24 novembro 2008

Secretário do Meio-Ambiente fala ao Blog do Crato sobre a POLUIÇÃO SONORA !

Rapidamente obtivemos uma resposta...

E
m resposta ao artigo escrito por mim na noite de ontem aqui no Blog do Crato, quando recebemos inúmeras denúncias de pessoas espalhadas pela cidade nesse fim-de-semana reclamando do problema da poluição sonora e abusos cometidos por vagabundos que em descumprimento total das leis atormentam a população, recebemos essa carta/mensagem do Sr. Nivaldo Soares de Almeida - Secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano que fala sobre o problema, o que a Secretaria tem feito nesse sentido, e as possíveis soluções para o problema. Ao final, eu emito uma resposta à mensagem:


"Não podemos deixar de reconhecer que infratores estão por toda parte e que, infelizmente, cada vez a banalidade e o desrespeito aos direitos elementares da pessoa humana vem ocupando espaço na nossa sociedade. Em se tratando da questão da poluição sonora em nosso município informo que a administração municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e parceiros institucionais (Semace, Demutran, CPA, Policia Militar e Cívil) vem desenvolvendo ações conjuntas no sentido de combater a poluição sonora em bares, clubs, casas de shows, veículos e etc. Posso afirmar que equipamentos e veículos já foram apreendidos, bem como bares e casas de eventos sofreram autuações e até foram fechadas. No entanto, não discordo que muito mais precisa ser feito, por parte dos orgãos competentes, no sentido de uma maior eficiência no trabalho. Neste sentido, o Blog do Crato e os demais meios de comunicação, bem como a sociedade como um todo pode nos ajudar nesta tarefa, que não é fácil, denunciando as ocorrências a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 35219409 ou Semace 31021288 ou ainda a Polícia Militar. Posso tambem assegurar que tomaremos providências com os casos já comentados pelos usuários do Blog do Crato. Nos colocamos à disposição para qualquer informação à respeito do trabalho que hora realizamos no município e o que está sendo planejado para uma melhor gestão do nosso espaço urbano.

Nivaldo Soares de Almeida, Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano

Resposta:

Prezado Sr. Nivaldo,

Que bom que estavas atento às nossas postagens aqui. Creio que não é preciso que ninguém lhe fale da situação calamitosa em que se encontra a nossa cidade no sentido da Poluição Sonora. Basta andar um pouco pelas ruas do Crato, mesmo nos bairros, e ver que o problema tem ultrapassado todos os limites possíveis.

O Senhor como Secretário do Meio-Ambiente tem poder para fazer algo a respeito. Talvez as apreensões feitas, tenham sido ainda poucas tímidas, dado o enorme número de ocorrências. Mas eu creio também e acho que o Sr. deve pensar da mesma forma, que apenas punição não irá adiantar muito e que o problema é antes de tudo, educacional. Não adianta se bater num cachorro por este tentar subir em cima da mesa. O que se pode fazer é tentar educá-lo.

Talvez uma campanha EDUCATIVA para a população, iniciada pela sua Secretaria, nos meios de comunicação, Rádio, internet, cartazes, seria muito útil também, informando das penalidades aos infratores, tentando conscientizar as pessoas. E isso teria todo o nosso apoio. E as punições devem continuar. Os vagabundos têm que saber que na cidade existe LEI. Que não podem fazer coisas que irão perturbar a PAZ das pessoas de bem e que precisam dormir e repousar.

Existe uma frase célebre que diz que:

"Para que o Mal triunfe, é apenas necessário que os Homens de Bem não façam nada."

Vivemos nesse dilema. Toda uma parte da população que trabalha, que luta por melhores dias, que quer educar seus filhos para as boas coisas e um futuro melhor, à mercê de um bando de Vagabundos e Desocupados, que em descumprimento TOTAL das leis, atormentam e infernizam a vida dos verdadeiros cidadãos desta cidade. O BLOG DO CRATO se encontra à sua inteira disposição no caráter informativo e educativo da sua árdua tarefa que se fará nesse sentido, e que deve contar com todo o nosso apoio e da maior parte da população. E lhe digo uma coisa: Quem conseguir resolver o problema da Poluição Sonora, Visual e outras do Crato, certamente que terá toda a simpatia e carinho da nossa população em todos os sentidos.

Atenciosamente,


Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com
.

3 comentários:

  1. Nivaldo, conheço a sua pessoa que é da melhor índole. Como Secretário, com certeza não medirá esforços para amenizar a sub-cultura do barulho que assola a nossa querida cidade!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Dihelson,
    Complementando nossa participação em seu Blog no que diz respeito à poluição sonora, acrescento o que segue. É certo que estamos diante de um problema de falta de educação, mas também, e acima de tudo, de uma clara desobediência ao direito natural da pessoa humana, a autoridade competente e a legislação pertinente ao tema. Assim falo, porque boa parte dos atuais infratores tem perfeita consciência do que fazem, portanto não são irracionais. Como exemplo, durante o ano de 2008 foram realizadas visitas de orientação (educativas) a diversos estabelecimentos, que de alguma forma utilizam, abusivamente, equipamentos sonoros e na ocasião selamos compromissos verbais de uma nova postura quanto ao volume a ser utilizado. No entanto, os resultados não foram dos melhores e daí tivemos que adotar uma prática mais severa, com apreensão de equipamentos e até fechamento de estabelecimentos.
    Como você afirma a tarefa é árdua, mas não impossível. Precisamos formar fileiras e utilizar todos os meios no sentido de reduzir ao máximo os abusos ora cometidos contra uma significativa parcela da população, e alias precisamos aumentar o grau da lente para enxergar e atacar outros problemas graves como a estranha cultura de soltar fogos a toda hora, por parte de pessoas e instituições, num claro desrespeito ao direito do cidadão como relatou Pachelly Jamacaru.
    Fico feliz em poder contar com o seu apoio e de outras pessoas, mas precisamos envolver outros segmentos influentes da nossa sociedade.
    Meus agradecimentos,
    Nivaldo

    ResponderExcluir
  3. Prezado Nivaldo,

    Desculpe-me por demorar a publicar a sua mensagem. É que eu não tinha visto aqui nos muitos comentários para serem liberados. Só hoje eu vi. Vamos em frente. Como Pachelly diz, precisamos nos reunir, conversar, tentar encontrar soluções para o problema!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.