29 novembro 2008

Existe uma Reforma na Praça da Sé prevista e novamente o Povo do Crato não será Consultado ?

Mais uma vez o Povo não será Consultado ??



Creio que todos se lembram do escândalo que foi e é aquela história da reforma da Praça Siqueira Campos, em que se gastaram vultosas somas e isso nunca ficou de todo esclarecido. Quem quiser ler, basta olhar o Blog do Crato meses atrás. Na época o que o povo mais odiou foi o fato de a própria população nao haver sido consultada sobre que tipo de reforma gostaria, a maquete do projeto, etc... tudo foi feito sem a participação popular, que é o maior interessado, e ninguém ligado às artes locais foi consultado pela questão estética. A questão agora é que recebemos uma mensagem do Dr. Heládio Duarte que diz que "a partir do dia 02/01/2009, o sr. prefeito eleito ( dr. Samuel ) vai dar início a tão sonhada reforma da praça." Não sabemos de todo a veracidade desta informação, dita por terceiros, mas aqui já fica o alerta para os Cratenses ficarem de orelha em pé...

Mas como se vai fazer essa reforma?
Sem consultar o Povo do Crato novamente ?
Será que vão simplesmente interditar DO DIA PARA A NOITE a praça da Sé como fizeram com a praça Siqueira Campos, sem maiores satisfações, sem maquete, sem projeto organizado, e sobretudo sem participação popular?

O que é Isso?
Estamos vivendo numa espécie de Ditadura ???
Aguardamos qualquer resposta por parte de alguém da Administração municipal sobre o assunto e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Por: Dihelson Mendonça
.

14 comentários:

  1. Ola Dihelson..
    Acho que não é necessario fazer uma consulta ao povo da cidade para se fazer uma reforma.
    Agora, fazer uma reforma de um logradouro publico( caso Siqueira Campos)e deixar pior do que era antes, concordo com vc em genero , numero e grau.
    Espero que não faça essa reforma e deixe o povo insatisfeito.
    Mais valeu sua postagem.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que derrubem os arcos; que mantenham aquele presépio no centro da praça ; que cortem pelas raízes , as árvores centenárias ...
    Quando se fala em reforma , já começo a ficar triste.

    ResponderExcluir
  3. Dihelson,
    O PROJETO DE REFORMA DAS PRAÇAS CENTRAIS DE CRATO, INCLUINDO A PRAÇA DA SÉ COM RECURSOS DO BANCO MUNDIAL ESTÁ EM FASE DE LICITAÇÃO PELO GOVERNO DO ESTADO EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO E CERTAMENTE QUE O PROJETO DEFINITIVO SERÁ DIVULGADO PARA A POPULAÇÃO DO CRATO.

    ABRAÇO,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  4. Dihelson,
    O PROJETO DE REFORMA DAS PRAÇAS CENTRAIS DE CRATO, INCLUINDO A PRAÇA DA SÉ COM RECURSOS DO BANCO MUNDIAL ESTÁ EM FASE DE LICITAÇÃO PELO GOVERNO DO ESTADO EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO E CERTAMENTE QUE O PROJETO DEFINITIVO SERÁ DIVULGADO PARA A POPULAÇÃO DO CRATO.

    ABRAÇO,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  5. Caro Luiz Wellington,

    TRANSPARÊNCIA é uma palavra muito importante em qualquer administração. Quando um governo tem transparência, reformas nas praças não são tomadas às pressas, nem elas são interditadas do dia para a noite sem o povo ser consultado se QUER ou se PRECISA de alguma reforma.

    Ao meu ver, a Praça da Sé do Crato não precisa de NENHUMA reforma, no máximo uns pequenos consertos.

    Vamos gastar esse dinheiro com coisas mais produtivas no município!! Existem inúmeros setores do Crato que estão a precisar de mais recursos do que uma reforma agora da praça da Sé.

    ISSO NÃO TEM O MENOR SENTIDO!

    Ainda mais, se for haver uma reforma, acho que uma maquete deveria ser construída e ver primeiro a repercussão popular sobre a mesma.

    MÔnica,

    Depois quero conversar contigo pelo MSN ou telefone sobre essa reforma, a fim de me inteirar mais como poderá ser feito isso sem desprestigiarmos a opinião pública, que deveria ser ouvida primeiro.
    Estou recebendo muitos e-mails desfavoráveis a essa reforma, todos afirmando que a Praça da Sé não precisa de reformas agora. É bom evitar medidas impopulares para não perder prestígio...


    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. jose nilton mariano saraiva disse:

    se a reforma da praça siqueira campos custou mesmo quase cem mil reais (cadê a documentação pertinente?) e ficou aquela droga, quanto será gasto na reforma da praça da sé, que tem uma área de menos menos quatro a cinco vezes maior que a area da siqueira campos?
    tá cheirando a mutreta e das grandes.

    jose nilton mariano saraiva

    ResponderExcluir
  7. josé nilton mariano saraiva disse:
    se a reforma da praça siqueira campos custou mesmo a bagatela de quase cem mil reais (cadê a documentação comprobatória ?), só nos resta imaginar, temerosos, quanto custará a reforma da praça da sé, que certamente tem uma área pelos menos cinco a seis vezes maior que a da praça siqueira campos.
    tá nos parecendo que aí tem mutreta e das grandes.

    jose nilton mariano saraiva

    ResponderExcluir
  8. jose nilton mariano saraiva disse:

    no nosso comentário anterior, onde se lê:
    "... que tem uma área de menos, menos quatro a cinco vezes..." leia-se por favor "...que tem uma área de PELO MENOS quatro a cinco vezes...

    jose nilton mariano saraiva

    ResponderExcluir
  9. jose nilton mariano saraiva disse:
    no nosso comentario anterior, onde se lê "...que tem uma area de menos menos quatro a cinco vezes..." leia-se, por favor, "...que tem uma area de PELO MENOS quatro a cinco vees...

    jose nilton mariano saraiva

    ResponderExcluir
  10. jose nilton mariano saraiva disse:
    No nosso comentário anterior, onde se lê "...que tem uma área menos menos quatro a cinco vezes...", por favor, leia-se: "... que tem uma área de PELO MENOS quatro a cinco vezes...".
    Obrigado

    josé nilton mariano saraiva

    ResponderExcluir
  11. Vamos aproveitar e tirar logo as fotos de como a praça está agora, para depois compararmos com as futuras reformas sem futuro.
    Amanhã vou tirar algumas fotos de uma reforma que está sendo feita no cruzeiro que fica em cima da ladeira da integração, próximo ao posto de gasolina do bairro seminário. Se não vi errado, a reforma está avaliada em 230.000. E o que é de se estranhar, é que ela é tres vezes menor que a praça Siqueira Campos. E agora José??

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Luiz Wellington.

    Francamente não sei como ir ao Banco Mundial buscar dinheiro para quebrar e depois refazer o que já existe e atende as carencias da coletividade. A praça da Sé precisa tão somente de dois funcionarios para fazer sua limpeza. O resto Nossa Senhora da Penha faz. Busquem o Banco Mundial para financiar o Elevador do Seminario ou para fazer uma obra definitiva do canal do rio Grangeiro saneando de forma definitiva.

    ResponderExcluir
  13. Meus caros amigos, eu não disse aqui que a população não ia ter participação, inclusive fazendo uma enquete, talvez até o que se fala em reforma, seja apenas, contratar um paisagista e etc...
    e tudo com transparencia, até agora a administração não tem feito nada que não tenha transparencia. E quanto a conversar sobre reformas Dihelson, marca a entrevista com Samuel, ele está aguardando seu contato. Eu posso até conversar, mais com certeza ele vai poder dar uma resposta melhor a todos.
    Abraços,
    Mônica Araripe.

    ResponderExcluir
  14. Todos esses assuntos serão abordados na entrevista que se fará com o prefeito Samuel Araripe. É bom saber através da Mônica que até um paisagista ( maneira extremamente correta ), deveria ser consultado se caso haja uma reforma prevista.

    Mas é importante que se discuta se É ou não é necessário alguma reforma. Porque há áreas da cidade que necessitam de muito mais cuidado e dedicação do que uma reforma dessas.

    Uma sugestão:
    Porque não investir na praça que Samuel pretende fazer na frente do antigo seminário do Crato, e deixar essa reforma da praça da Sé para o último ano de administração? Com certeza, a praça da sé resiste a mais 4 anos sem precisar de reforma.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.