29 dezembro 2008

CRATO: Confraternização e Cultura - De 12 a 17 de Janeiro



Confraternização e Cultura

Estaremos organizando um encontro ( uma reunão ) entre as pessoas que fazem parte dos Blogs do Cariri, de 12 a 17 de janeiro em Crato, principalmente do Blog do Crato e CaririCult. Haverá dias de confraternização com reuniões, contadores de estórias à luz do luar, bate-papo legal, e jantares lá na serra do Araripe...música e até uma "tertúlia"... haverá encontros também no Café Estação pra quem quiser ir, e durante esses dias, de 12 a 17 de Janeiro, cursos paralelos à tarde para aqueles que se interessam por desenvolver seus dotes literários ou para os curiosos. Todos os Escritores, Poetas, Comentaristas do CARIRI estão convidados a participar do evento. Não deixe de participar. As vagas para a Oficina de Literatura são limitadas, hein ?

A oficina de Literatura em si, é endereçada aos que têm interesse, é claro, mas incentivamos a quem queira participar. E para as reuniões e confraternizações no Café Estação, por exemplo, TODAS AS PESSOAS DOS BLOGS estão convidados.

Sobre a Oficina de Literatura:

Nesse sentido, é que a nossa grande amiga Socorro Moreira organizou para esse encontro, uma forma de nos aperfeiçoarmos na escrita de textos, ampliando nosso conhecimento, através de uma Oficina de Produção Literária que repasso os detalhes para todos, de como participar:

Oficina de Criação Literária de 12 a 17 de janeiro.
Alvo: Amigos e colaboradores dos blogs : Cariricult, Blog do Crato, e outros.
Vagas limitadas : 30
Total de horas da Oficina: 20 horas/aula
Preço: R$ 50,00 ( para participar da Oficina de Literatura ) que devem ser depositados em conta no Bradesco.

Oficina da Escrita

Uma Oficina da Escrita, que podemos denominar igualmente de Oficina de Criação Literária, pode também ser chamada de laboratório de produção criativa de textos - um espaço de experimentação do pensamento criativo na escrita., e, por extensão, na linguagem literária. O nosso programa tem o objetivo de despertar e orientar o exercício da escrita poética e da narrativa, através da prática sistemática da escrita-leitura em grupo-reescrita. Os encontros são em grupo, durante uma semana, sob a coordenação e supervisão de um professor-orientador.

No decorrer do curso, o aluno experimenta sua capacidade de escrever com criatividade, reencontra a capacidade de imaginar, enquanto constrói uma intimidade com a palavra e a confiança de enfrentar o papel em branco. A frase habitual “Não tenho o que escrever”, vai sendo substituída pela surpresa de ver seus textos acontecendo um atrás do outro, surpreendentemente, prazerosamente, sem os bloqueios costumeiros.

Estabelecida essa amizade com a escrita, aprofundamos então o processo de construção da linguagem propriamente dita, a partir das operações poéticas, chegando até os elementos fundamentais da narrativa aplicados à crônica e ao conto. Nesse momento, o exercício da crítica passa a acompanhar as leituras dos textos, com o rigor devido a uma boa redação (clareza, originalidade, riqueza de vocabulário, coesão, gramática, ortografia, ritmo, etc), porém administrado de modo a se respeitar o desenvolvendo do processo criativo.

A experimentação com texto proporciona resultados muito rápidos quanto ao desbloqueio do medo de escrever, que vêm habitualmente ligados aos tabus culturais que não prevêem a expressão individual, nem tampouco o nascimento da voz singular de cada um de nós. Observamos também, e na mesma medida, um imediato interesse pela leitura de outros autores, assim como uma curiosidade legítima com as questões de gramática ,ortografia , e outros aspectos formais da escrita, até então evitados ou mesmo ignorados. Finalmente, podemos afirmar que todo o mecanismo envolvido no sistema do idioma, nesse modo de trabalhar a escrita, se ressuscita, abrindo caminho para o grande prazer de manejar bem as palavras na descoberta de novos mundos.

OBJETIVOS

* Viver experiências propiciadoras do prazer da escrita.
* Trabalhar uma grande variedade de tipos de texto.
* Melhorar a expressão escrita no plano das convenções gráficas e no plano das regras sintáticas, semânticas e pragmáticas.
* Praticar processos e mecanismos de textualização progressivamente mais complexos.
* Divulgar os textos produzidos em documentos que circulem, sob diferentes formas, de modo a que venham a ser lidos por leitores interessados.

O QUE IREMOS VER:

Textualidade – Diálogo entre textos

PROSA: Textos: Narrativo, Descritivo e Dissertativo.
Crônica
Conto X Romance
Fábula
Texto Jornalístico – Editorial
Prosa Poética
Resumo X Resenha

POESIA:
Verso, Rima, Estrofes, Sílabas Métricas
Ritmo, Versos livres
Trovas
Haikai
Novos Estilos: Duplix, Rondel (e o mote), Indriso

PARTICULARIDADES DA LÍNGUA

Uso do Infinitivo
Porque, por que, porquê, por quê
Uso da vírgula
Reforma ortográfica

LINGUAGEM SUBJETIVA

*Exercícios de Criação Literária

Professora Claude Bloc
Janeiro de 2008
Crato - CE
Período : 12 a 17.01.09
Carga Horária : 20 h
Horário : das 15 às 18 h
Local : URCA

Programação :

12.01.09 - Palestra de Abertura - José do Vale Pinheiro Feitosa - 14 h
12 a 17.01.09 - Oficina da Escrita - Instrutora - Claude Bloc - das 15 às 18 h
17.01.09 - Encerramento - Emerson Monteiro - 18 h.

Ficha de inscrição:
Nome
Endereço e telefone
Atividades profissionais

Pagamento da Inscrição : Através de depósito

BRADESCO:
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10.558-9
Depósito identificado.
valor : 50,00

Maiores informações :
Telefones de Socorro Moreira : 35232867 ou 88089685

Manifeste seu desejo de participar do encontro e Oficina de Criação Literária através de comentários ou por telefone para os números acima, já que as vagas são limitadas.

Por: Socorro Moreira e Dihelson Mendonça

.

4 comentários:

  1. Meu querido Dihelson ,


    Tudo em cima. Tudo muito bem colocado.Tudo pronto para ser concretizado !
    Um abroço de bom dia !

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, sinto muito não poder comparecer a esse encontro tão gostoso!!!
    Estive de férias ai no Crato de 18 a 26 de dezembro, enviei vários e-mails para o Dihelson, mas não recebi nenhum retorno.
    Espero que curtam bem esse momento.
    FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!
    Teresa Abath

    ResponderExcluir
  3. Teresa ,

    A Claude pergunta tanto por ti...
    E outros do teu tempo ... que é o meu também.
    Ausência lamentável. Outros encontros virão!

    ResponderExcluir
  4. Socorro,

    Sobre reverter a arrecadação das inscrições para o Blog do crato:

    Conforme você me falou que as sobras dos pagamentos iriam para o cofrinho do Blog do Crato, e nós estamos precisando muito desses recursos para investir no estúdio de AudioVisual para a criação do Museu da Imagem e do Som, creio que o melhor a fazer, seria manter em 50 reais a inscrição por pessoa mesmo, e eu tentar conseguir patrocinadores como a Secretaria de Cultura do Município, Que eu acho que consigo, assim, a renda viria para o Blog do Crato.

    Só depende de umas conversas que estou mantendo com o pessoal, mas acho que vai dar certo. Se não conseguir o patrocínio, aí sim, usaremos o dinheiro para pagar as despesas totais do evento, mas com o patrocínio, será tanto melhor para o Blog, que para esse investimento, precisamos algo da ordem de 50.000 reais ainda.

    Mas eu sei que eu irei conseguir. O Crato precisa desse investimento cultural. Eu não faço questão se as empresas quiserem patrocinar esse valor elas mesmas comprando os materiais, como tijolo, cimento, equipamento, pois eu não tenho qualquer interesse em dinheiro. Tenho interesse em que as coisas sejam construídas e funcionem para a coletividade. Precisamos urgentemente registrar em vídeo, DVD, o trabalho, a Arte e a Cultura que vem sendo desenvolvida por essa geração.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.