11 agosto 2008

Notícias da semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo - Jornal "O Povo"

CARIRI
Para pensar e pensar...
"É melhor estar morto num país vivo que vivo num país morto"
Glauber Rocha, cineasta. Um dos ícones do cinema novo.

NOSSA LÍNGUA
O professor Augusto Rodrigues bem definiu a Língua Portuguesa: "Na realidade, a Língua Portuguesa não é complicada. Ela é simples, humilde. Exige apenas que a olhemos incessantemente com o devido e merecido carinho e, por fim, que a transmitamos com simplicidade, sem complicações, sem os famosos "bizus" impregnados de "decorebas".

CULTURA
Édio Callou, técnico do Sebrae em Crato, entregou nas mãos deste colunista uma coleção de CD´s que está sendo lançada pelo Sebrae, nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto regional "Esquina Brasil" com a participação de Isac Cândido, Quinteto Agreste, Coco do Iguape, dentre outros nomes da música regional do Nordeste. Música de primeira qualidade.

DR. GESTEIRA
Na última sexta-feira, 8, a cidade do Crato lembrou os 100 anos de nascimento de José Antonio Gesteira, o Dr. Gesteira, considerado por Napoleão Tavares Neves, o primeiro grande cirurgião geral do Cariri. Dr. Gesteira nasceu em Pernambuco, mas profissionalmente fez seu nome no Crato, onde atuou no Hospital São Francisco, e, em seguida, fundou a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição. Dizem no Crato, que seu enterro, dia 28 de dezembro de 1958, em um dia de domingo, parou literalmente a cidade do Crato. Milhares de pessoas homenagearam Dr. Gesteira, um médico humanitário e amigo dos pobres.

Anote: como você pensa o Cariri?
Eis uma pergunta que acredito, muitos caririenses, cheios de bons propósitos e loucos para a região crescer plenamente, devem estar se fazendo nos últimos dias. Afinal, no dia 5 de outubro deste ano, milhares irão às urnas para decidir os destinos dos municípios em nossa região. Cabe mesmo a pergunta: "como você pensa o Cariri?" Para que na hora em que cada eleitor/cidadão for digitar os números do candidato escolhido, faça isso com cidadania, exercendo um direito, exigindo realizações, obras e projetos e programas sociais. E muito mais: transparência e honestidade, numa região onde dezenas de políticos figuram na chamada lista suja do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Um horror. Que Deus nos proteja em 5 de outubro, e que o eleitor vote certo.

ENCONTRO
A empresária Ana Anier Salustriano, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, participou no final de julho, do IX Encontro Latina Americano de Líderes, em São Paulo.

ZÉ SOZINHO
Uma história que só acontece mesmo no Cariri. Quem já ouviu falar em Zé Sozinho? Pois bem, esse senhor de Caririaçu, tem como missão de vida andar por comunidades carentes apresentando filmes. Isso mesmo, filmes. Com um equipamento um pouco antigo, leva a sétima arte para todos os rincões do interior do Ceará. Sua história já virou filme e ele se apresenta no programa do Jô Soares, na TV Rede Globo de Televisão, ainda esta semana.

ALIANÇA
O deputado estadual Sineval Roque e o ex-prefeito Walter Peixoto ocupam o mesmo palanque no Crato. Roque não é mais candidato e aposta todas as fichas em Peixoto, que está com problemas na Justiça. O promotor eleitoral Elder Ximenes pediu a impugnação da candidatura de Peixoto. A Justiça Eleitoral ainda não decidiu qual futuro do candidato de Roque. Disputam a eleição em Crato, além de Walter Peixoto (PMDB), Samuel Araripe (PSDB), Pedro Neto (DEM) e André Barreto (PV).

TRANQUILIDADE
O petista Manoel Santana agora pode dormir tranqüilo. Saiu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acerca da decisão da juíza eleitoral da 119ª Zona Eleitoral que tinha impugnado a candidatura do petista por conta de irregularidades na documentação apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tudo esclarecido, Santana agora se preocupará apenas na disputa, que será bem acirrada. Disputam ainda a Prefeitura de Juazeiro, Manoel Salviano(PSDB), Carlos Cruz (PP) e Gorete Pereira (PR).

DE OLHO...
Chegou em minhas mãos, enviada pelo sindicalista Augusto Nobre, do Sindicato dos Docentes da Urca, a cartilha "Assédio Moral", produzida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). O assédio moral no trabalho, entretanto, não é um fenômeno novo. É tão antigo quanto o trabalho. E acontece todos os dias. Olho nisso, trabalhador.

CIDADÃO CRATENSE
A Câmara Municipal de Crato deu o título de cidadão cratense ao engenheiro e atual presidente da Saaec, José Procópio da Silveira. Natural de Eirunepé, Amazonas, Procópio da Silveira transferiu-se e passou a residir em Manaus (Capital do Estado do Amazonas) em 1955, onde permaneceu até março de 1976. Posteriormente estabeleceu-se em Fortaleza (Capital do estado do Ceará). Dos seus 58 anos de existência, já reside no Ceará a 32 anos, mais tempo do que em sua terra natal. Chegou ao município do Crato, onde fixou residência, em 28 de dezembro de 2004, para integrar o Governo Municipal da administração do prefeito Samuel Araripe. Quando atuava como jogador de futebol, jogou pelo Olympico e Nacional, de Manaus, Ceará, Fortaleza e Ferroviário, na capital cearense. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem pós-graduação em Engenharia Urbana, Segurança no Trabalho, Pedagogia na área de Matemática e Gestão Integrada de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas. É casado com a senhora Walzenira Queiroz e tem dois filhos: Pablo Queiroz da Silveira, que cursa engenharia de telecomunicações na Unifor, e Marcele Queiroz da Silveira, administradora de empresa, com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho - São Paulo.

HISTÓRIA
Assim o Crato trata seus prédios antigos e históricos? Pois, bem, o que hoje é um prédio destruído já foi um prédio histórico da cidade, bem no coração do centro do Crato, onde funcionava a Cinelândia. Os atuais proprietários compraram o prédio e transformaram o espaço em um estacionamento. Prejudicaram o centro da cidade, que à noite fica isolado, e ainda estão especulando. As autoridades cratenses caladas estavam, e ainda estão.

SELO UNICEF
Professora Sophia da Franca Brito, que coordena a campanha do Selo Unicef Município Aprovado, na cidade do Crato.


BATE-PAPO

MARIA CABORÉ
Um personagem que vale a pena lembrar: Maria Caboré. De acordo com o pesquisador e memorialista Huberto Cabral, Maria Caboré era uma doida que viveu em Crato. Trabalhava por conta própria, limpava a delegacia da cidade e era amiga apenas de mulheres, pois tinha medo de homem.

VIOLÊNCIA
O promotor eleitoral de Salitre, José de Deus Terceiro, em reunião com os representantes das coligações que disputam a prefeitura local, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para coibir a violência.

DESFILIAÇÃO
O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, entrou na Justiça para conseguir a desfiliação do PSDB. Se dizendo traído por dirigentes locais e estaduais do partido, Macedo quer ficar sem legenda para embarcar na candidatura do petista Manoel Santana.

APOIO
O senador Tasso Jereissati (PSDB) agenda vinda ao Cariri. Nas suas primeira visita, vai estar ao lado de Manoel Salviano e Samuel Araripe, para reforçar as candidaturas dos dois tucanos no Crajubar. Promete visitar outras cidades do Cariri onde tucanos disputam prefeituras. Por outro lado, o governador está sendo pressionado para subir nos palanques dos partidos que fazem parte de sua base de apoio.


Por: Tarso Araújo.

Um comentário:

  1. PT vai à Justiça contra alianças com PSDB no Ceará (Notícia colhida no cearaagora.com.br, link para o blog do Josias)

    Ilário Marques, presidente do PT no Ceara, está às voltas com uma situação hilariante.
    O petista ilário protocolou na Justiça Eleitoral meia dúzia de ações contra o próprio PT.
    Ele tenta melar alianças do petismo com legendas que, em Brasília, se opõem a Lula.
    Entre elas PSDB, PPS e DEM. O passivo judicial esparramou-se por seis municípios.
    O PT estadual guerreia contra o PT municipal nas cidades de Camocim, Uruoca...
    ...Granja, Jaguaribara, Ibicuitinga e Independência. Todas nos fundões do Ceará.
    Deve-se a revelação ao repórter Vicente Gioielli. Ouvido, o petista Ilário justificou-se.
    Explicou que foi repassada uma orientação a todos os municípios do Estado.
    Recomendou-se que, “na medida do possível”, privilegiassem as alianças com partidos do consórcio governista: PMDB, PSB e PC do B, por exemplo.
    "A maioria disse que acataria”, afirma Ilário. “Naqueles que não acataram, entramos com uma representação para tentar anular a chapa."
    Em Camocim, onde o petismo coligou-se a uma chapa encabeçada pelo PSDB, Irmã Luizinha, presidente do PT local, explica o gesto em timbre dramático:
    "Se não pudermos subir no palanque com eles, é melhor nem tentar disputar nada. Podemos enterrar o PT de Camocim."
    Em Uruoca, onde o PT também deu as mãos ao PSDB, Marcos Moreira, secretário-geral do petismo municipal esgrime justificativa mais prosaica:
    "Eu recebi apenas um telefonema de uma pessoa que eu nem conheço, dizendo que não poderia se coligar nem com PSDB nem com DEM...”
    “...Como não recebemos nada por escrito, não dei atenção."
    Na cidade de Granja, o presidente municipal do PT, Jorge Braga, é candidato a vice-prefeito de uma chapa capitaneada pelo PPS.
    "Não fomos informados de nada disso”, diz ele. “Eu quero falar com Ilário para saber exatamente o que está acontecendo. Mas é difícil de falar com ele."
    Em pelo menos duas cidades, Granja e Camocim, as representações de Ilário, por hilárias, foram indeferidas pela Justiça Eleitoral.
    É provável que o mesmo se repita nas outras quatro. Ainda assim, Ilário não se dá por vencido.
    Informa que o PT estadual vai proibir os insurretos de: confeccionar material que associe a imagem do partido à dos rivais; subir em palanques; e usar a imagem de Lula nas campanhas.
    "Quem desobedecer sofrerá sanções após as eleições", ameaça o petista Ilário.

    Se a moda pega, como ficará o apoio de Raimundão ao Dr. Santana em Juazeiro do Norte?

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.