09 dezembro 2008

Doce Natal - Campanha une arte, cultura e solidariedade

Doce Natal

Clique para Ampliar

A campanha de solidariedade do Doce Natal, no município do Crato, foi iniciada com a participação de cerca de duas mil pessoas na Praça da Sé (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

Este ano, a campanha criada no Crato já conta com a adesão de vários empresários, inclusive da Capital, Fortaleza

Crato. A arte e a cultura em favor da solidariedade abrem a Campanha do Doce Natal, no município do Crato, com a presença de mais de 2 mil pessoas. O projeto, implantado há quatro anos, idealizado pela primeira-dama, Mônica Araripe, agora será permanente. Ela afirma que o objetivo é criar, a partir deste ano, uma Organização Não Governamental (ONG). Até o dia 20, quando será encerrada a programação da campanha, deverão ser arrecadados cerca de 20 mil brinquedos a serem distribuídos com crianças carentes da cidade.

Desde que foi criado, o trabalho tem se ampliado, conforme Mônica Araripe. Este ano, ela afirma que já conta com a adesão de alguns empresários de Fortaleza, além do Crato. A programação direcionada ao Doce Natal, de acordo com a primeira-dama, traz uma perspectiva de envolvimento da população, sensibilizando para o período natalino. “A gente sabe que as pessoas necessitam de alimentos, mas o carinho e a afetividade também são fundamentais”, diz ela.

Na noite de abertura, a Praça da Sé, no Crato, ficou repleta de crianças e adultos à espera da chegada de Papai Noel, que desceu de rapel da torre da igreja. Em seguida, aconteceu um show pirotécnico. As apresentações natalinas foram iniciadas com peças de teatro, Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) e grupos de tradição popular, a exemplo dos Irmãos Aniceto. Com o lema “No Cratinho de Açúcar todo Mundo é Irmão”, o músico e cantor Lifanco apresentou sua música, emocionado, com a finalidade de levar a mensagem a toda a população local e regional.

O evento será encerrado no dia 20, às 16 horas, no Estádio Mirandão, com espetáculos

A chave da cidade foi repassada ao Papai Noel pelo prefeito da cidade, Samuel Araripe. A campanha para doação de brinquedos segue nos bairros, em programações que envolvem temas como Doce Canção, com shows musicais no Café Estação. O couvert artístico é um brinquedo. Há também a Doce Ilha Solidária, com a campanha de arrecadação nas ruas e em locais específicos. O Doce Espetáculo, será realizado no Centro Cultural do Araripe e no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

A oficina solidária com fabricação de brinquedos em E.V.A. e pernas de pau acontece no dia 16, com a Fábrica de Brinquedos Doce Ilha Solidária. A Fantástica Fábrica de Doce será realizada às 19 horas, no Centro Cultural do Araripe. Já no dia 13, será realizado o Doce Espetáculo, com Pimpão, o Palhaço Trapalhão.

Mônica Araripe ressalta que esse trabalho tem sido planejado e desenvolvido na cidade durante todo o ano. Além de espetáculos e oficinas, são realizadas visitações em hospitais, creches, asilos, delegacia, levando a mensagem de alegria e felicitações pelo Natal à população. “Esse é um momento de envolvimento de toda a população, em torno de uma data especial, que é a do Natal. A Prefeitura entra com a programação, mas, realmente, as doações são feitas pelo comércio, a indústria, as escolas”. O evento será encerrado no dia 20, às 16 horas, no Estádio Mirandão, com espetáculos culturais, distribuição dos presentes doados e a vinda do Papai Noel.

Elizângela Santos
Repórter

DOAÇÕES
20 mil brinquedos deverão ser arrecadados no Crato este ano na Campanha do Doce Natal, a ser realizada até o dia 20, data de encerramento da festa

Mais informações:
Secretaria de Cultura do Crato, localizada no Centro Cultural do Araripe
Rua Theopisto Abath, S/N, Centro
(88) 3523.2365

Reportagem: Elizângela Santos
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.