30 novembro 2008

Quem salvará o Museu ? - por Edilma Saraiva

Sinhá D'amora - artista plástica
Miguel Soares - prefeito Municipal
Júlia Soares - primeira dama
Edilma Saraiva - recepcionista.

(Inauguração do Museu de Arte Vicente leite).

Numa tarde quente do passado , na Rua da Vala , enquanto tomavam um lanche gelado , reuniram-se : Raimundo Pedrosa ( filho de lavras da mangabeira ) , Edilma Saraiva ( jovem com grandes sonhos artísticos) e os fotógrafos , Telma e Edilson Rocha. Questionavam a necessidade de se possuir algumas obras de arte no Crato, que servissem de aprendizado e formação cultural aos jovens da terra. Daí , Pedrosa teve a brilhante idéia de fundar um Museu de Arte, alem do Histórico , fundado por J.de Figueirêdo Filho.
-Mas , como fazer isso ?
Mais tarde , sentados na pça da Sé , eu e Pedrosa começamos a discutir as possibilidades desse movimento artístico.
Pedrosa já era estudante da Escola de Belas Artes do Rio, e possuia um pequeno acervo de desenhos do século XIX , em aquarelas de José Reis de Carvalho, inclusive dois desenhos de Pedro Américo ( renomado pintor da realeza portuguesa) herança de uma tia .Alem disso , gozava de grande prestígio junto aos professores da faculdade e alguns pintores radicados no Rio de Janeiro. Sem vacilos , mostrou-se disposto a doar esse material , em prol da causa. Outros trabalhos seriam solicitados pessoalmente aos amigos da arte.
A partir desse momento , fomos ao prefeito Miguel Soares , que imediatamente acatou a idéia , e nos incumbiu a missão de encontrar o local ideal.
- Mas , que local ?
Do banco da praça nossos olhos avistaram o prédio da antiga Câmara Municipal, desocupado, e exclamamos euforicamente : encontramos !!!
Somente três salas serviriam de abrigo ao nosso museu , em caráter provisório. Enquanto arrumava aquele espaço , o Pedrosa viajou em busca do acervo inicial. Trouxe trabalhos assinados por artistas importantíssimos , premiados no mundo das artes , como :
Jair Picado , Malizza, Jordão de Oliveira , Petrus, Catharius Hubert Beernuzor, Armínio de M.Pascoal , Sandro Donatello, Maria Luiza Pinto , Francesco Mazza ,Hilda Compofiorito, João Batista de Paula , Osvaldo Teixeira , Helena cavalcanti , José Costa silva , Pedro Bertzold , Luiza Maciel , Lenine Salvi , Alberto Pascoal , Cláudio V.Teixeira , etc. E, como se não bastasse , convenceu a Sinhá D'amora a doar toda a sua coleção acadêmica ( trabalhos feitos na Escola de parceria com a colega Celita Vacani) , incluindo algumas esculturas.
Todos os doadores sentiram-se honrados , pelo privilégio de hospedar , permanentemente , os seus trabalhos , na sala de um museu .
Chegou o grande dia da inauguração do Museu de Arte Vicente Leite.Justa homenagem ao nosso primeiro artista , que fez sucesso com suas obras , percorrendo o Brasil inteiro. Ganhou o prêmio de uma viagem à Europa , mas faleceu , antes de concretizar tal sonho.
Na solenidade de inauguração , as presenças do prefeito Miguel Soares e esposa , Dr. Edvar Férrer , Dr. Humberto Macário de Brito , Dr. raimundo de Oliveira Borges , J.Figueirêdo Filho , foram registradas , entre outras. A fita foi cortada pela pintora Fideralina Correia D'amora Maciel.
O tempo passou . O prédio provisório nunca mais foi olhado pelo poder público, com vistas à transferência para um local melhor apropriado.Os trabalhos resistiram ao descaso e ao tempo .Incansáveis anos ... promessas perdidas !
Em 1996 fundei em Fortaleza a Sociedade dos Amigos do Museu do Crato, visando acesso , na qualidade de benfeitora . Registrei no Cartório do Crato, cujos estatutos , foram escritos por Dr. Ossian Alencar Araripe.
Nesta gestão atual , Samuel Araripe , com o apoio de Daniele Esmeraldo ( Secretária de Cultura), ortougaram-me o direito , como restauradora de artes , de salvar o patrimônio do nosso museu .
Posteriomente , será reinaugurado , num prédio totalmente aclimatado e seguro , para garantir às futuras gerações essa riquíssima dádiva.
O Museu de Artes , em breve será o cartão de visitas da cidade cultural do Cariri : O Crato !

Edilma Saraiva Rocha

Um comentário:

  1. Que bom saber que o museu Vincente Leite esta sendo finalmente reformado, e mais importamte, que as obras estao sendo restauradas. Sempre que vou a Crato nunca deixo de visitar o museu, pois para mim ele representa um ponto de referencia da cultura Caririense.

    Parabens a Edilma pelo belo trabalho.

    Abracos

    George

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.