08 novembro 2008

Morre o bispo mais velho do Brasil



Dom Coutinho morre de parada cardíaca

Bispo emérito de Fortaleza e diretor pedagógico do Colégio Academus, dom José Bezerra Coutinho faleceu na manhã desta sexta-feira (07), aos 98 anos. Considerado o bispo mais velho do Brasil, ele sofreu uma parada cardíaca. O velório ocorreu na Capela São José, no bairro Papicu, na qual ainda celebrava missas ocasionalmente, conforme os fiéis. O sepultamento será realizado no sábado de manhã, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, logo após a celebração da missa de corpo presente, marcada para às 7 horas.
A perda foi considerada muito grande pelos católicos. Padre que também celebra missa da capela São José, Alex Hulsmams, foi amigo de dom Coutinho por sete anos. Apesar da idade avançada, o religioso era descrito pelo colega como um homem brincalhão e cheio de vida. “Ele era como um pai de nós todos. Um exemplo de vida, pessoa de extrema confiança”, relembra. Para o padre Alex Hulsmams, tanta alegria e fé ocorria porque “dom Coutinho via a luz de Jesus nas outras pessoas”.
História
Dom Coutinho nasceu em Capistrano, a 80 quilômetros de Fortaleza, em 10 de fevereiro de 1910. Ordenou-se padre em 3 de dezembro de 1933, em Sobral. Foi vigário nas cidades cearenses de Massapê, Meruoca, São Benedito, diretor do Colégio Farias Brito, presidente da Sociedade Cultural de São Benedito e presidente nacional da Pastoral da Família. Em 6 de agosto de 1956, o papa Pio XII o nomeou bispo auxiliar de Sobral.
Em 28 de janeiro de 1961, o papa João XXIII o escolheu para bispo de Estância (SE), função na qual permaneceu até junho de 1985, quando renunciou por limite de idade, ficando como bispo emérito de Fortaleza até seu falecimento.
Leia a matéria completa neste sábado no Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.