25 outubro 2008

Bahia: Fogo Consome Chapada Diamantina

Época de estiagem. Perigo para as florestas. Nessa foto logo abaixo, divulgada pelo UOL ( Universo On-Line ), vê-se o nível de destruição na Chapada Diamantina, na Bahia. Vamos torcer para que esse pesadelo não chegue á nossa querida Chapada do Araripe.




O governador da Bahia, Jaques Wagner, decretou situação de emergência em 20 municípios da Chapada Diamantina por causa do agravamento dos incêndios que atingem a região desde o inicio deste mês. O decreto vai constar na versão online do Diário Oficial do Estado, a partir deste sábado (25). A lista de municípios afetados inclui Lençóis, principal destino turístico da região da Chapada Diamantina. A lista de municípios afetados inclui Lençóis, principal destino turístico da região, além de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Dom Basílio, Erico Cardoso, Ibicoara, Iraquara, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires, Seabra, Utinga e Wagner. O governo montou um grupo de trabalho gerido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) para atuar no gerenciamento das ações de diversos órgãos públicos que vão executar as ações de combate ao incêndio na Chapada, como o Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente, Casa Civil, Casa Militar do Governador, Grupamento Aéreo da PM, Policia Ambiental e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Mais de 500 servidores estarão envolvidos na operação, que também contará com dois helicópteros, duas aeronaves de combate ao fogo, uma com capacidade para armazenar 6 mil litros de água e outra para 3,8 mil, 10 caminhonetes de tração 4x4, além de quatro caminhões especiais de combate a incêndio em áreas florestais, do Corpo de Bombeiros, que manterá bases em cinco municípios e uma central na cidade de Lençóis.

Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.