predominam bolsões de pobreza crônica. Constitui, ainda, a Flona um importante refúgio para a fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção, como o pássaro conhecido como Soldadinho do Araripe.

MONSENHOR MURILO
Juazeiro do Norte não esquece monsenhor Murilo de Sá Barreto! No próximo dia 6 de fevereiro completar-se-ão 50 anos de sua chegada a Terra do Padre Cícero, a primeira e única cidade onde exerceu seu ministério sacerdotal durante 47 anos. Vários eventos assinalarão esta efeméride. Diferente de outras cidades, Juazeiro do Norte cultiva a virtude da gratidão...

BELMONTE EM FESTAS
No próximo dia 10 de fevereiro, o distrito de Belmonte, em Crato, fará festa para comemorar duas grandes efemérides: 40 anos da capela de Nossa Senhora das Graças e 90 anos de idade do seu construtor, monsenhor Ágio Augusto Moreira, o criador da Orquestra Lírica do Belmonte, que tem levado longe a fama do Crato.

APROVAÇÃO
Germana Freire Rocha Caldas, ex-aluna do curso de Ciências Biológicas da Urca, foi aprovada no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco. Germana obteve segundo lugar geral de todas as etapas avaliadas. Sua dissertação será desenvolvida sobre a Obtenção e Avaliação de Produtos Naturais e Compostos Bioativos.

ENGENHO TUPINAMBÁ
Entra ano e sai ano. Mas as instalações do Engenho Tupinambá, na periferia de Barbalha - a mais bela construção do ciclo da cana de açúcar na Região do Cariri - continuam se deteriorando. É pena! Se nossas autoridades tivessem sensibilidade já teriam desapropriado o Engenho Tupinambá e ali instalado o Museu da Rapadura.

VELHA SÉ
Serão iniciados amanhã, dia 21, os trabalhos de instalação do novo piso da catedral de Crato. A nave central e as laterais terão piso de cerâmica Portinari, fabricado em Santa Catarina. Já os chãos do altar-mor e das duas capelas laterais permanecerão com o piso antigo - de mosaico português - uma raridade nos dias de hoje! É pensamento do pároco da catedral, padre Edmilson Neves, colocar numa das duas novas capelas - que serão construídas 2008 - um piso de tijolo antigo - semelhante ao que existia na Sé no início do século passado. Tem cultura e bom senso, esse Cura da Catedral de Crato!


BATE-PAPO

FESTA DO INTERIOR
Neste domingo, dia 20, São Sebastião - um dos mártires da Igreja Católica - protetor contra as epidemias e pestes, será bastante festejado no Cariri. Ele é padroeiro de Nova Olinda e de diversas capelas de alguns distritos, a exemplo de Mangabeira (em Lavras), Dom Quintino (em Crato), Cuncas (em Barro) e Gameleira (em Missão Velha). Sem falar em mais de vinte capelas rurais, a ele dedicadas, com destaque para a de São Sebastião dos Currais, em Crato, construída em 1888.

SÍTIO FUNDÃO
O cratense André Barreto Esmeraldo, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam), prometeu apoio para a implantação da Reserva Ambiental do Sítio Fundão, situada a 3 km do centro de Crato. Ele esteve no Cariri na última quinta-feira, dia 17, acompanhando o levantamento que visa reconhecer o local como área de interesse para desapropriação pelo Governo do Ceará. Se as gestões chegarem a bom termo prevê-se uma interligação entre o Sítio Fundão e a área da Cascata da Nascente, no Lameiro (onde nasce o rio Batateiras) já selecionada para um dos futuros "geotopes" do Geopark Araripe.

AEROPORTO
46,15%, esta a taxa de crescimento das operações no Aeroporto Regional do Cariri em 2007, em relação ao ano anterior. Mas esse número está atualizado somente até o mês de novembro. Faltando os dados de dezembro, conclui-se que nem a crise aérea do Brasil inibiu o crescimento do aeroporto caririense. Agravando, ainda mais, o problema do pouco espaço da acanhada estação de passageiros. Espera-se para este ano o início da construção do novo terminal, cujo orçamento gira em torno de R$ 30 milhões.

CIDADES DO CEARÁ
Os aspectos sócio-ambientais do Programa Cidades do Ceará para a população de municípios do Cariri foram apresentados na manhã de ontem, em consulta pública realizada no município do Crato. A finalidade do trabalho foi apresentar os aspectos positivos e negativos dos impactos do programa, potencialidades e estratégias de ação, além de promover um debate com a sociedade local, incluindo representantes de prefeituras municipais, entidades dos setores público e privado. Desde o ano passado que o projeto vem sendo desenvolvido. A meta é investir na região US$ 61,66 milhões por meio de empréstimos junto ao Banco Mundial (Bird), com parceria do Governo do Estado, que entra com contrapartida de 30%.

ESPORTE
No final do ano de 2007 três atletas do Crato participaram da 83ª edição da Corrida de São Silvestre realizada na cidade São Paulo no dia 31 de dezembro, marcando o encerramento do calendário desportivo do Brasil. Nesta corrida os cratenses Cláudio Henrique, Expedito Eloi e Eilson Marcos participaram da disputa atingindo as seguintes colocações: Cláudio Henrique (221º colocado); Expedito Elói (75º colocado); e Eilson Marcos(95º colocado). Para este ano de 2008 os atletas avisam que irão se preparar mais cedo e irão sim disputar mais uma corrida de São Silvestre.

Por: Tarso Araújo - Jornal O POVO
.