13 agosto 2008

Carta do Leitor - Respeitem o Idioma...

O nosso querido leitor e colaborador Antonio Alves de Morais nos escreveu uma mensagem hoje que faço questão de repassar pra vocês. Com o título de "Respeitem o ICC", mas que na verdade, se trata de um puxão de orelhas para que todos nós possamos parar e refletir um pouco antes de escrever algumas coisas:


"Li, outro dia, uma serie de comentários grosseiros, deselegantes e mal educados, uma verdadeira agressão ao ICC e aos que o fazem. Salvo Dihelson Mendonça, Luiz Jose, Pacheely e Hermano que encaminham o tema pela via do entendimento e da participação civilizada, não concordo com os demais embora respeite os seus pontos de vista.

Sou leigo quando o assunto é escrever. Nunca me preparei para tanto. Faço alguns escritos e certamente cometo alguns crimes de lesa literatura. Escrevo simples porque na minha modéstia avaliação as palavras servem para facilitar o entendimento entre as pessoas e nunca para dificultar. A minha linguagem é a que aprendi como plantador de arroz na Raja-Alegre.

Há alguns anos, um metido a besta de minha terra, ao saudar o anfitrião em uma solenidade o chamou de “preclaro”. Ninguém sabia o significado do termo. O homenageado se encafifou e procurou saber se “preclaro" era coisa boa ou ruim. Um gaiato definiu a seu modo: Ele lhe chamou de” boiola “. A desgraça estava consumada, o “ilustre e celebre” cidadão foi à camarinha apanhou uma soca-soca e meteu chumbo no peito do intelectual que foi fazer discurso bonito noutra dimensão. Desse dia em diante, como desconfiado e precavido que sou, fico sempre de orelha em pé quando escrevo e falo algo.

Por: Antonio Alves de Morais.

Um comentário:

  1. O ICC fez o seu papel, ficou calado, esperando que cada um conquiste o seu espaço, e participe
    da construção de um novo tempo,pois já de muito, a sociedade clamava por um engajamento dos novos talentos, criando uma nova postura para o bom desempenho da cultura regional.
    O Crato carrega um potencial imensurável de bons nomes, e se unidos, ninguém há de segurar o grande desempenho de qualquer agremiação que congrega talentos.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.