15 julho 2008

Trem do Cariri também só funcionará em 2009 - Por Antonio Vicelmo

Cariri

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O trem, que fará a ligação entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, está com novas cores. O amarelo foi substituído pelo verde (Foto: Antônio Vicelmo)

Atualmente, está sendo cumprida a 2ª etapa que é a construção das nove estações no Crato e Juazeiro do Norte

Crato. Foi adiado mais uma vez o início da operação do trem do Cariri. A expectativa, agora, é de que o trem comece a funcionar no início do próximo ano. Antes, a previsão era para julho de 2008. Está sendo reapresentado ao Cariri o trem que fará a ligação entre Crato e Juazeiro do Norte com novas cores. O amarelo foi substituído pelo verde. O diretor da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Clóvis Picanço, informou que os quatro vagões já estão praticamente prontos. Faltam somente alguns detalhes. Está sendo cumprida a segunda etapa, que é a construção das nove estações no Crato e em Juazeiro.

Inicialmente, a frota será formada por duas composições, do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição, que serão formadas por dois carros climatizados com um sistema de ar-condicionado. A velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Dois destes vagões já estão rodando, em fase experimental, na linha entre Crato e o distrito de Muriti, onde será construída a oficina de manutenção. Os outros dois vagões se encontram em fase de acabamento na fábrica Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no município de Barbalha.

O projeto original incluía Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluído”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.

O chamado triângulo Crajubar, formado por Crato, Juazeiro e Barbalha, possui uma população de 363.810 habitantes, em sua maioria vivendo em áreas urbanas. No entanto, nas épocas de festas e férias, a população flutuante sobe para mais de um milhão.

Ao apresentar estes números, o diretor-presidente do Metrofor cita ainda a forte ligação histórica com o transporte ferroviário de passageiros, existente até o fim dos anos 80 e o crescente processo de urbanização. Outra justificativa para execução do projeto, segundo Rômulo, é o turismo regional.

No fim de 2006, o então governador do Ceará, Lúcio Alcântara, anunciou a construção do Trem do Cariri. A inauguração estava prevista para fevereiro de 2007, porém em janeiro as obras foram paralisadas em virtude da mudança do governador do Estado, somente sendo retomadas em junho de 2007. A nova previsão para a entrega das composições foi adiada para julho de 2008. Sua implantação exigiu a remodelação de 13,6 km de malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições possam atingir maior velocidade entre as estações.

Em Juazeiro, serão construídas cinco estações e no Crato mais quatro. Os veículos deste sistema possuirão a velocidade máxima de 80 km/h e trafegarão a uma velocidade média de 60 km/h. As composições são movidas a óleo diesel.

Antônio Vicelmo
Repórter

Mais informações:
Metrofor
(85) 3101.4739
(85) 3101.7100
Rua João Moreira, 543, Centro - Fortaleza

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

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